terça-feira, 22 de março de 2022

   «NA MORTE DO POETA»

       Tinha evidente, justificado e natural orgulho em haver nascido em Faro, no ano de 1941, esse grande nome da literatura portuguesa que foi GASTÃO CRUZ. A sua dedicação à cidade era mais que notória. Conhecíamos o Gastão Cruz desde menino e moço, quando habitava, tal como nós, na Rua Baptista Lopes. Ele era sempre dado a essas «coisas do espírito», sempre mais votado ao intelecto do que aquela vadiagem própria da idade e do tempo, com a «trapeira de meias», ali no Largo da Mota, entre as «lojas múltiplas» dos srs. José da Capela e João, que vinha do Faro Rural (Pontes de Marchil? Santa Bárbara de Nexe?....

      O Gastão era de outra gente, de outro grupo, de certa elite que dá nome, prestígio e «mais valia a qualquer burgo. Era do grupo do saudoso e malogrado, também poeta e de que valia, que era o também jovem João Passos Valente, filho da D. Marília Rita da Palma e do advogado dr. João Passos Valente.

       Convivia connosco, a «plebe» das Ruas Baptista Lopes, da Mota, da Vasco da Gama, da Lethes, dos Largos Terreiro do Bispo (Largo da Palmeira) e do Sol Posto, mas nada de futebóis. Sim coisas do espírito. Tínhamos a maior simpatia e apreço pelo Gastão e Irmã, a dra. Isabel, que foi pró-reitora da Universidade do Algarve. Estudante do Liceu João de Deus, em Faro, licenciou-se em Filologia Germãnica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa  e exerceu o magistério secundário, profissionalmente. Foi também «Leitor de Português» (1980 / 86) no «King,s College», em Londres e director / fundador do  Teatro de Alfama / Teatro da Ajuda. Mas é na arte poética que Gastão Cruz alcançou a sua expressão maior. Em 1961, com 19 anos e num movimento intrinsecamente ligado a Faro («Poesia Sul») publicou o primeiro livro «A morte percutiva». Depois  foi toda uma série de valiosos livros que lhe valeram prémios («Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho  - 2019») e as distinções honoríficas pelo seu labor intelectual («Grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique» e «Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura», entre outras altas qualificações.

                                  Morreu o Poeta Gastão Cruz. Foi-o no Hospital Egas Moniz, m Lisboa. Faro e o Algarve estão de luto porque tinham em Gastão Cruz, um dos mais expressivos poetas deste nosso tempo.

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


  O messinense Dr. Vítor Neto (ex - Secretário de Estado do Turismo e actual presidente do NERA - Núcleo Empresarial da Região do Algarve) foi nomeado «Presidente Honorário» da AIP (Associação Industrial Portuguesa).

    A companhia aérea low cost Yeasyjet faz estacionar mais um avião em Lisboa, aumentando para 11 o nº de aeronaves ali presentes e vai realizar duas novas rotas entre os aeroportos de Faro e os das cidades inglesas de Birmingham e Londres(Southstand).

     Com a participação de 45 atletas de 11 nacionalidades decorreu o Encontro Internacional de Caminhadas do Ameixial promovido pela Associação de Caminhadas do Algarve, com o «selo» da IML, a mais antiga associação do Mundo a realizar eventos análogos não competitivos). De 23 a 25 de Abril ocorre o WEA (Walking Festival Ameixial).

         No decurso da BTL, em Lisboa, foi apresentada a «Feira da Serra», que vai decorrer em São Brás de Alportel, de28 a 31 de Julho  e que terá como grandes temas o 1º centenário da Travessia Aérea Lisboa / Rio (dada a ligação de Gago Coutinho aquela Vila) e o medronho.

           Duas entidades algarvias foram distinguidas com os prémios «Portugal Travel Awards», atribuídos pela revista «Publituris» e considerados os «Nobel do Turismo Português). Galardoadas a Marina de Vilamoura e o Vila Vita Parc Resort, como a «melhor marina) e o «melhor luxury hotel».

              Decorre em Faro, numa iniciativa da União de Freguesias da Sé e São Pedro, a «I Quinzena de Gastronomia Algarvia», até 3 de Abril, com a participação de 10 restaurantes, visando «divulgar a cozinha regional enquanto património cultural e turístico».


                                                                          JOÃO LEAL