sábado, 26 de março de 2022



NECROLOGIA

HENRIQUE LUÍS DE BRITO FIGUEIRA

   Faleceu em Faro, terra onde residia há longas décadas, o sr. Henrique Luís de Brito Figueira, de 87 anos de idade, natural dos Vilarinhos (São Brás de Alportel) e figura muito conhecida em toda a Região, pela dinâmica dedicação com que serviu muitas causas.
   Foi Secretário Geral do Sporting Clube Farense e da Associação de Futebol de Faro (actual Associação de Futebol do Algarve), o mais jovem Chefe de Secretaria da Junta Autónoma de Estradas (DIrecção de Estradas do Distrito de Faro), vários mandatos presidiu ao Rotary Clube de Faro, movimento de que foi um dos grande impulsionadores na Região, director do «Jornal do Farense», dirigente da Cruz Lusa (Bombeiros Voluntários de Faro), do Montepio dos Artistas, do Clube Popular de Faro (Grémio), da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira (de cujos corpos gerentes era membro) e de outras instituições. Brito Figueira foi um dos grande dinamizadores da CIALBE (Comércio e Indústria de Alimentos e Bebidas - Fábrica Sumol do Algarve) e da Centeco (Publicidade de Exteriores). 
     Em 7 de Setembro último, a Câmara Municipal de Faro, considerando os relevantes serviços prestados, condecorou-o com a «Medalha de Mérito - Grau Ouro».
      O saudoso extinto deixa viúva a sra. D. Maria Beatriz Rosa Brito Figueira e era dedicado pai da sra. Dra. D. Filomena Cristina Rosa Brito Figueira (quadro superior da  Portugal Telecom) e do dr. Duarte Luís Rosa Brito Figueira (conhecido advogado).

João Francisco Manjua Leal