sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

INFORMAÇÃO

podem encontrar-me, de manhã, no café/restaurante que a minha neta acaba de abrir, perto da minha casa, na Estrada da Penha, frente à escola primária com o nome LOFI ? STÚDIO - CAFÈ . É uma boa distração para quem tem estado encerrado em casa. E posso trabalhar com o meu computador portátil.

Roger

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


                «Aqui há sempre Sol» é o título da campanha promovida pela «Amazing Evolution», desenvolvida por vários hotéis do Algarve e Alentejo a decorrer até 31 de Março. Na mesma e nos dias em que o Sol não aparece os clientes recebem as importâncias pagas.

                  Cresce a procura pelo Algarve como local de férias, desde o levantamento da obrigatoriedade do teste à Covid 19, conforme declaração de Hélder Martins, Presidente da AEHTA (Associação das Empresas e Hotéis do Algarve). Em destaque os sectores de congresso, golfe e incentivos.

                     O empresário André Jordan (Quinta do Lago, Vilamoura, Belas Clube de Campo...) e «A rota do petisco» (turismo gastronómico) foram distinguidos na 3ª edição do «Prémio Nacional do Turismo», iniciativa do semanário «Expresso» e do BPI.

                         A Região de Turismo do Algarve (RTA) integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, a qual tem o objectivo de estruturar e promover a oferta turística do País associando a indústria viva e o património industrial.

                           Nos dias 26 e 27 de Março vai decorrer em Estoi (local do mercado mensal), entre as 10 e as 16 horas, a «Feira de Primavera de Jardinagem Mediterrânica.

                           O Hotel Rural Quinta do Marco, no sítio do Marco (Santa Catarina da Fonte do Bispo) volta a conceder descontos aos profissionais de saúde que ali queiram passar férias até 30 de Junho.

                             «Filó da Praça» é o nome de um bolo regional, feito à base de laranja e amêndoa, sem açúcares. com receita da profissional de alta pastelaria Filipa Carmo lançado no 15º aniversário do Mercado Municipal de Faro.


                                                                                 JOÃO LEAL


  «A MINHA CIDADE...»

        Foi assim, desde modo, que com todo o autêntico sentido vernáculo a «super  campeã» ANA CABECINHA (9 vezes vencedora do título nacional do 20 klms. marcha, dos quais 4 de forma consecutiva) se referiu à Cidade de Olhão, no final de mais uma vitória na competição, corridas nas ruas da «Capital da Ria Formosa.

           A atleta do COP (Clube Oriental de Pechão), o seu clube de sempre, nasceu em Baleizão (Beja, 29 /04 / 1984), mas veio muito moça viver para a terra olhanense, que como declarou considera «a minha cidade...».

           ANA Isabel Vermelhudo CABECINHA tem vindo sempre a treinar sob a orientação do competente técnico olhanense Paulo Murta e, em 2003, alcançou o seu primeiro êxito internacional, ao conquistar a «Medalha de Bronze» no Campeonato da Europa, disputado na Finlândia, logrando anos mais tarde (2015) em Pequim alcançar o honroso 4º lugar nos Mundiais, havendo na capital chinesa, em 2008 estabelecer o record nacional na distância.

           Participou, até agora, em 4 edições dos Jogos Olímpicos -  Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro /2016) e Tóquio (2020).

              Desta feita na disputa do Campeonato Nacional, Ana Cabecinha, passeou a sua classe pela ruas de Olhão («a minha cidade»), isolando-se no comando da prova, com o júnior Luís Mendes (Benfica), que conquistaria o título masculino e, seguindo com um quilómetro de corrida, para a meta, com o tempo de 1h3m10s. De destacar também a excelente prova feita pela sua colega de equipa, Maria Bernardo, que alcançou o 3º lugar (1h39m17s.

                As nossas felicitações às duas atletas olhanenses que subiram ao pódio, ao seu dedicado e competente técnico Paulo Murta, ao Clube Oriental de Pechão (COP) e afinal à terra olhanense a que a super campeã ANA CABECINHA define como «a minha cidade...».

                                                            

                                                                  JOÃO LEAL