quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


                UM ESPAÇO A VISITAR 


               Foi, recentemente, inaugurada uma nova exposição, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em acto que teve a presidência do Eng. Castelão Rodrigues (Director Regional de Conservação da Natureza e Florestas), que estava acompanhado pelos drs. António Pina e João Fernandes, presidentes respectivamente da Câmara Municipal de Olhão e da Região de Turismo do Algarve.

              O novo espólio substitui, actualiza, diversifica e amplia, o conteúdo documental que há 3 décadas ali se exibia, mostrando tal como agora acontece toda a realidade e potencialidade do que é «o maior acidente hidrográfico no seu género existente em Portugal - a RIA FORMOSA», o qual se estende da Península do Ancão a Cacela e de que Olhão detém a capitalidade.

                    Insere-se no Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), no Parque Natural da Ria Formosa, prosseguindo a sua pedagógica missão e sem um espaço do mais vasto interesse, a merecer toda uma dedicada visita.

                     As conchas, as artes, os barcos, toda a Ria em si mesma ali está nesse admirável enquadramento natural, onde ora também foi instalado o Centro de Documentação do Camaleão, o animal que é um dos representantes deste parque natural.

                       Concretizando o Projecto Valetur, do Programa Comunitário Interreg V, contou com o apoio da União Europeia e é um espaço renovado da conservação e preservação da natureza.


                                                                             JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                       «O ALGARVE NO CONTEXTO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS DOS SÉCULOS XVIII - XIX (1789 / 1822)»


                                                 PROF. DR. JOAQUIM RODRIGUES


                           Esteve, recentemente, em Faro, na Delegação da Liga dos Combatentes, onde foi recebido pelo seu Presidente Eng. Henrique André, o laureado Mestre Professor Doutor JOAQUIM Manuel Vieira RODRIGUES. Fez entrega do seu último livro «A Algarve no contexto das Revoluções Liberais dos séculos XVII e XIX (1789 / 1822». Professor aposentado do Ensino Secundário, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e o Mestrado e o Grau de Professor na Universidade Nova de Lisboa (História Contemporânea). É o autor de um vasto número de obras de elevado interesse em especial para o Algarve, de que referimos: «História e Património, pilares do futuro turístico do Algarve» (2020), «O impacto da crise de 1929 e da Grande Depressão no Algarve - 1930 / 39», «Da Escola Pedro Nunes à Tomás Cabreira: o ensino público ao serviço da Comunidade e do Algarve - 1888 - 1954)», «O Algarve da Antiguidade aos nossos dias -1989», etc.

                         O Professor Doutor Joaquim Rodrigues é Investigador Integrado do Instituo de História Contemporânea.


                                                              JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                         «O ECO DOS PÁSSAROS»

                                                CURADORIA DE TIAGO MARCOS


                    Escrito em prosa e poesia e editado pela «Epopeia Books» foi apresentado no Estúdio da Epopeia, em Faro, o livro «O Eco dos Pássaros», escrito durante o confinamento de 2929 e que reúne trabalhos de vários autores de Norte a Sul de Portugal. A curadoria desta obra foi confiada a Tiago Marcos.


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


               A EasyJet, uma das companhias aéreas ingleses com maior número de voos para o Algarve, prevê «um verão forte»com «níveis próximos de 2019, especialmente para os destinos «sol, praia e lazer».

                A Praia Grande em Ferragudo (Lagoa) voltou a dispor de um apetrechado parque infantil para gaudio da pequenada.

                Prevê-se a abertura no Verão de 2023 do Museu Municipal em Vila do Bispo, para o qual o Município investe 2 milhões de euros. Trata-se da adaptação do antigo celeiro da Federação dos Produtores de Trigo, que será «a caixa para estas memórias que contam uma história de 43 milhões de anos».

                  No dia 4 de Fevereiro o empreendimento Quinta do Lago, um dos mais luxuosos da Europa, promove o «Open Day», visando preencher mais de 200 postos de trabalho.

                 A Dra. Sónia Silva, licenciada em Turismo pela Universidade do Algarve, foi nomeada Directora Geral do complexo «Nau Salgados Dunas Beach», em Albufeira. Ingressara neste grupo hoteleiro em 2013 como recepcionista e fora depois assistente da direcção.

                  Hélder Martins, natural de Querença , empresário e ex-presidente da Região de Turismo do Algarve, venceu as eleições para a AEHTA (Associação dos Empreendimentos Hoteleiros e Turísticos do Algarve, recolhendo 75 votos contra 62 do seu adversário, Elidérico Viegas que há 26 anos ocupava estas funções.


                                                                           JOÃO LEAL