quarta-feira, 4 de maio de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


             O Castelo de Silves foi distinguido, uma vez mais com o «Prémio Regiões», na categoria de Património, tal como outros ícones da região algarvia - Praia da Rocha, Serra de Monchique, Parque Natural da Ria Formosa e a Cataplana.

                Na maior iniciativa gastronómica, a nível mundial, que decorre até 5 de Junho, «The Fork», participam os restaurantes algarvios: «Mr. Fredie,s» (Almancil) e «Atlântico» (Santa Eulália - Albufeira).

                 A companhia aérea «Ryanair» fez entrega de um cheque de 10 mil euros, fruto das «raspadinhas» vendidas a bordo dos seus voos.

                   O complexo «Vila Vita Parc» (Lagoa) vai receber, comemorando o 30º aniversário, 25 chefs estrelados pela Michelin e 50 outros chefs distinguidos pelo famoso guia gastronómico.

                    A TAP assinalando o 48º aniversário do 25 de Abril deu o nome de «Zeca Afonso» a um novo avião Airbus A321, destinado aos voos intercontinentais para os Estados Unidos e Brasil.

                    Mais dois navios escalaram, no mesmo dia e recentemente, o porto de Portimão. Foram eles o «Europa» que veio de Cádis e seguiu para Leixões e o «Scenic Eclips», desde Sevilha e foi para Lisboa.

                    No Palácio Gama Lobos, em Loulé, foi apresentado o livro editado pela Universidade do Algarve o livro «Creatour», coordenado pela Prof. Dra. Alexandra Gonçalves (Directora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), com a colaboração dos investigadores João Filipe Marques, Sónia Cabeça e Miriam Felicidade, dedicado ao turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais. «No Algarve há mais para experimentar do que uma onda». O livro foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

        A ATA (Associação do Turismo do Algarve) reiniciou a formação online para agentes turísticos internacionais, dirigido à oferta do destino ao longo de todo o ano e de todo o território algarvio.

      Após dois anos de pausa, volta a decorrer, no Vale das Almas, arredores do Aeroporto, a 40ª Concentração Internacional de Motos do Algarve, uma das maiores da Europa, entre 14 e 17 de Julho.

        O resort de luxo Conrad Algarve, na Quinta do Lago, assinala o 10º aniversário da sua fundação com um vasto conjunto de eventos até final do ano.

                                                                     JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



                       DR. FERNANDO CABRITA, ADVOGADO OLHANENSE, EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO «MUNDO DA POESIA»


                        Fernando Manuel da Cruz Cabrita, nasceu em Olhão, no ano de 1954 e é um reputado advogado nos meios forenses e um destacado poeta no universo literário. Por todos conhecido é uma figura que honra a Cidade Cubista, que nele tem um símbolo de assinalada referência. Comissário desse certame único, o «Poesia ao Sul», organizado pela Câmara Municipal de Olhão, tem uma vasta obra publicada, com traduções em várias línguas. Convidado, com tudo o que de honroso representa para si e para a terra onde nasceu, cresceu e vive, para «embaixador da poesia portuguesa» estará, entre 31 de Agosto e 3 de Setembro, no «VIII Festival Mundial de Poesia». Este realiza-se no México, mais exactamente em San Cristóbal de las Casas, no Estado de Chiapas, organizado pelo Governo Estadual e dirigido pela conhecida poetisa Chary Gunette, sendo dedicado nesta sua edição de 2022  a esse nome grande da poesia da Bolívia, que é Paura Rodriguez.

                     Um honrado e letrado «filho de Olhão» estará assim entre os poetas maiores de inúmeros países neste «VIII Festival Mundial de Poesia».  «Grande Prémio Nacional de Poesia Mário Viegas», que lhe foi atribuído em 2002 pela obra «O Livro da Casa», o qual foi editado no ano passado (Julho) na Rússia, o que diz bem da expansão da valiosa obra poética deste poeta olhanense, que é o dr. Fernando Cabrita.


                                                                      JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



        «O REPORTER DA CIDADE»


             Saudades, enormes e justificadas saudades, dos tempos em que as ditas «rádios piratas» ou «rádios livres» nos davam uma comunicação directa, autêntica e viva, do que, momento a momento, íamos vivendo em cada comunidade. Depois houve, nalguns casos, uma legalização e, mais tarde, o encerramento da sua esmagadora maioria. Aqui, por Faro, onde funcionavam duas destas emissoras, era ouvinte, fiel e interessado do Rádio Clube do Sul, onde o meu dedicado amigo e conterrâneo MANUEL LUÍS, nas manhãs de cada dia, nos oferecia, e com que generosidade ele o fazia, a rúbrica «O repórter da Cidade». Fosse-o do mercado, da Rua de Santo António, do Estádio de São Luís...de qualquer parte do mundo farense, sabia-se o que estava acontecendo nas peculiares intervenções daquele honrado e fraterno «ilhéu». Neto do mediático «tio Manuel Lobisomem, um percursor no povoamento humano dos «Hangares», Manuel Luís temem si mesmo o sentido gémeo, tal como nós, de ser «filho da Ria», que ele conhece, ama e defende como poucos.

             Faz falta «O repórter da Cidade», como o fazem as sempre oportunas intervenções de quem vivia a rádio, de entre os quais lembro os que já nos deixaram: José Mealha, Marcelino Viegas, Teixeira Marques, Bernardino Martins, Carlos Farinha, Gastão Cruz e tantos, tantos outros, para quem existe sempre uma palavra de saudade e de estima....

              Hoje vivemos, frente ao computador, em busca da notícia sobre o facto que houve, mas se não ouve. De facto num desejado e anunciado caminho para a descentralização / primórdio da regionalização, houve um aglutinação das «rádios locais», salvo raras e honrosas excepções. Aconteceu tal com a que estivemos ligados, a «Rádio Santa Maria», adquirida que o foi pela TSF.

            Manel! Que falta nos faz o teu peculiar estilo narrativo, de que é uma saudosa lembrança, o recordar «O repórter da cidade». 


 «I SEMANA TEMÁTICA - MAR ADENTRO»


     O Agrupamento Escolar Tomás Cabreira e o Clube Ciência Viva na Escola organizaram, com assinalado êxito, a «I Semana Temática - Mar Adentro», assinalando o «Dia da Terra» (22 de Abril) e em simultâneo a III Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas».


                                                                         João Leal


«LIVROS QUE AO ALGARVA IMPORTAM»



      «REGRESSO Á ILHA»

                                           CASIMIRO DE BRITO


             Anuncia-se para muito em breve o aparecimento do romance do poeta, ficcionista e algarvio(natural de Loulé, onde nasceu em 1938) Casimiro de Brito, intitulado «Regresso à Ilha». Um dos nomes maiores da literatura europeia, antigo «costeleta» ex - aluno das Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira), fixou-se em Faro aos 10 anos. Detentor de vários prémios literários (Grande Prémio da Poesia, 1981) foi nomeado   Comendador da Ordem do Infante Dm Henrique, em 2008. O seu primeiro livro, de poesia, surgiu em 1957 e desde então já publicou mais de 70 obras, dos quais a maioria em português, mas traduzidos em 3 outras línguas. É um dos cabeças do movimento literário que surgiu no Algarve, com os «Cadernos do Meio Dia», que dirigiu juntamente com António Ramos Rosa. Já antes, em 1956, criara em «A Voz de Loulé» a página literária «Prisma de Cristal». Concluiu o Curso Geral de Comércio na Escola Tomás Cabreira, em Faro e esteve emigrante na Alemanha (1971), radicando-se depois em Lisboa, onde vive e é aposentado da função bancária.

        Aguarda-se, em evidente interesse, este livro «Regresso à Ilha», do louletano Casimiro de Brito.


                                   «CRÓNICAS DO CORRER DO TEMPO»

                                                     JOÃO MIGUEL CUNHA

    Na Biblioteca Municipal de Silves foi apresentado o livro assinado pelo dr. João Miguel Cunha, professor e músico, natural do Porto e residente em Portimão. Trata-se de uma colectânea de textos teatrais escritos em vários locais da lusitana terra.


                 «O PORTUGUÊS Á DESCOBERTA DO BRASILEIRO»

                                              FERNANDO VENÂNCIO


                       Tem 78 anos, nasceu em Mértola e é o autor do livro «O Português à descoberta do Brasileiro», Fernando Venâncio. Foi o mesmo apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, pelo Professor Doutor Jorge Baptista (Universidade do Algarve). Aconteceu no «Dia Mundial do Livro» (23 de Abril). O autor, que frequentou o ensino liceal em Lisboa, exerceu a docência nas Universidades de Amesterdão, Utreque e outras. Da sua autoria existem 10 obras publicadas.


                 «NAVE DO BARÃO - MEMÓRIA E  IDENTIDADE»

                                                  JOAQUIM GUERREIRO E OUTROS

                  Em Loulé, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, foi apresentado pelo Professor Doutor Alberto de Melo e Dr. Júlio de Sousa, o livro «Neve do Barão  Memória e Identidade». Trata-se uma obra editada pelo Biblioteca Maria da Conceição Guerreiro, um a valência da Associação «Os Barões», localizada naquela aldeia da freguesia de Salir. O livro foi coordenado por Joaquim Guerreiro e outros «barões».


                                                                   JOÃO LEAL