sábado, 18 de junho de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



       «DIÁLOGOS IMPROVÁVEIS - O POPULISTA, O DEMOCRATA, O RADICAL E A OPINIÃO PÚBLICA»

                                       CORONEL MANUEL PEDROSO MARQUES

             Foi ao Prof. Doutor António Branco (ex- Reitor da Universidade do Algarve) que coube a apresentação do livro «Diálogos Improváveis - o populista, o democrata, o radical e a opinião pública», da autoria do Coronel Manuel Pedroso Marques.

               O acto teve lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé e a obra visa «clarificar conceitos em forma de personagens».


                 «INVESTIGAÇÃO DOS CRIMES COM ANIMAIS DE COMPANHIA NA PERSPECTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO»

                                 DR. PAULO SEPÚLVEDA

                    Naquele mesmo espaço de cultura foi apresentada pela Dra. Ana Poeta o livro «Investigação dos crimes com animais de companhia na perspectiva do Ministério Público», de que é autor o Dr. Paulo Sepúlveda, Procurador de Instrução Criminal de Loulé. Licenciado em Direito (Universidade Lusíada) é natural de Lisboa . Trata-se de uma obra pioneira nesta «complexa» matéria de «grande cumplicidade».

          «LA EXPEDICION DEL CORSÁRIO PORTUGUÊS D. GONÇALO CARMELO A LAS COSTAS DE HUELVA - 1336»

                                         DR. FERNANDO PESSANHA

              Abrindo as «Veladas Literárias», que decorrem no Páteo das Letras, em Punta Umbria (Espanha) foi apresentado o livro «La expedicion del corsário português D. Gonçalo Carmelo a las costas de Huelva - 1336», da autoria do conceituado investigador algarvio Dr. Fernando Pessanha. Inicialmente publicado na revista «Huelva en su Historia»  foi agora editado por «Edições Guadiana», com capa de Adélia M. Sevilla e narra «uma expedição daquele corsário silenciada pelas crónicas espanholas nomeadamente Lepe e Gibraleon na Guerra luso - castelhana de 1336 / 39».


                                                                            JOÃO LEAL


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


                 Sob a direcção do conhecido Chef José Avilez abriu na Quinta do Lago o restaurante «Tasca».

                 A Raynair vai criar uma nova rota ente Faro e Francforte Hahn no início da próxima estação baixa.

                   O «Baloiço do Caldeirão» é uma nova atracção da aldeia do Ameixial, na Serra do Caldeirão, em plena EN 2 com um panorama que, «se estende da serra ao mar».

                    O «Festival da Sardinha» que anualmente se realiza em Portimão foi considerado «o melhor evento gastronómico da Europa». Este ano terá lugar entre 3 e 7 de Agosto.

                     No Algarve a «melhor cidade para negócios e viver» é Faro, enquanto que Albufeira foi considerada a «melhor cidade para visitar», segundo o estudo elaborado pela Bloom Consulting.

                      A EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) foi uma das 12 vencedoras do concurso «Reciclar é na boa», promovido pela Academia Ponto Verde e a que concorreram 120 estabelecimentos.

                       No decurso do mês de Maio, segundo a AEHTA (Associação dos Estabelecimentos Hoteleiros e Turísticos do Algarve) a ocupação dos estabelecimentos alcançou a média registada nos últimos 25 anos, mas ainda abaixo do verificado em Maio de 2019.

                       Pela primeira vez atracou ao porto de Portimão o navio de cruzeiros «Seven Seas Voyageur», vindo, com turistas americanos de Cádis e seguindo para Lisboa.


                                                                                        JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                            «AUTARQUIA DO ANO»


         É motivo de justificado e empenhado interesse e júbilo, para todos nós fregueses da União Freguesias de Faro (Sé / São Pedro) - UFF, aqui nascidos ou residentes, a merecida atribuição a esta entidade do título de «Autarquia do Ano».

            Foi o mesmo concedido pela prestigiada «Lisbon Awards Group» que já no ano anterior havia distinguido a UFF pela sua prestante actividade.

              Ora, nesta terceira edição do certame, aconteceu como reconhecimento pelo «Projecto de Economia Circular. Consciencialização Ambiental», que a todos importa e com todos interfere e a que a entidade galardoada tem dedicado um interesse ímpar.

                Foi o respectivo troféu recebido, em Lisboa, pelo empenhado Presidente da União de Freguesias de Faro (Sé / São Pedro), Eng. Bruno Lage, um cidadão de mérito no prosseguimento do que foi a entrega plena á Comunidade Algarvia dos seus «maiores», de que, com saudade o recordamos, fomos dedicados amigos - seu bisavô e seu avô maternos, os lembrados jornalistas Cruz Azevedo e Hélder Azevedo.

            Estas questões que se prendem com inteira reciprocidade, a economia circular e o meio ambiente, envolvem-nos a todos, porque não conhecemos um «Plano B» para salvar a casa comum, o planeta Terra, em degradação e onde comumente vivemos.

             Se a hora é de júbilo e de bater as palmas de satisfação, é-o sobretudo de responsabilização dos nossos deveres e dos direitos que lhes estão ensimesmados.

              Assim entendemos a regionalização e a descentralização com novas e aliciantes tarefas para os Órgãos eleitos ou constituídos.


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



        OLHÃO NO OCEANO ÍNDICO


                Fica lá longe, no distante Oceano Índico, aquele mesmo que levou o navegador Vasco da Gama, até ás terras lendárias de Goa, Damão e Diu, a Ilha da Reunião, um Departamento Insular da França. Foi lá, nesse bocado da União Europeia, como território francês, que um grupo de jovens e professores da Escola EBI/ JI José Carlos da Maia, deste olhanense concelho se deslocou no âmbito do projecto Erasmus «Música e Teatro ao serviço do diálogo multicultural a actuar juntos, para construir uma identidade europeia comum». 

                  Tem vindo o mesmo a ser coordenado pela professora daquele prestigiado estabelecimento Escolar, Dra. D. Celina Pereira, nele havendo participado também jovens e pedagogos de Lodz (Polónia) e da cidade anfitriã Tampar.

                   Uma missão de grande interesse, nos mais vastos aspectos que marcou a presença da «Cidade de Olhão da Restauração» nas múltiplas actividades que decorreram na Ilha da Reunião, que fica perto de Madagáscar.

                  A terra olhanense em participação activa neste encontro, que se espera de futuro, pelos jovens e professores nele empenhados.

                     O Departamento Insular Francês, instituído em 1946, detém o maior PIB per capita da região e é produtor de açúcar de cana, rum, peixe e derivados, baunilha e óleos, sendo o turismo, especialmente franceses, outra das actividades económicas em destaque.

                    Uma troca recíproca desta Embaixada de Olhão, que obteve alta presença em terras do Índico.


                                                                 JOÃO LEAL