segunda-feira, 11 de abril de 2022

 CONCERTO COLÓQUIO SOBRE ZECA AFONSO


      Na Biblioteca Municipal de Loulé realiza-se no dia 30 de Abril, pelas 21 horas, organizado pelo Município um concerto - colóquio de homenagem ao dr. José Afonso dos Santos (Zeca Afonso) que, na década de 60 foi professor na Escola Tomás Cabreira. É o mesmo baseado no livro «Uma vontade de música- as cantigas do Zeca», da autoria de Octávio  Fonseca,  que intervirá assim como a cantora Filipa Pais.

       A entrada é livre.


                                                  JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


          Pelo quarto ano consecutivo foi içada, em Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a «Bandeira Eco-Escolas», que distingue os estabelecimentos onde a ecologia prevalece.

            A companhia aérea SWISS efectua, durante o Verão IATA voos entre Genebre e Zurique e Faro.

             «Diplomacia na cozinha» é o objectivo do antigo edifício da Alfândega, em Faro (Avenida da República), que vai ser transferido, ao cabo de três anos de negociações do Ministério das Finanças para o Município Farense.

                 A «Rota do Petisco», iniciativa da Teia de Impulsos que conquistou o Prémio Nacional de Gastronomia 2021 vai decorrer de 4 de Setembro a 16 de Outubro e terá a maior participação de sempre.

                O profissional algarvio Ricardo Pires venceu o Concurso Nacional de Coctails Clássicos e participará, representando Portugal no Mundial que ocorre em Havana (Cuba).

                  «ABP - 50 anos» - O chefe barman Abílio Marques, escreveu o livro «ABP - 50 anos», em que descreve a história do associativismo nas vertentes profissional, social e cultural em que volvidos «meio século ainda se encontra de boa saúde».

                    O turismo sustentável, as rotas culturais e serviços a eles associados foram o tema do fórum de acção «Desenvolvimento e Gestão de Rotas Culturais, que juntou quase uma centena de técnicos de 29 municípios da Associação Estrada Nacional nº 2 (EN2).

                    No Jardim Manuel Bivar, em Faro, junto á doca, vai decorrer, entre 13 e 17 de Abril, a «Feira de Queijos, Vinho e Enchidos», com a participação de 30 stands de produtores de todo o País.

                      A dra. Catarina Isabel Madeira Cavaco é a nova Directora Executiva da ODIANA  e responsável pelos projectos desta Associação do Baixo Guadiana.

                       Iniciou-se a construção de 89 moradias no âmbito do Projecto «One Green Way», na Quinta do Lago (Loulé) e cujos preços variam entre os 2,75 milhões  e os 9 milhões de euros.


                                                             JOÃO LEAL               


 CAVACO SILVA, UM NETO (ANTÓNIO MONTEZ) JOGADOR DO BELENENSES  SAD


       O «costeleta» Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva (um das figuras maiores da Escola Tomás Cabreira, ex- Primeiro Ministro e ex- Presidente da residente da República), tem um neto que é futebolista profissional.

        Chama-se António Luís Cavaco Silva Sá Montez, tem 23 anos, está a concluir a licenciatura em Engenharia Agronómica e alinha no Belenenses SAD.

         Em declarações ao diário desportivo «Record» afirmou: «Tenho muito orgulho no meu avô», e em resposta á questão do jornalista: E ele (Cavaco Silva) continua a não gostar do futebol? A resposta surgiu pronta:

«Ele sempre alimentou essa ideia, mas gosta. Faz-me perguntas e dá opiniões, embora faça mais perguntas sobre os estudos».


                                                                                         JOÃO LEAL


 CONCERTO DO PRIMAVERA EM FARO


      No âmbito do ciclo «Lethes Clássico «a Orquestra Clássica do Sul», através do seu Agrupamento de Música de Câmara realiza no dia 28 de Abril (5ª feira), pelas 19 horas, no Teatro Lethes, em Faro, o «Concerto da Primavera», compreendendo a interpretação de obras de Braga Santos, Victorino de Almeida e Carrapatoso.

O Agrupamento de Música de Câmara é constituído pelos músicos: Luís Miguel Garcia (flauta), Catarina Silva (oboé). Pedro Nono (clarinete); Cândida Nanes (fagote), Todd Sheldrick (trompa), Laurentiu Simões e Helena Duarte (violinos), Ângela Silva (viola) e Mikhail Shomov (violoncelo).


                                                                                     JOÂO LEAL