sexta-feira, 18 de março de 2022

LEIAM COM ATENÇÃO

 ATENÇÃO

VEJAM COM ATENÇÃO 

Colocado na caixa de correio dum inquilino 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estimado cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensao da sua eletricidade. Pague no Multibanco o valor em atraso para evitar a suspensao do seu serviÇo.

Entidade - 12167
Referencia - 404 201 804
Montante - 146.59€

EDP

--

Отправлено с мобильного устройства
-----------------------------------------------------------------------------
O inquilino não tem dívidas á EDP. Tem tudo pago por dédito direto no respectivo banco. NÀO CAIAM NESTA ASNEIRA

A EDP negou esta mensagem.
Roger

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                     MATOS JUNÇA, UM CIDADÃO DE CORPO INTEIRO

       Foi uma figura marcante na vida do Algarve no triénio final do século XX. Foi-o nos mais variados aspectos que a própria vida comporta, na sua totalidade plena. José Caeiro de Matos Junça, engenheiro de formação, alentejano de origem, foi, sem dúvida, como o definiu o conhecido empresário  Reinaldo Teixeira, Presidente da Associação de Futebol do Algarve, «um homem de corpo direito.»

         Foi-o nas mais diversas e complexas aéreas do seu viver, desde a política, onde foi destacada figura nos vários órgãos do seu partido, o PSD/PPD; na vida autárquica, empenhado vereador do Município de Faro (nas eleições de 1986 e 1993); na presidência do Rotary Clube de Faro, ele fomentando os nobre ideais de Paul Harris; na direcção das Comissões de Árbitros da então Associação de Futebol de Faro (famosos eram os encontros às 2ªs feiras) e da Federação do Futebol Português, onde se guindou por mérito próprio, bem como do Sporting Clube Farense, como o clube mais representativo do concelho ou a essa obra única, excelsa e ímpar que, com o lembrado Hélder Martins do Carmo e alguns outros, foi dor principais obreiros do que é hoje o seu exemplar complexo social, no Bom João, assim como quotidiano do seu labor profissional.

         Faleceu aos 90 anos de idade, com uma vida onde a justiça, a solidariedade e a fraterna caminhada de «uma bela avenida de serviços», que lhe valeram, para além da estima e da consideração geral, esse orgulho genuíno de «passar pela vida fazendo o bem». De forma consensual a Câmara Municipal de Faro concedeu-lhe, no dia 7 de Setembro de 2001, com toda a justiça e merecimento a «Medalha de Mérito - Grau Ouro», que de ouro havia sido toda a valiosa obra cívica realizada.

            Deixou-nos o eng. Matos Junça, como por todos era tratado. Com um misto de pesar profundo e saudade de um convívio sempre desejado, a saudade de «um farense que não havia nascido em Faro».                       


 «CANTIGAS DE MAIO», DO DR.  JOSÉ AFONSO


                    Um dos nomes maiores da música portuguesa, «Zeca Afonso», o Dr. José Afonso dos Santos que foi, na década de 60, querido professor da nossa Escola, onde marcou uma época e um tempo, hoje saudosamente recordado pelos seus alunos de então, vai conhecera reedição de um das obras mais populares. Trata-se de Cantigas de Maio», uma antologia em long-play, cuja apresentação está prevista para 22 de Abril. Antecedendo este evento surgiu de Zeca Afonso o single «Senhor Arcanjo» (11 de Março) e em 11 de Abril será também lançado o single «Cantigas de Maio».


                                                                                     JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                     «MANUAL DE ECONOMIA POLÍTICA»


                          PROFS. DRS. FRANCISCO LOUÇÃO E MARIANA MORTÁGUA


                              Com moderação do Prof Dr. Hugo Pinto (Universidade do Algarve) foi apresentado em «aula aberta» na Faculdade de Economia daquele estabelecimento universitário o livro «Manual de Economia Política», da autoria dos conhecidos catedráticos e políticos Francisco Loução e Mariana Mortágua.

                              Francisco Loução proferiu uma lição sobre o tema. O livro trata dos assuntos estudados nos primeiros anos dos cursos de Economia, Sociologia e Relações Internacionais.


                            «AL ULYA» (Nº 24)

                                                    MUNICÍPIO DE LOULÉ


                        Apresentado pelo Professor Doutor José Carlos Vilhena Mesquita (catedrático da Universidade do Algarve) teve lugar no Arquivo Histórico Prof. Dr. Romero de Magalhães, em Loulé o nº 24 da revista «Al Ulya», editado pela Câmara Municipal desta cidade algarvia. Trata-se de uma publicação científica interdisciplinar de divulgação cultural que vem sendo publicada desde 1992.


                       «RECORDAR É VIVER»

                                                           CARLOS CRUZ

                                 Na Casa do Povo de Estoi foi apresentado livro assinado pelo escritor estoiense Carlos Cruz e intitulado «Recordar é Viver». Nele se narram as histórias da vida e de vidas daquela freguesia rural farense que «muito nos ensinam sobre tempos passados que constituem o inventário e memórias»


                                         «TAPA-ESTEIRO»

                                                                   ANTOLOGIA POÉTICA


                                   Trata-se de um valioso conjunto de obras poéticas da autoria de 13 vates portugueses e 3 espanhóis o livro «Tapa - Esteiro», que tem a sua apresentação pública no dia 1 de Abril, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Tavira. As poesias foram publicadas no quinquénio de 2013 a 2018.


                                                                                     JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


     A 25 de Março, decorrem no Centro Comunitário de Alvor, as «I Jornadas Gastronómicas de Portimão - da Ria ao Barrocal», as quais haviam sido adiadas devido à pandemia. Iniciam-se com um passeio pela Ria de Alvor.

      O passadiço na Ponte da Praia de Faro foi dotado com um novo sistema de iluminação constituído por 350 projectores LED, que conferem uma maior segurança e visibilidade à travessia. Foi um investimento de 97 mil euros.

         A Ryanair, companhia aérea low cost com forte presença no aeroporto de Faro vai criar no período de Verão dois novos voos ligando o Algarve a Madrid e Espanha.

          Tem uma participação de 400 atletas de 35 países a 20ª edição do Triatlo «Prof. Carlos Gravata» que sendo a «Taça da Europa» se disputa em Vilamoura nos dias 26 e 27 de Março. Mais uma vez turismo e deporto em aliança.

            «It,s easier now» («E mais fácil agora»), assim se denomina a campanha de promoção internacional promovida pela Associação de Turismo do Algarve para incentivar a procura nos períodos da Páscoa e do Verão.

              São Brás de Alportel passa a dispor de uma segunda área destinada ao caravanismo, que motivou um investimento de 140 mil euros. Situa-se na proximidade da E.N. 2, tendo capacidade para 125 veículos. Integra-se no projecto intermunicipal «Na Rota Serrana e do Autêntico Algarve».

                Registou, em todo o País, um acréscimo de70% a aquisição de «habitação em resorts». O eixo Loulé / Albufeira conhece o mais elevado índice - 4 848 euros / m2.


                                                                                 JOÃO LEAL