quinta-feira, 31 de março de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM» JOÃO LEAL




        «POR DENTRO DA CRISE»

                                             DR. IDALÉCIO SOARES


  Com apresentações em Olhão (Re-Creativa República) e em Loulé (Casa do Meio Dia), numa edição da Editora Sol, Sul e Sal, veio a público o livro «Por dentro da crise», da autoria do advogado Dr. Idalécio Soares. É focado o gravoso momento da crise vivida no Algarve no período final da I República. O impacto na sociedade e na vida pública, a falta de peixe, a vulnerabilidade do sector conserveiro são questões abordadas nesta obra.

 Em Olhão a apresentação de «Por dentro da crise» foi do Almirante Martins Guerreiro (um algarvio, «capitão de Abril») e em Loulé a missão foi confiada à Prof. Dra. Andreia Fidalgo (docente da Universidade do Algarve).


              «SEM NADA A PERDER»

                                 PROF. PEDRO PRUDÊNCIO DA GAMA

licenciado em Educação Física, radicado em Faro, alentejano de origem, assina este seu quarto romance «Sem nada a perder, o professor Pedro Prudêncio da Gama, arquitecta a obra em redor de Bartolomeu Gomes («o melhor marcador do Sporting Clube Farense»), que foi alvo do interesse de dois «grandes», o Dínamo de Portugal e o Inter de Lisboa. Trata-se de «uma história única e vibrante com acção vertiginosa e um romantismo desnorteante».


                                                                             JOÃO LEAL


 «LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


       «COMENTÁRIOS AO EVANGELHO DE SÃO MARCOS»


                              PADRE DR. MÁRIO DE SOUSA

                    No prefácio a esta obra ora surgida «Comentários ao Evangelho de São Marcos», da autoria do biblista algarvio Padre Doutor Mário de Sousa, escreveu o douto Cardeal D. Tolentino de Mendonça (Bibliotecário do Vaticano), no Prefácio - «é um dos mais importantes biblistas portugueses e o seu comentário sobre o Evangelho de Marcos merece um aplauso.»

                   Com 776 páginas esta obra editada por Paulinus Editora  tem o estudo de cada episódio dividido em duas partes: a análise e o comentário. 

                   Natural de Vila Real de Santo António, comemorou recentemente os 25 anos de ordenação por D. Manuel Madureira Dias (Bispo Emérito do Algarve), havendo frequentado o seminário de São José (Faro, o Instituto Superior de Teologia (Évora) e a Universidade Gregoriana (Roma), onde se doutorou em Teologia Bíblica. Actual Pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição  (Portimão) , paroquiou as comunidades de Alcantarilha, Pêra e Sé de Faro e preside ao CEFLA (Centro de Formação de Leigos do Algarve) e ao Instituto Biblista de Portugal e é professor no Instituto Superior de Teologia de Évora. É autor de uma vasta bibliografia.


                                                                           JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


   «A Casa do Manelito», em Albufeira constitui uma nova experiência turística. A casa de um antigo pescador vai ser alugada para turistas que querem a vivência de experiência de um Portugal Antigo. Situa-se junto à «Rotunda das Pescadores», «porta nº 48».

      No Centro de Cultura de Lagos começou a funcionar um projecto de turismo científico, no qual se prevê uma abordagem prática que integra estratégia e investigação, para o treino da ciência, a comunicação da ciência e a disseminação do conteúdo científico.

       «Cadiz bien me sabe» - é um certame agro-alimentar que decorreu em Jerez de la Frontera onde esteve presente a ODIANA (Vila Real de Santo Antóno, Castro Marim, Alcoutim e Mértola) apresentando produtos como o presunto, os enchidos, a flor do sal e outros derivados.

            Pela primeira vez atracou ao porto de Portimão o navio de cruzeiros «Silver Dawn», vindo de Lisboa, com destino a Cádis e turistas norte-americanos.

             «The Modernist» é uma oferta turística na Rua D. Francisco Gomes, primitivo projecto do arquitecto vilarrealense Gomes da Costa, com 6 apartamentos totalmente equipados e que constitui «um elogio ao modernismo arquitectónico farense».

                   

                                                           JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



        NA MORTE DE UM IRMÃO

        Não o é era biologicamente, mas foi a realidade durante toda uma vida de oitenta anos, em que uma fraterna e assumida irmandade nos uniu. Foi talvez, para não escrever seguramente, o melhor e maior amigo que na vida tivemos. Começou ali na «catequese do Padre Zé Gomes» e terminou quando naquela manhã de 25 de Março, quando Deus o chamou a Si.

        O meu compadre Henrique Luís, por que compadres o éramos em duplicidade, foi toda a vida igual a si mesmo. Vivia para servir e ele que foi nos últimos anos um dos sustentáculos de Rotary no Algarve, sempre seguiu quando ainda rotário o não era, um servidor da comunidade. Por isso a «Medalha de  Mérito - grau ouro», com que o município de Faro o distinguiu no último 7 de Setembro, de há muito que esperava aquele peito honesto e bom. E «doce», como o referiu na sua homília o Cónego César Chantre, com base num comentário popular que escutara momentos antes, havia aquela «doçura» tão natural como ele próprio o era. Era-o para todos, fosse íntimo ou com contacto primário, já que antes que a mão necessitada se estendesse à busca da ajuda precisa, lá estava ele a dar todo o seu esforço e energia. A ele se devem muitas das grandes iniciativas que o Algarve conheceu ao longo de meio século. Foi o desporto (Festa dos Campeões, Farense, Associação de Futebol...), o rotarismo (presidente do Clube de Faro, em vários mandatos e gerador de outros clubes que a Região hoje tem..), a vida social (tantas obras a que estendeu o seu bem fazer, caso da Cruz Lusa e do Montepio),  o trabalho («o mais jovem chefe de secretaria de todos os organismos do País, a CIALBE - Fábrica Sumol, as Caldas de Monchique, a Centeco, etc). Foi-o toda a vida e por todo o sempre deixando um rasto de infinda saudade em quantos como eu, com ele vivíamos o quotidiano.

                  Morreu o meu Irmão Henrique Figueira. O irmão que a vida natural me deu mas a amizade fraterna soube construir!


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 



  ALGARVIOS NO «LES POÉTES DE LA MEDITERRANÉE»

 

           Publicada pela prestigiada editora Gullimard veio a público a antologia poética «Les poétes de la Mediterranée», com poemas de 100 vates de 24 países.

           Nela figuram obras assinadas pelos algarvios Casimiro de Brito (um dedicado «costeleta», aluno da Escola Tomás Cabreira), António Ramos Rosa e Gestão Cruz (recentemente falecido).

 

                                                              João Leal