quinta-feira, 2 de junho de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                 BERNARDINO PEREIRA, UM FARENSE NÃO NASCIDO EM FARO


               É um daqueles casos pragmáticos em que, não havendo nascido na capital sulina, a ela se dedicou de alma e coração, prestando relevantes e assinalados serviços, extensivos a toda a Região.

               Fê-lo em especial na actividade comercial e no futebol, havendo alcançado sucessivos êxitos que o colocaram como uma referência citadina.

                Foi nos finais dos anos 50 e princípios dos anos 60, ao que cremos Bernardino Pereira se fixou definitivamente em Faro, aqui havendo vivido e morrido. Foi-o aos 85 anos que nos deixou para todo sempre. Primeiro o Bernardino vinha a esta terra, esporadicamente, como viajante das então famosas camisolas homem «Triple Marfel», as tais com a rosinha negra bordada no lado direito do peito. Depois abriu uma das casas de moda masculina que, rapidamente, se transformou numa grande referência regional. Era a clássica e aristocrática «Pigalle», em plena Rua de Santo António, hoje desaparecida, num misto de pronto a vestir de alta qualidade e de alfaiataria.

                   Depois o Bernardino, oriundo de Alcântara (Lisboa) -várias vezes nos reunimos no «31 da Armada», embrenhou-se pelo futebol, levando o Farense à I Divisão, fazendo parte das recordas equipas directivas lideradas pelos carismáticos Fernando Barata (que Deus o tenha em sua glória) e Aníbal da Cruz Guerreiro (o «Nibinho»9.

                      Bernardino Pereira é hoje uma saudade viva em todos os que com ele conviveram, entre os quais me incluo. Um verdadeiro farense não nascido em Faro, que que muito deu de si em prol da mesma!


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

  No dia 1 de Julho, em Lisboa (Páteo da Galé) serão anunciados os vencedores da 6ª edição dos prémios instituídos pela AHRESP (Associação dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Portugal, para a qual o Algarve conta com 5 nomeações: Projecto Matéria, Carob Novik e Look All, Administrar a Saúde (Chefe Rui Silvestre) e Quinta do Lago.

A ligação marítima entre o Algarve e Marrocos, utilizando o porto de Portimão, encontra-se em estudo, segundo o anunciado em Loulé (inauguração dos banhos islâmicos) pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Aeroporto de Faro foi classificado pela ACA no grau 4 e no que respeita á acreditação do carbono aeroportuário, considerando a vertente ambiental.

Principiou a 3ª edição do «Lagoa Wine Experience», que se prolonga até 12 de Novembro e objectiva dar a conhecer os melhores vinhos que se produzem naquele concelho e a oferta existente.

Atracou ao cais comercial de Portimão o navio de cruzeiros «SIRENA», vindo de Sevilha e com destino a Lisboa, com turistas norte-americanos.

O «Bolo de Maio», referência da gastronomia de Monchique vai ter a sua candidatura a «Património Cultural Imaterial». Nesse sentido foram efectuadas promoção com prova do «Bolo de Maio» no Ministério da Cultura e na Assembleia da República.

O «Encontro de Folclore da Cidade de Faro» vai ocorrer junto á Doca no dia 18 de Junho (21h30m) com a participação de «Os Ganhões (Castro Verde)», Casa do Povo de Arouca (Douro Litoral), Barbeita (Alto Minho) e Grupo Folclórico de Faro, promotor do evento.

A AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) promoveu na sua sede (Albufeira)um seminário «Desafios sobre a sustentabilidade para o Turismo e Hotelaria» e assinou um protocolo de cooperação com a ISO (Centro Nacional de Interface Tecnológico).

Em Julho de 2024 e durante 5 dias vai decorrer na «Cidade do Guadiana) - Alcoutim, Castro Marim, Ayamonte e Vila Real de Santo António mais uma edição dos «Jogos Náuticos do Atlântico», com a presença de 500 atletas.

Decorre até 13 de Junho o  «I Circuito Marítimo de Santiago», que saiu de Vila Real de Santo António e se dirigiu a Sines, Cascais, Peniche, veiro, Matosinhos, Viana do Castelo, Baiona e Pádron, num total de 500 milhas náuticas, em que é emblemática a caravela «Vera Cruz», réplica da nau quinhentista.


                                                            JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



        CULATRA, PROGRESSO E SUSTENTABILIDADE


          Unam-nos fortes laços de ancestral familiaridade com as boas, laboriosas e heróicas gentes da Ilha da Culatra, o maior núcleo populacional ilhéu existente na área metropolitana portuguesa. As lembranças da «tia Estrudes» e do tio Zé Brito («Zé Bruto», como era conhecido) e de seus filhos fazem parte das minhas mais queridas memórias afectivas. Meu avô materno, um abnegado pescador, a quem as gentes da minha Ribeira Natal, chamavam de «O Quebrado», quando estava com a «marlé» (isto é quando bebia uns medronhos a mais), fazia o seu retiro até que a tal «marlé» passasse junto da «mana Estrudes» na Culatra. Admiro por outro lado (nisso sou 100% , conforme orgulhosamente «je suis ilhéu, o que têm sido as conquistas múltiplas que os culatrenses, capitaneados pelo jovem e aguerrida Sílvia Padinha, a quem muito admiro e a sua Associação dos Moradores da Culatra. Ainda que as relações não conheçam a assiduidade justificada, foi com enorme alegria que soube do arranque da central fotovoltaíca e da vitória obtida pelo protótipo de dessalinização da água salgada  elaborado pelo OCIMA (Universidade do Algarve em colaboração com aquela entidade associativa culatrense, para produzir a, cada vez mais necessária, água doce, com recurso aos excedentes da referida produção de energia pelo Sol. Com coordenação dos doutos investigadores Cláudia Sequeira, André Pacheco, Manuel Moreira da Silva e Evan Rochard, o prémio alcançado permite: diminuição do caro consumo de energia para transporte da água até aquela Ilha do Arquipélago de Santa Maria, lavagem de espaços comuns, produção de gelo (tão necessário à actividade piscatória dos ilhéus) e também de sal e outros itens. Em prol do desejado desenvolvimento da Culatra, está o que muito importa, a sua sustentabilidade ambiental.


crónica de faro joão leal



       uma farense, nome maior da investigação maior da colonização sul americana


              NUTRIMOS O MAIOR APREÇO E VENERAÇAO PELO FIGURA E PELA OBRA REALIZADA PELA NOSSA CONTERRÊNEA PROF DRA.MARIA DA GRAÇA ALVES MATEUS VENTURA, UM DOS NOMES MAIORES DA Inteligência algarvia contemprÃNEA, cM UMA NOTÁVEL OBRA REALIZADA ESTA FARENSENASCIDA EM FARO (6 DE sETEMBRO DE 1956), IMOÕE-SE PELA VALIOSA OBRA REALIZADA E TRADUZIDA PELOS DIVERSOS LIVROS ESCRITOS , BEM COMO CARGOS E MISSÕES DESEMPENHADAS. hÁ MUITOS ANOS  RADICADA EM PORTIMÃO, ONDE TEM DESENVLVIDO UMA NOTÁVEL OBRA PEDAGÓGICA E DE INVESTIGAÇAO, DE MODO PRÓPRIO SOBRE OS DESCOBRIMENTOS E COLONIZAÇÃO NA DITA AMÉRICA LATINA, MUITOS A JULGAMNATURAL DA CIDADE DO ARADE. vEM TUDO ISTO APROPÓSITO DO SEU MAIS RECENTE TRABALHO - «pOR eSTE MAR ADENTRO» , UM LIVRO DE GRANDE FORMETO QUE COLOCA O ALGARVE «NO CENTRO DA EXPANSÃO HISPÂNICA NAS íNDIAS oCIDENTAIS E QUE RELATA OS ÊXITOS DOS VÁRIOS MAREANTES E EMIGRANTES ALGARVIOS NA AMÉRICA HISPÂNICA».

         lICENCIADA EM hISTÓRIA (1981), A dRA. mARIA DA gRAÇA vENTURA ALCANÇOU O MESTRADO («hISTÓRIA DAS DESCOBERTAS» EM 1993 E O DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA DA EXPENSÃO PORTUGUESA (2002), NA fACULDADE DE lETRAS DA uNIVERSIDADE CLÁSSICA DE lISBOA, pROFESSSORA EFECTIVA, COMO O AFIRMÁMOS, DA PRESTIGIADA ESCOLA SECUNDÁRIA mANUEL tEIXEIRA gOMES (pORTIMÃO); INVESTIGADORA INTEGRADA NO CENTRO DE HISTÓRIA DA uNIVERSIDADE DE lISBOA E MEMBRO DO cONSELHO cIENTÍFICO DE hISTÓRIA iBERO - aMERICANA aTLÂNTICA  E DA rEDE eUROPEIA DA hISTÓRIA DE LOS DESCBRIMIENTOS, RADICADA EM sAN jUAN DEL pUERTO (ESPANHA), É UM VALOR QUE ORGULHA fARO E DE QUE fARO NÃO PRESCINDE DAS SUAS ORIGENS. a DRA. mARIA DA gRAÇA aLVES mATEUS vENTURA FOI DEDICADA PRESIDENTE DO iNSTITUTO DE cULTURA iBERO - aTLÂNTICA (2002/2014) E PROFESSORA CONVIDADA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS hUMANAS E SOCIAIS DA uNIVERSIDADE DO aLGARVE (2004/2006) E AUTORA DE UMA SÉRIE DE LIVROS DEGRANDE EXPRESSÃO HISTÓRICA E INTELECTUAL (vIAGENS E VIAJANTES NO aTLÂNTICO qUINHENTISTA (1956), oS ESPAÇOS DA SOCIABILIDADE NA iBERO - aMÉRICA (2004), «o MUNICIPALISMO EM pORTUGAL: 500 ANOS DOS FORAIS MANUELINOS (2007)» «o MEDITERRÂNEO oCIDENTAL : IDENTIDADES E FRONTEIRAS» (2007); «O BARROCO E O mUNDO iBERO - aTLÂNTICO» (1998); «a UNIÃO IBÉRICA E O MUNDO ATLÂNTICO» (1997); «mANUEL tEIXEIRA gOMES: OFÍCIO DE VIVER» (2010), ETC.

   eM 2003 ALCANÇOU O dOUTORAMENTO, COM DISTINÇÃO E LOUVOR, NA UNIVERSIDADE DE lISBOA («pORTUGUESES NO PERÚ NO TEMPO DA UNIÃO IBÉRICA: MOBILIDADE, CUMPLICIDADES E VIVÊNCIAS». 

    é ESTA FARENSE DA QUALFARO NÃO PRESCINDE E A SAÚDA COM A MAIOR REVERÊNCIA E ALTO APREÇO.


 PRÉMIO DE ORTOPEDIA DR. RUI ANTÃO


             Instituído pelo Grupo Hospitalar HPA o «Prémio de Ortopedia Dr. Rui Antão» procura homenagear a memória deste saudoso médico farense, tão precocemente desaparecido. A sua atribuição em relação a 2021 distinguiu as especialistas Professoras Doutoras Ana Marreiros e Ana Paula Fontes pela colaboração no tratamento de dados e redacção de artigos e trabalhos de investigação do sector especializado do HPA.

             A divulgação da investigação realizada é uma decidida homenagem a quem tanto se dedicou a esta especialidade e foi dos mais estimados e empenhados médicos algarvios.

               A Prof. Dra. Ana Paula Fontes é consultora do Núcleo de Formação do HPA e tem, desde 2013, uma estreita colaboração  com o Departamento . A Prof. Dra. Ana Marreiros é também uma empenhada investigadora com relevantes serviços.


                                                                         JOÃO LEAL  


 NECROLOGIA


       MORREU O «COSTELETA» JOÃO HONRADO DA SILVA


        Em Olhão, onde nascera (23 de Agosto de 1939) e onde residia, faleceu o nosso companheiro «costeleta» JOÃO DOMINGOS HONRADO BENTO DA SILVA, funcionário aposentado da Câmara Municipal daquele Concelho. Frequentou a Escola Industrial e Comercial de Faro e, no cumprimento do serviço militar, esteve colocado em Santarém (Escola Prática Cavalaria), Santa Margarida, Elvas (Regimento de Cavalaria 1), havendo sido mobilizado para a então Índia Portuguesa. Aqui foi feito prisioneiro e esteve detido nos campos Pondá e Alparqueiros, até que foram libertados os militares portugueses.

        A sua morte causou profundo pesar, ao qual nos associamos, apresentando sentidas condolências a toda a Família do saudoso extinto.

DESCANSA EM PAZ BENTO



 CONVITE: - Palestra MINDFULNESS - ATENÇÃO PLENA - A ARTE DE SABER VIVER SEM ANSIEDADE E STRESSE.



De: ELOS Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Prezados Companheiros e Amigos,

O Elos Clube de Faro em parceria com a Biblioteca
Municipal de Faro convida:

Dia 15 de Junho, pelas 17,30 horas

- Palestra MINDFULNESS - ATENÇÃO PLENA
- A ARTE DE SABER VIVER SEM ANSIEDADE E STRESSE.

O conceito do Mindfulness - Atenção Plena - foi introduzido na academia
e na medicina ocidental no final de 1979, nos Estados Unidos, pelo cientista
Dr.Kabat Zinn, aplicando a doutrina da filosofia oriental (Budista),
com realce para - a meditação e outras técnicas de relaxamento e postura
mental para alcançar a saúde, bem-estar e qualidade de vida do ser humano.
Actualmente, com a introdução e aplicação das neurociências - o mindfulness
- atenção plena - deu um salto evolucionário e está a ter uma grande
aceitação - na academia, na medicina e nas ciências, sobretudo nos países
mais evoluídos, direccionando o mesmo, para além da importância da redução
da ansiedade e stresse, para outras abordagens de conhecimento das
estruturas e funcionamento do - cérebro, em especial para a mente, pensamentos,
emoções, ego, o consciente e subconsciente (inconsciente) e as relações
entre o " passado, presente e futuro " - bem como a importância da infância
e das relações sociais, familiares e interpessoais do meio ambiente.
Todos estes conhecimentos são fundamentais para enfrentarmos as nefastas
doenças psicossomáticas provenientes das disfunções mentais; as quais são de
conhecimento geral e têm tido grande realce nos órgãos na comunicação social.
Além disto tudo, tem vindo a ser reconhecido ultimamente que a aplicação
do mindfulness é uma preciosa ferramenta para lidar com o envelhecimento e
conseguir alcançar - a longevidade activa e qualidade de vida para o ser
humano viver - em equilibro - mente corpo e espírito…

Palestrante: João Bonança.
Licenciado em Psicologia
Pós-graduação (um ano) em terapias Cognitivo-comportamentais da 3ª.geração
(mindfulness). Através do Instituto Português de Psicologia, em parceria
com a Universidade de Bangor - Reino Unido.
Curso de hipnoterapia credenciado.
Professor na Universidade Sénior de Olhão - Aulas do mindfulness - Atenção Plena.

Espero por vós!


Dina Lapa de Campos

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



             O MENOS E O MAIS


       Duas das muitas faces desta cidade viva e em plena vida, não tanto nem aquela que nós os que a amamos bem desejávamos. Hoje queremos focar, neste diálogo semanal que mantemos sobre Faro (as suas gentes, as suas «coisas», o seu passado, presente e futuro...) dois aspectos que nos tocaram nas deambulações possíveis.

      O primeiro refere-se às demolições em curso no Largo 25 de Abril, que outrora foi chamado de Marechal Carmona e que durante décadas, ali no Bairro Lethes, foi um verdadeiro «museu urbanístico», sustentável e acolhedor, com vivendas de excelente concepção e nível vivencial. Um dos últimos edifícios a resistir, onde morou o industrial alemão Fritz Henzler, proprietário de uma das maiores fábricas corticeiras do País, com quase 600 operários e cujas ruínas em Bom João de Baixo atestam bem do que era esta potência industrial. Aquele cidadão era também o Cônsul da Alemanha e entre as recordações que habitam o meu museu de lembranças, figura a manifestação ali ocorrida em 1945, no final da II Grande Guerra. A vitória dos Aliados determinou a expressão de alegria perante os nazis e com os meus8 anos lá fui no que se disse contra a Alemanha de Hitler.

Na sequência da legislação então surgida a firma passou do nome do alemão Fritz Henzler para Torres Pinto, Lda. Ali funcionou também a Delegação da RTP, durante vários anos, até passar, o que acontece actualmente nas instalações da RDP, á Senhora da saúde. 

O prédio contíguo, também no estilo vivenda apalaçada era o solar da família Louro, outro conhecido industrial do sector corticeiro, com instalações na EN 125, é também sugado nesta missão que vai por certo resultar num volumoso e rendível imóvel.

O aspecto positivo vem-nos das obras de restauro do centenário edifício do Montepio dos Artistas, constituído em 1856 e em cujo primeiro andar funciona, desde a sua criação (1906) a Sociedade dos Artistas, com inteiro e integral respeito pelo seu tratado arquitectónico.

Dois aspectos desta querida cidade à beira Ria plantada.


         TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

             O Algarve figura entre os destinos turísticos mais procurado pelos ingleses, de modo aproveitando o período de férias proporcionado pelo Jubileu da Rainha Isabel II (75 anos da coroação) a ocorrer entre 2 e 5 de Junho.

              O Governo criou um programa especial especificadamente para o Algarve, no valor de 200 milhões de euros, no sentido de redinamizar o sector. Foi anunciado em Castro Marim pela Secretária de Estado Turismo, Rita Marques que referiu também a criação de um novo programa para substituir o «Algarve 365».

          A Garvetur, de que é CEO, Reinaldo Teixeira, iniciou a venda de 35 apartamentos, do futuro Vilamoura Lakes, perto da Praia da Falésia, cujas obras de construção se vão iniciar em Setembro.

          Manuel Pires, o algarvio que é chefe de cozinha do Restaurante Santa Maria Petisca, junto á Doca de Faro, ao vencer a etapa Regional do Sul e Ilhas do Concurso do «Chefe Cozinheiro do Ano» é um dos seis finalistas desta prova.

          A criação pelos autocarros «VAMUS» de um passe - trânsito permite conhecer o Algarve e pode ser adquirido nos Postos de Turismo. O preço é de 35 euros (3 dias) ou 45 euros (7 dias).

        Atracou ao porto de Portimão o navio de cruzeiros «Europa», vindo de Casablanca e que seguiu para Lisboa, com turistas alemães.

         No Museu do Mar, em Portimão, decorreu uma conferência aberta ao público sobre temas para o desenvolvimento e progresso do turismo.

         Numa residência na aldeia da Tôr (Loulé) reuniram-se artesãos, chefes de cozinha e designers desafiados pelo projecto «Algarve craft and food», unindo a gastronomia ao artesanato, na valorização da identidade regional.

         Assinalando o «Dia da Marinha» (20 de Maio) este ano comemorado em Faro, o chef algarvio Leonel Pereira (1 estrela Michelin) antigo fuzileiro naval, recebeu, no seu restaurante na capital algarvia, uma equipa de formadores da Armada, vivendo-se todo o conjunto de operações que levam á confecção de uma refeição. 


                                                                                 JOÃO LEAL