quinta-feira, 3 de março de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


           A «Timing», empresa de recursos humanos, vai realizar no Algarve, em parceria de hotéis de prestígio, acções de formação, teóricas e práticas, para empregados /as de mesa e de andares, nos meses de Março e Abril.

           Os Tuktuk que circulam em Luanda, conhecidos pelo nome de Bazabaza, desde 2021, podem vir a correr terras e estradas algarvias, bem como uma possível linha de montagem destes triciclos.

             A Secretária de Estado do Turismo, Dra. Rita Marques, presidiu em Faro, à 7ª edição do «Tourism Trade Show», que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em cooperação com as principais empresas hoteleiras e de restauração. O objectivo foi dar a conhecer aos 107 alunos finalistas as oportunidades do sector.

               A «Casa Inglesa», em Portimão, comemora este ano, o centenário da sua fundação pelo alcantarilhense Pedro Joaquim Dias. Felicitações a este «lugar de encontros e uma referência no mundo mental e mnemónico» da cidade de Arade.

                A Câmara Municipal de Portimão abriu concurso para adjudicação do estudo geotécnico para a localização da futura ponte internacional entre aquela Vila e San Lucar del Guadiana. 

                Decorreu no Pavilhão Arena, em Portimão, um seminário para apresentação do estudo elaborado pelo ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) «Comunidades Sustentáveis - projecto turístico aplicado às aldeias do Barlavento Algarvio».

                Depois de duas edições online a CVVA (Comissão Vito Vinícola do Algarve) realizou uma acção presencial, em colaboração com a EVIVA (Wine School Algarve), dirigida ao sector profissional da restaruração, que teve lugar na Quinta do Canhoto, em Albufeira, para divulgação dos vinhos algarvios.


                                                          JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



O «COSTELETA» MÁRIO ZAMBUJAL NA RTP 1

 

Emotivo, fraterno e solidário este encontro vivido na transmissão pela RTP1 do excelente programa «PRIMEIRA PESSOA», em que o nosso colega, conhecido escritor e apreciado jornalista MÁRIO ZAMBUJAL foi entrevistado pela Fátima Campos. Um encontro feito de saudades, de lembranças e de memórias de tempos idos, que o foi também um forte abraço a  unir milhares de costeletas entre os milhões de telespectadores no Mundo Inteiro.

Mário Marvão Gordilho Zambujal, o nosso afectuosamente «Márinho» foi, uma vez mais ele mesmo, igual ao moço que connosco frequentou a Tomás Cabreira, o amigo dilecto de sempre.

As filmagens iniciaram-se e terminaram no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, com uma evocação ao saudoso Carlos do Carmo («Lisboa menina e moça») e decorreram pelo Bairro Alto, onde tiveram as suas redacções alguns dos jornais («Diário de Lisboa», «A Bola» e outros) em que o Mário trabalhou e o Cais do Sodré («Jamaica Bar».  

Referiu os jantares mensais dos «costeletas» em Lisboa» (José Félix, Alfredo Pedro, Fernando Fantasia...), os tempos em que escrevia as quadras (2$50) e os sonetos (7$50) para outros colegas se declararem, afinal aquilo que ele considerou «o tempo mais feliz».

Falou do que foi o lançamento desse êxito que constituiu o seu livro «Crónica dos Bons Malandros» («os outros meus livros têm ciúmes deste...»), das origens (Amareleja e as alcunhas, as serenatas do pai Zambujal, a vivência durante a Guerra Civil Espanhola e o acolhimento aos fugitivos, os Irmãos - o Chico Zambujal (aí que saudades!), a Fátinha e a Lourdes; a vida em Faro (entre os 6 e os 24 anos), a Praia dos Olhos de Água, onde também veraneava o insigne «costeleta» Cavaco Silva; o futebol a que esteve sempre ligado e onde, ele que é um fervoroso benfiquista, jogou na equipa de juniores do então Sport Lisboa e Faro; as lembranças da malta (Franklim, Inácio Fernandes...); a vida jornalista (o início nos «Ridículos», «A Bola» (onde substituiu o correspondente em Faro, o falecido Nobre da Costa («O vagem»), «Jornal do Algarve», «O Século», a «Modas e Bordados», a RTP; o seu espírito de pacificador («a minha tendência é ser um perfeito conciliador»); a esposa, D. Gobi («a minha mulher tem um grande marido» e a resposta à pergunta básica:

     «Se fosse hoje voltavas a ser jornalista?» A resposta foi pronta:

«São difíceis os tempos porque o jornalismo está a passar...A minha paixão de vida julgo que é o jornalismo...

       Uma lembrança e uma vivência de um tempo ido esta presença do Mário Zambujal no programa «Primeira Pessoa» da RTP1.


                                                           JOÃO LEAL