terça-feira, 12 de abril de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



               GASTRONOMIA DIPLOMÁTICA


       O sexticentenário edifício da Alfândega em Faro, ali á beira - Doca, mediática construção na Avenida da República, vai passar do Ministério das Finanças para a posse do Município.

         Foram três anos de demoradas negociações estas que levam á transferência da posse do imóvel onde, durante séculos, funcionaram os serviços alfandegários e a desaparecida Guarda Fiscal.

           Foi-o sempre (desde a nossa infância como «moço da Ribeira» que o somos) um ícone na nossa memória e na da cidade. 

            Saudosos os tempos em que a carga (amêndoa, alfarroba, figo seco, conservas, etc.) aguardavam a sua vez de irem nas desaparecidas «barcas», através dos canais da Ria, pela «barrinha de São Luís» até aos cargueiros que as transportavam para os mercados estrangeiros.

               E a que se destina o edifício da Alfândega ora integrado no património autárquico?

                 Diz-se que o será para sede da «Diplomacia na Cozinha», uma nova avenida da indústria gastronómica, em que o Município está interessado no fomento através da «arte de bem comer e de bem beber» da intervenção e vivência com outros países, utilizando os apetecíveis produtos locais. Esta prática já sucede em várias nações (Itália, França, Peru, Coreia do Sul, Tailândia e outras) pelo que iremos ter uma nova apetência turística.



CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



        UM NOVO MUSEU


         Abrirá em Junho, conforme o anunciado, um novo espaço museológico na capital algarvia. Situar-se no referente Largo da Sé, em plena «Vila-a-Dentro» (zona amuralhada onde Faro surgiu), criando assim uma nova apetência a esta zona histórica, onde já podem ser visitadas a Sé Catedral, o Museu anexo, o Paço Episcopal, o Arco da Vila e outros testemunhos marcantes.

             Trata-se do «Faro Story Spot» e que será dedicado à Cidade e à Ria Formosa. Aliás esta é uma aliança de milénios, em cada dia mais e mais flagrante, não obstante uma sistemática acção contrária.

               Ficará numa secular habitação do século XVIII, que sofre as necessárias obras de adaptação. Trata-se de um investimento envolvendo 550 mil euros, numa iniciativa da «Grand Momento - Indústria Criativa da Cultura e Alimentação Tradicional», que é financiado pelo Programa Comunitário «Ópera 2020» e conta com os apoios da Universidade do Algarve, Região de Turismo e do Município.

                   Sabemos que a «Dieta Mediterrânica» ocupará um espaço próprio e este nono espaço museológico farense, revelando inovação e criatividade é o também um impulso mais ao turismo farense.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



       LUCIANO SEROMENHO, UM CIDADÃO DE CAUSAS


            Conhecemo-lo, desde menino e moço, sempre igual - irreverente, contestatário, franco, fiel às suas convicções e um realizador efectivo de acções e obras. Luciano Martins Seromenho, 83 anos, vividos maioritariamente em Faro, sua cidade natal e onde se finou.  Foi um cidadão empenhado, desde a vereação do Município ao Rotarismo, havendo presidido ao Clube local. Foi uma herança que recebeu de seu pai, o sr. Seromenho, empresário que realizou uma obra notável na Direcção da mais que centenária Associação de Socorros Mútuos Protectora dos Artistas de Faro (Montepio dos Artistas), cuja presidência directiva o lembrado Luciano Seromenho vinho exercendo desde há anos. Foi uma vida que teve o seu «estágio» no Sport Lisboa e Benfica, de que era ferrenho adepto e, quando estudante na capital. Já na Terra Mãe o extinto, esteve nas direcções do Sport Lisboa e Faro, do Sporting Club Farense, da Comissão de Arbitragem da então Associação de Futebol de Faro, da sua similar do Atletismo, da Cruz Lusa (Bombeiros Voluntários), este senhor que se pode considerar um dos «dinossauros» do turismo algarvio. Profissionalmente foi quadro nas Relações Públicas da recém-inaugurada Delegação dos TAP em Faro. Serviu ainda na então Comissão Regional de Turismo do Algarve (actual RTA) e foi uma peça fundamental em instituições  como o Skal Clube do Algarve. Foi o período de ouro dos desaparecidos Congressos do Algarve e dos sempre recordados Convívios AVIS /TAP. Quantos dessa «gente única» (Horácio Cavaco, Leiria Borges, Arnaldo Relvas, Hugo Stumpf, Rui Rebocho, Epifânio Correia....) já nos deixaram ficando um rasto de saudade e de memória.

          Nascido em 1938, estudou no Liceu João de Deus (Faro) e no ensino superior em Lisboa, este «Cidadão de Causas» que, talvez como poucos serviu a Terra - Mãe.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



   MÉDICA FARENSE M ALTA MISSÃO NA ARMADA


               Sempre que alguém ou algo se apresente como um sinal ou referência elojiativa para este Concelho, onde tivemos a dita de nascer e de viver (sabe o Deus até quando?) sentimos um compreensível lampejo de alegria e natural orgulho.

                  Assim sucedeu desta feita com a promoção da ilustre médica farense dra .Filipa Soares Albergaria, Capitão de Mar e Guerra, com uma brilhante carreira quer como cientista quer como militar.

                   Filha desse clínico, tão humano como coomprensivo ,  o dr. Soares Albergaria após uma notável carreira hospitalar no CHUA (Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, como médica ginecologista e obstreta e no Comando Marítimo do Sul, foi nomeada, por mérito próprio e inequívoco valor como Directora do Centro de Medicina Naval, na Base do Alfeite. Dela se escreveu e cm a maior justiça:

                  «uma mulher excepcional  - médica de grande competência , dedicação e profissionalismo a toda a prova, tem um enorme currículo  em operações de paz, nos mais variados teatros de guerra, como nenhuma outra, com centenas de horas de embarque.»      

                     O CMN /Centro de Medicina Naval/ é um órgão de execução de serviços na dependência da Direcção dos Serviços de Saúde da Marinha, fundado em 1999. Dispõe de um SAP (Serviço de Atendimento Permanente), com médico e enfermeiro, uma ambulância medicalizada para transportes urgentes   para o Hospital das Forças Armadas ou Hospital Garcia da Horta (Almada e objectiva três departamentos: - cuidados de saúde primários, Departamento de Saúde Ocupacional e Saúde Operacional.

                     Á ilustre médica farense e Capitão de Mar e Guerra Dra. Filipa Soares Albergaria os votos pela plena continuidade  da sua brilhante carreira.