sábado, 12 de março de 2022

 «TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA»

                 Rui Brito, que desde 1998 integra a cadeia hoteleira, é o novo Director de Operações do complexo «Pine Clif», em Albufeira. Uma carreira profissional brilhante feito com querer, determinação e saber.

                   A «Água de Monchique, um produto de referência da serra algarvia é a água oficial das quatro edições próximas de «Moda Lisboa», evento que decorreu recentemente em Lisboa.

                   A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Portimão) venceu o «Interescolas», que decorreu em Portalegre, com a participação de 120 alunos. Os vencedores - Leonardo Machado (cozinha e pastelaria) e Duarte Marques (restauração e bebidas) vão participar, em Outubro, em Itália, no Campeonato do Mundo de Escolas de Hotelaria.

                       Abrirá no dia 9 de Abril, o hotel de luxo «Domus Lake Algarve», em Vilamoura com 192 quartos e suites. Constitui a primeira internacionalização da conhecida cadeia grega «Domus Resort». Disporá de um acesso privado à Praia da Falésia.

                       A associação algarvia «Teia de Impulsos» venceu a zona Algarve do certame «Fundação Auchan 2022», a qual pretende fomentar a implementação de projectos na área da alimentação com impacto nas zonas de implantação das lojas da marca.

                       A Universidade do Algarve participa no Brasil no «Salão do Estudante», a maior feira de educação daquele país e que ocorre em 7 cidades brasileiras.

                       Será «a melhor edição de sempre da FATACIL», que decorre em Lagoa, em Agosto, segundo declaração do Município. 70% dos espaços disponíveis já estão pré-reservados.

                       Mais uma vez foi vandalizado o Centro de Congressos do Arade, em Ferragudo, com danificação de estruturas e equipamentos. O imóvel encontra-se em processo judicial por insolvência em 2007.


                                                                             JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                        «CAMPOS DE BARGOS»


                                                             JORGE REIS SÁ


     «Campos de Bargos - o futebol ou a recuperação semanal da infância» é o título do livro publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e da autoria de Jorge Reis Sá. É «a história pessoal e que entrelaça Nação e Futebol», onde qualquer um se pode rever». Localiza-se na povoação de Bargos, num bairro perto da Ponte e de Bargos, no concelho de Vila Nova Famalicão, onde o autor nasceu em1972. É autor de vários livros («Mulher Moderna», Bom bom, mau mau» «Quase outros poemas», «O livro do galo», «Vou para casa», «Todos os dias», «A definição do Amor», Instituto de Antropologia», etc.


                                              «AMOR E VINHO DA POESIA LUSO - ÁRABE À NOVA MÚSICA PORTUGUESA -SECS. XI A XXI»


                                                         EDUARDO M. RAPOSO


                                       No decurso de uma prova de vinhos, em Silves. promovida pelo Município, Paxá Wines, Centro de Estudos Documentais do Alentejo, Editora Colibri e outras entidades, foi apresentado o livro escrito por Eduardo M. Raposa, nascido na Funcheira, Ourique, 1966, com 6 livros publicados. A apresentação teve a colaboração do músico e poeta arabista Eduardo Ramos.




                                          JOÃO LEAL


 MÁRIO ZANBUJAL HOMANEGEADO EM LISBOA


O escritor e jornalista Mário Zambujal, um dos mais referentes valores da literatura portuguesa contemporânea, nascido em Moura e que viveu em Faro, desde os 6 aos 24 anos, havendo frequentado o Curso Geral de Comércio na Escola Tomás Cabreira, foi alvo de uma significativa homenagem em Lisboa.

A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de São Domingos (Benfica, ele que é um assumido benfiquista desde sempre!), visou prestar o público apreço «por um dos mais proeminentes residentes naquela área autárquica.

No magnífico painel situado nas imediações do nº 299 da Estrada do Benfica, que é concepção da artista Mariana Duarte Santos, apreciam-se os lugares onde Mário Zambujal trabalhou desde que se profissionalizou em1961 no tri-semanário desportivo «A BOLA», seguindo-se «Diário de Lisboa», «Record», «Mundo Desportivo», «Diário de Notícias», SIC e RTP, foi presidente do Clube dos Jornalistas e realizou o célebre programa radiofónico «Pão com manteiga».

Iniciou a sua vida de jornalista nos semanários «Os Ridículos» e «Jornal do Algarve», onde assinava nos anos 60 do século XX a ainda hoje existente «Crónica de Faro».

As nossas felicitações por esta merecida e significativa homenagem a Mário Zambujal!



                                                                          JOÃO LEAL