terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

 CANCELAMENTO - "Quando a poesia acontce"

Caixa de entrada

Elos Faro

12:38 (há 2 horas)
 para elosfaro
Data: Faro, 08-02-2022

De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"


Estimados Companheiros e Amigos,

CANCELAMENTO
============
Ainda não será desta vez que retomamos a nossa tão desejada actividade.
O número ainda muito elevado de infecções por covid-19 tem sido um óbice
à participação. Assim, resta-me voltar a cancelar a nossa sessão para amanhã,
dia 9 de Fevereiro. Peço desculpa.

Cordiais saudações elistas,


Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



        «OS NOVOS MITOS QUE COMEMOS»

                                      PROF. DR. PEDRO CARVALHO

          Doutorado pela Universidade do Porto Pedro Carvalho é o autor do livro «Os novos mitos que comemos», uma obra de grande actualidade. Foi apresentado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, pela Professora Doutora Maria Palma Mateus (docente da Universidade do Algarve) que apontou o livro «pretende desmistificar a eficácia e credibilidade científica de dietas milagrosas».


                  «OS MOÇAMBICHOS»

                                              PROF. DRA. MARIA JOÃO NEVES

               Na Biblioteca Municipal de Loulé foi apresentada a obra «Os Moçambichos», da autoria da Professora Doutora Maria João Neves, nascida em Moçambique e doutorada em Filosofia Contemporânea, especialidade em que é investigadora. Vive em Tavira e publicara em 2015 «Troika-me». Para a laureada escritora algarvia Lídia Jorge «este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a Humanidade ao fundo».


«TRÊS VEZES - DEZ - ELEVADO - A - OITO - METROS- POR - SEGUNDO»

                                           DAVID SANTOS (NOISERV)

                 Músico e compositor David Santos, sob o pseudónimo de Noiserv, assina a obra «Três vezes - dez - elevado - a - oito - metros - por segundo», que teve apresentações nas Lojas FNAC de Faro e da Guia e que foca as teorias científicas de Einstein.


                            «MILHÕES A VOAR»

                             CARLOS GUIMARÃES PINTO E ANDRÉ LUCAS 

             Em Faro (Biblioteca António Ramos Rosa) foi  apresentado o livro da autoria de Carlos Guimarães Pinto e André Lucas intitulado «Milhões a voar», que analisa «as mentiras que nos contaram sobre a TAP». Editado pelo Instituto «Mais Liberdade» a obra teve apresentação de Raquel Ponte e do Prof. Doutor Vilhena Mesquita.


                     «RENASCER»

                                                 MELISSA CHAPPELET

           A escritora algarvia Melissa Chappelet, nascida no Algarve no ano de 1996, publicou através da Editora Europa o livro «Renascer», que narra «a história de um casal desde as suas belas declarações de amor até às suas dores mais profundas», através de «uma escrita metafórica com temas relacionados com as dores reais».


                               «DOS ROSTOS DA CASA»

                                                 CÓNEGO CARLOS DE AQUINO

                  Com uma vasta obra publicada, em especial na área da Liturgia o Cónego Carlos de Aquino (responsável paroquial de Loulé e Querença. da Pastoral Diocesana Litúrgica e do Sector de Liturgia, Música Sacra, Novos Espaços e Igrejas), assinou o livro «Dos rostos da casa». Trata-se uma obra poética deste sacerdote natural de Vila Real de Santo António  e que foi ordenado em 1993. No ano de 1999 licenciou-se em Filologia no Pontifício Ateneu em Roma. É uma partilha poética  de elevado sentido espiritual.


                                                                    JOÃO LEAL


EM FARO:


      «SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS», ENALTECIDO PELO GOVERNADOR ROTÁRIO PAULO MARTINS

          A VOG (Visita Oficial do Governador) é sempre um acontecimento relevante em todo e clube rotário no mundo inteiro. Assim aconteceu com a vinda a Faro de Paulo Martins (Rotary Clube de Lisboa Norte) no seu contacto com o clube local, decano dos seus homónimos algarvios. Constituído em Novembro de 1961 seria a semente na nossa Região do ideal de Paul Harris.

          O programa comportou uma reunião de trabalho na sede social (Rua Baptista Lopes), onde foi saudado pela Presidente Helena Louro e se analisou a actividade desenvolvida e perspectivas de crescimento. Seguiu-se uma visita à Câmara Municipal de Faro, onde, na ausência do Presidente foi recebido pelo Vice - Presidente Paulo Santos, que o saudou em nome do Concelho. Depois foi a visita ao Museu Municipal, ouvindo pormenorizadas explicações, de modo próprio sobre a peça que é «tesouro nacional», o mosaico romano «Deus Oceano».

              Momento alto da VOG foi a reunião festiva que decorreu na Sala Afonso III, no Hotel Eva Senses, com a presença de representantes da grande maioria dos clubes algarvios. Ladeando a Presidente Helena Louro, viam-se o Governador Rotário, os presidentes dos clubes de Portimão (Marco Figueiredo) e Lagoa Internacional (Fátima Guerreiro) e o veterano Eulálio Cabrita (R. C. Faro). Após a «Saudação às Bandeiras» teve lugar a auto-apresentação rotária, dirigida com a proficiência habitual por Eduardo Teixeira.

                No período de «Actualidades e Comunicações» destacamos as intervenções dos rotários Rui Castelo (do contributo do movimento rotário em acções que minimizam a pobreza e as muitas necessidades que a sociedade enfrenta; Fátima Guerreiro (no mesmo propósito de apoio à comunidade) e Marco Figueiredo (destacando a acção do clube anfitrião e lembrando os rotários Luís Henriques e Tito Olívio).

                A Presidente Helena Louro disse «sentir-se feliz com a visita do Governador, vivendo-se um momento de partilha e de balanço das actividades desenvolvidas» e anunciou a realização, em colaboração com o Estoi Palace Internacional, no dia 4 de Março, no Hotel EVA Senses, em Faro de uma «Gala com Jantar» destinando-se a receita obtida para a APAV (Apoio à Vítima), no âmbito da acção contra a violência doméstica.

                 O Governador Paulo Martins expressou a sua satisfação neste encontro com o Rotary Clube de Faro, lançando o desafio aos companheiros para encontrar na sociedade local futuros rotários. A propósito citou a veterania de Henrique Brito Figueira e Eulálio Cabrita, a quem prestou homenagem pelo seu empenho e fez entrega de diplomas alusivos. Sugeriu a criação do «Grupo de Acção Rotária da E.N. 2» envolvendo todos os clubes de Chaves a Faro, os quais já estão geminados. Apelou à participação na Conferência do Distrito Rotário 1960 a ter lugar em Sintra, entre 6 e 8 de Maio.

                    Antes de encerrar a sessão a Presidente Helena Louro fez entrega ao Governador Paulo Martins de lembranças recordatórias desta GOV., que foi uma expressiva e vivida jornada de vivência rotária.


                                                          JOÃO LEAL


 «NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO»


     Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o Algarve, no ano transacto, bateu o record de dormidas de turistas portugueses, com o número total de 5,2 milhões de noites. Isto representa mais 5,1% que em 2019, considerado «o melhor ano de sempre do turismo em Portugal».

       Já se encontram em estado avançado as obras de substituição dos passadiços, da iluminação e da rede de livre acesso à internet na Praia da Rocha. Com a extensão de 1,5 klms. motivou um investimento superior a 1 milhão de euros da Câmara Municipal de Portimão.

           A cadeia hoteleira Júpiter recruta 200 trabalhadores para a época sazonal de 2022, a iniciar já em Março e destinados às suas unidades da Praia da Rocha, Portimão e Albufeira.

            Uma nova exposição encontra-se patente na sede do PNRF (Parque Natural da Ria Formosa), na Quinta de Marim (Olhão), substituindo a anterior que já tinha mais de 30 anos.

              Uma nova ASA (Área de Serviço de Caravanas) começou a funcionar a cerca de 4 klms. do centro da freguesia de Altura (Castro Marim), com capacidade para 30 unidades. Situa-se em zona rural e com vista para o Mar.

               Dois docentes da Universidade do Algarve participaram na cidade de Blad (Eslovénia) no seminário «SUS Tours» que focou a capitalidade de modelos de turismo sustentável, apresentando os resultados dos estudos efectuados em Lagos, «cidade piloto» neste projecto.

                 Pelo 2º ano consecutivo foi cancelada a Feira de Turismo «Vakantiebeurs», o principal certame do Benelux. Para reduzir o impacto a ATA (Associação de Turismo do Algarve) promover encontros virtuais com operadores e agentes de viagens holandeses.


                                                                     JOÃO LEAL 


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


         JÚLIO CONRADO, UM ESCRITOR OLHANENSE


                Faleceu em Lisboa (Hospital São Francisco de Xavier, 30 de Janeiro último), vítima de acidente vascular, o conhecido escritor, jornalista e comentador literário JÚLIO CONRADO, autor de uma vastíssima bibliografia.

                 Nascera em Olhão (26 de Novembro de 1936 donde saiu, aos 3 anos, para ir residir em Cascais, onde fez a maior parte da sua vida e desempenhou as funções de funcionário do Município, bancário e quadro da Fundação D. Luís I.

                   O seu primeiro livro (contos), dos muitos que vida fora haveria de publicar, data de 1963, ano em que iniciou também a sua colaboração no extinto «Diário de Lisboa», vindo depois a trabalhar em inúmeros jornais e revistas (Jornal de Notícias, O Século, A Capital, República, Vida Mundial, Diário Popular, Jornal de Letras, Jornal da Costa do Sol- foi seu fundador, Loreto 13 - órgão da Associação Portuguesa de Escritores, etc. Participou em numerosos congressos quer em Portugal, como em Cuba, Itália, França, Espanha e outros países e está traduzido em alemão, francês e húngaro.

                     Em 2005, assinalando os 40 anos da sua vida literária, publicou o livro de poesia «Desde o Mar», uma homenagem a Olhão, sua terra natal.

                     O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, no site oficial da Presidência da República, expressou o seu pesar pela morte de Júlio Conrado, cuja obra considerou «comprometida e sarcástica».


                                                            JOÃO LEAL