terça-feira, 1 de março de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


      A TAP comercializa voos para as ilhas açorianas de São Miguel e Terceira, a partir dos 68 euros. As reservas podem ser feitas até 4 de Março e a viagem até 30 de Junho.

       Vai sofrer importantes obras de conservação e restauro a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, em Alcoutim, as quais têm enquadramento no «Programa Operacional CRESC Algarve 2020», um investimento do Município Alcoutinejo de 274 mil euros e uma comparticipação do FEDER de mais de 191 mil euros.

         O Autódromo Internacional do Algarve, na Penina, pode ser o cenário, pelo 3º ano consecutivo, da 17ª prova do Mundial de Fórmula 1, a disputar-se no dia 25 de Setembro. Isto porque a FIA retirou da Rússia a sua realização.

           O Subdestacamento de Albufeira da GNR elaborou 51 autos de contra - ordenação por pernoita superior a 48 horas de caravanas em locais não autorizados (31) e 20 por pernoita em zonas do Plano de Ordenamento da Zona Costeira,

             Sónia Silva, actual directora do hotel «Nau Salgados Dunas Resort», em Albufeira, está nomeada para a escolha pela Associação dos Directores de Hotéis de Portugal para «Melhor Jovem Director de Hotel».


                                                                       JOÃO LEAL   


  «FARO, 2027»

          GONÇALO DUARTE GOMES, ANDREIA FIDALGO E TIAGO PRATA

      Foi nos típicos Mercados de Olhão, com a presença dos responsáveis dos Municípios local e de Faro, na concretização de que a candidatura da capital algarvia a «Capital Europeia da Cultura» tem que ser um projecto regional, que foi apresentado o livro «Faro, 2027». Trata-se de um livro que, coordenado por Gonçalo Duarte Gomes, Andreia Fidalgo e Tiago Prata (residente em Copenhague) que aponta o que é positivo neste projecto, mas também os aspectos negativos da candidatura. Em edição bilingue (português e inglês), o livro editado pela Câmara Municipal de Faro, segundo Bruno Inácio (Coordenador da Candidatura) «resultou de um conjunto de textos que não podiam ficar guardados, entre os quais aqueles que põem o dedo na ferida».

            Os exemplares de «Faro, 2027» podem ser pedidos gratuitamente na Câmara Municipal de Faro ou na Biblioteca António Ramos Rosa.


                                                                     JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

 «PRÉMIO DR. RUI ANTÃO 2022»


               Vamos entrar na oitava edição do «Prémio de Ortopedia Dr, Rui Antão», criado em homenagem ao notável médico desta especialidade e um dos mais devotados farenses que vida hemos conhecido.

                 As primeiras imagens que nos saltam à mente à saudade, porque infinita saudade temos do «Ruizinho» era quando ele, menino e moço, seguramente mais menino que moço surgia no Estádio de São Luís, ali por detrás da baliza norte, a gritar, a torcer e a viver pelo seu Farense, que era um dos grandes amores da sua vida. A outra é vê-lo com a miudagem do seu tempo, no edifício referência que era, na Praceta Coronel Pires Viegas, o «Palácio de Vidro», num grupo de que faziam parte figuras - símbolos desta cidade - Os Rocheta Cassianos, os Santos, os Chagas, o Magalhães.....

                 O Rui Manuel Gago Antão, de seu nome completo, foi um líder e um homem bom. Andou no Liceu João de Deus, depois chamado de Liceu Nacional de Faro, cidade onde nasceu (22 de Dezembro de 1946), para sua e nossa honra, filho do benquisto casal D. Maria Bento Gago e Manuel Antão.

                   Estudou Medicina na histórica Universidade de Coimbra e cumpriu o serviço militar no terrível teatro de guerra da Guiné.

                   Profissionalmente foi, sempre mediante concurso público, Assistente Graduado e Chefe de Serviço da Carreira Hospitalar. Uma vida profissional intensa a que o Dr. Rui Antão se dedicou e que envolvia todo um vasto conjunto de sectores. Nunca nos esqueceremos do que foi o seu incansável labor em prol do Moto Clube de Faro e dessa referência maior da sua e nossa terra, que é a «Concentração Internacional de Motas».

                  O Prémio, em sua memória instituído pelo HPA (Hospital Particular do Algarve), tem como objectivo estimular a realização de actividades que promovam o desenvolvimento e a notoriedade da especialidade de Ortopedia no Grupo HPA Saúde. No ano transacto foram distinguidos os médicos drs. Acácio Ramos e Diogo Silva Gomes. Este ano a «razão da atribuição do «Prémio Dr. Rui Antão» deveu-se ao contributo de publicações científicas relevantes». Já foram distinguidos nas 7 anteriores edições desta homenagem ao saudoso clínico 20 personalidades (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, designers e administrativos).

                     «Prémio de Ortopedia Dr. Rui Antão», uma iniciativa que honra o saudoso cientista e a cidade onde nasceu e que tanto amava.

«LIVROS QUE AO ALGRVE IMPORTAM»



    «UNIÃO DESPORTIVA E RECREATIVA SAMBRASENSE - 50 ANOS DE MEMÓRIAS»


                                                         ISA VICENTE


        «A Direcção sonhou e a obra nasceu», assim escreveu a autora e jornalista ISA VICENTE, a propósito deste «livro - álbum» intitulado «União Desportiva e Recreativa Sambrasense - 50 anos de memórias». Porque efectivamente se trata de um livro - álbum, na medida em que as fotografias abundam em detrimento do texto, recordando meio século do mais representativo Clube do concelho de São Brás de Alportel. Á obra bem se pode aplicar o provérbio «uma gravura vale mais que mil palavras» pelo seu contexto de interesse e pelo que representa de história vivida e acontecida nestes últimos cinquenta anos na Vila da Beira Serra do Caldeirão.

          Volvido em acesa assembleia geral (10 de Junho de 1970) o histórico conflito entre as duas agremiações então existentes, o Desportivo e Os Unidos, surgiu um clube único, o União Desportiva e Recreativa Sambrasense (UDRS), sobre cuja história se debruça a obra assinada pela jornalista Isa Vicente.

            Divide-se em 8 capítulos - «Da fusão nasce a União», «Títulos e Classificações», «Ciclismo», «Basquetebol», «Futsal», «Ténis de Mesa», «Actividades Culturais» e «Jornal O Sambrasense», abarcando numa perspectiva geral toda a acção desenvolvida. E muito e valiosa, como nesta obra fica para a História, o tem sido. Quando nos envolvíamos na sua aprazível leitura, surgiu-nos no semanário «Expresso» (edição de 18 de Fevereiro de 2022), a crónica, sempre apetecível assinada pelo Cardeal D. José Tolentino Mendonça intitulada «O que levamos connosco», donde extraímos a frase que bem emoldura este livro - «O futuro não se constrói se se perde completamente de vista o passado».


           «O RESGATE DOS CAVALOS MARINHOS»


                                                           GORETI COSTA

               No âmbito do projecto Galope foi editado um livro infantil e realizada uma escultura com materiais reciclados sob o tema geral de «O resgate dos cavalos marinhos». As obras referidas foram apresentadas no Consulado Geral do Brasil, em Faro, numa iniciativa da Associação «Talentos Unidos» e a sua venda destina-se, na totalidade, a ajudar o «Prémio de Excelência» criado pela Universidade do Algarve (Curso de Biologia Marinha).



                                                            João Leal


«CRÓNICA DE FARO» JOÃO LEAL

 




   FARO: TRÊS VEZES O «V» DE VITÓRIA


       Tudo o que contribui para a valorização da nossa «Terra Mãe» nos enche de júbilo e dessa felicidade única que aos mais de oitenta anos ainda acontece.

        Recentemente a capital sulina esteve em destaque em várias partes do Mundo, com notáveis contributos de progresso em áreas diferenciadas e onde o nome de Faro se quedou prestigiado e de que forma.

        Foi-o no Dubai, onde decorre a Feira Universal e onde a empresa farense, sediada no Rio Seco, a «CAROB WORLD» conquistou o excelente prémio «Most Inovation Halal Produt», com o «produto mais inovador», um xarope bio de alfarroba («carob syrup bio»). Tem o mesmo forte e procurada utilização na produção de artigos (farinhas, tabletes, cremes para barrar e xarope bio) e hoje uma exportação para uma mais de uma dezena de países, desde os Estados Unidos da América à Coreia do Sul. Recordamos aquela «manhã de São João» (24 de Junho) em que foi inaugurada a «Carob World», corria o ano de 2014 e sendo seu CEO, tal como hoje acontece, João Currito, a quem felicitamos pela distinção alcançada. Era o concretizar de mais uma acção desencadeada a partir da Universidade do Algarve (Curso de Engenharia Alimentar).

O segundo «V» de vitória foi alcançado na verdejante Galiza, com tantas ligações ao nosso passado. Em evidência esteve o valoroso velejador farense JOÃO PONTES, do prestigiado Ginásio Clube Naval, «essa escola de gente do mar» que o João Marques dirige e que conquistou na «prova rainha da vela espanhola» o título de campeão ibérico na Classe Ilca G. Nas águas do Norte da Ibéria João Pontes, tendo como treinador o dedicado João Coutinho, sagrou-se campeão de Portugal e de Espanha, um feito notável entre os feitos da vela portuguesa.

 O terceiro «V» de vitória para Faro, sem que a ordem tenha qualquer critério selectivo ou ordenativo, vai para a UNIVERSIDADE DO ALGARVE, que surgiu na ordenação elaborada anualmente pela «THE» (Times Higher Education - The Young University Rankings) entre as 300 melhores universidades de todo o Mundo. A excelência do ensino praticado, a inserção na vida da comunidade e o contributo iniludível para o seu progresso sustentado, a pesquisa científica são alguns dos factores que levaram a jovem UNIVERSIDADE DO ALGARVE a esta distinção, que lhe é atribuída pela 5ª vez!