quinta-feira, 1 de setembro de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



DR. FERNANDO CABRITA PROPOSTO PARA IMPORTANTE PRÉMIO LUSO

PRÉMIO LUSO - ESPANHOL


O dr. Fernando Cabrita, conhecido advogado olhanense

e um dos nomes maiores da poesia luso - espanhola

contemporânea, foi para o «Prémio Luso - Espanhol de Artes e

Cultura», instituído pela Subdirecção Geral de Relações

Internacionais e União Europeia, do Governo de Espanha.

A candidatura foi proposta pelo Dr. Ignacio Vasquéz

Molini, erudito poeta e respeitado diplomata, que aponta: «Nem há

que dizer que Fernando Cabrita reúne méritos de sobra para

receber esse prémio, depois de tantos anos unindo ambos os lados

da fronteira, acercando poetas espanhóis e portugueses, traduzindo

e publicando antologias e editando poetas consagrados e

emergentes de ambos os lados da raia....»

Uma alta distinção quer para o ilustre olhanense,

responsável primeiro por essa magnífica jornada que decorre em

Olhão, «Poesia ao Sul», como para esta terra marinheira.


JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


          UMA DEVOLUÇÃO DESEJADA


          Encontra-se vazio e sem qualquer espécie de aproveitamento o edifício, situado na Praça D. Francisco Gomes, na paredes meias com o icónico «Arco da Vila», o imóvel onde, desde funcionou durante mais de um século, o Governo Civil do Distrito de Faro.

           Desde a extinção destes Órgãos Administrativos, que representavam o Governo Central na Região, em 2011, numa lei cujo entendimento ainda hoje não é universalmente, que o valioso imóvel, em função da sua situação, cómodos e recheio, se encontra sem qualquer préstimo. Sempre ouvimos dizer que «o Estado é mau gestor» e a situação que aqui descrevemos ilustra bem tal crítico pensamento.

           E que falta existe destes imóveis devolutos na capital sulina, encontrando-se o Estado, todos nós afinal, a pagar rendas e outros encargos. Um desperdício, um esbanjar de quem á pobre!

           O actual detentor é a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) e supunha-se, como na altura  (2011) foi referido que o mesmo seria partilhado com entidades locais e o Governo Central, sempre que algum membro do Governo se deslocasse ao Algarve ou se verificasse algum evento digno de o receber. 

               Para nós a melhor e mais imediata solução era passar o seu usufruto para a Câmara Municipal de Faro, que para ali podia transferir os serviços da Presidência, Vereação e Assembleia Municipal, oferecendo um belo e rico Salão Nobre para eventos de certa grandeza, como aconteceu recentemente com a recepção aos grupos participantes no FolkFaro 2022.

                O imóvel em apreço era o Palacete do Conde de Alte quando o foi adquirido para sede do Governo Civil de Faro em 10 de Julho de 1869, sendo ainda na segunda metade o século XIX construído o novo edifício.

                  Dói-nos ver aquele assinalado espaço votado a uma férrea vontade centralista, pois sabemos dos prosseguidos esforços do Município Farense para obter a sua utilização


CRÓNICA DE FARO POR JOÃO LEAL



                            O «DIA DA CIDADE»


      Ocorre a 7 de Setembro (4ªfeira) mais uma vez a comemoração do «Dia de Faro», na vivência do 482º aniversário sobre a data, em que no ano de 1540, El-Rei de Portugal e dos Algarve, D. João III «O Piedoso» elevou a então Vila de Faro a Cidade.

       Foi um passo decisivo aquela carta régia, na subida de Faro, a capital algarvia e a sede da Diocese e de todo o incremento que, também por aí, o burgo conheceu, recuperando o esplendor havido ao cabo das ocupações romana, árabe e outras.

       Durante muitas décadas o «Feriado Municipal de Faro» foi a 24 de Junho dia dedicado a um dos três Santos Populares, São João Baptista, já que véspera decorriam as festividades joaninas com os mastros, as fogueiras, as marchas populares, a cana verde e a alcachofra, numa noite de alegria e de animação, em que a cidade se enchia de festa e alegria.

      Foi durante a presidência autárquica do Professor João Negrão Belo (1983/1989), que se instituiu a 7 de Setembro esta celebração municipal recordando a elevação de Faro a Cidade.

        Ao recordar-se a «Carta Régia» datada de 1540, uma efeméride plena de sentido, justo é recordar a figura do Monarca, nascido e falecido em Lisboa (1502/1553) e a que a capital sulina não tem prestado a devida e merecida consideração. Lembra-se que Faro não tem uma única artéria com o nome do «Piedoso» (dada a sua profunda vocação religiosa e o haver sido no seu reinado que foi instituído em Portugal o «Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício», de tão trágica recordação. Nem existe qualquer monumento dedicado a este Rei. Falava-se em erguê-la junto ao Arco do Repouso, em local de pouca visibilidade, quando o deveria ser em zona cêntrica, por exemplo na Pontinha (Praça da Liberdade).

       Desconhecemos, na data em que escrevemos esta «Crónica de Faro», quem serão os distinguidos pelo Município, assim como os funcionários municipais, mas a ambos endereçamos as nossas afectivas felicitações e o agradecimento que lhes é devido pelos relevantes serviços prestados em prol da Terra Mãe!  

   


 O FOLKFARO N ARPI


    Mais uma vez o Folkfaro, a maior manifestação folclórica que decorre no Sul de Portugal, reconhecida pelo CEOFF, organismo mundial da UNESCO, esteve na nossa sede, em espectáculo dedicado à 3ª Idade Farense. Este gratificante gesto do Grupo Folclórico de Faro, com os seus 92 anos o decano dos ranchos folclóricos algarvios, trouxe até ao nosso salão de festas um dos agrupamentos convidados. Foi o prestigiado CONJUNTO FOLCLÓRICO ARTE NATIVA, fiel intérprete das danças, cantares e trajes do País Irmão, que é o Brasil. Este grupo, que a todos motivou fortes aplausos, foi constituído em 2014 na cidade de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul. Foram interpretadas as danças tradicionais gaúchas e outras como o samba e o forró.

         


                                                                                  JOÃO LEAL


««LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


               «ARADE»  

                         C. M. LAGOA


              Em edição da Câmara Municipal de Lagoa começou a publicar-se a nova revista cultural denominada «Arade», em homenagem ao rio que banha aquele concelho.

              A publicação assinala o 20º aniversário do Arquivo Municipal de Lagoa e foi apresentada no átrio fronteiro à Igreja Matriz pelo dr. António Maranhão Peixoto (ex- Director do Arquivo Municipal de Viana do Castelo. A revista dedica-se aos trabalhos de investigação histórica, em especial de temática lagoense, bem como da ciência informática.


                   «OS MEMORÁVEIS»

                                                    LÍDIA JORGE


               O livro «Os Memoráveis», da autoria da escritora algarvia Lídia Jorge, um dos nomes maiores da literatura europeia contemporânea, foi traduzido para a língua chinesa, numa edição da «Haithian Publishing House». A obra desta autora algarvia, nascida em Boliqueime, teve a sua primeira edição em 2014 e venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, que lhe foi atribuído pela FENPROF (Federação Nacional dos Professores).


                                                                                 JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


     Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o AEROPORTO GAGO COUTINHO / FARO registou no 1º semestre deste ano um crescimento superior aos 503% em relação a igual período de 2021 e muito perto dos valores de antes da pandemia. Foi de 3,4 milhões o número de passageiros movimentado e o que mais cresceu entre os 3 grandes aeroportos portugueses (Humberto Delgado / Lisboa - 389% e Sá Carneiro / Porto - 385%).

      REINALDO TEIXEIRA, CEO da Garveturs foi distinguido durante a realização da ENBRACI, que teve lugar no Brasil, reunindo centenas de correctores de imóveis.

        O «Chef» JOSÉ AVILLEZ (distinguido com estrela Michelin) abriu um novo restaurante, TASCA, na Quinta do Lago, inspirado no existente no Dubai.

        O «GUADIANA WEEKEND», organizado pela ODIANA, vai decorrer a 10 e 11 de Setembro, nos 4 concelhos do Baixo Guadiana, em simultâneo com as Festas de Alcoutim e procurando mostrar toda a beleza da zona raiana.

          A 34ª edição da «FEIRA DE DOCES REGIONAIS E CONVENTUAIS», promovida pela União de Freguesias da Sé / São Pedro, tem lugar em Faro (Jardim Manuel Bivar) entre 24 e 28 de Agosto.

           O «SOLAR ALVURA HEALTH HOTEL», situado em Pás do Cerro (Moncarapacho), uma aposta da médica finlandesa Eva Aromanos, começou a funcionar com 21 quartos. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Aquela médica e empresária possui unidades idênticas (turismo de saúde) na Irlanda.

             «Á MESA NO BAIXO GUADIANA: A SERRA, O RIO E MAR», é uma acção do «Chef» Rui Silvestre (estrela Michelin), que tem como produtos «estrela» o figo, o mel e os citrinos.


                                                                                     JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


ESTE NÃO É O OLHANENSE DAS GENTES DE OLHÃO


Nas últimas temporadas futebolísticas o glorioso, centenário e

histórico Sporting Clube Olhanense, orgulho de toda uma Região,

tem andado afastado das posições cimeiras e da constante citação

jornalística, a que durante épocas no habituou. Outro tanto diremos

em relação á presente época futebolística de 2022/23, sem que

algo se saiba do que vai ser e das perspectivas de subida de

escalão.

Certo é que, na formação futebolística o Olhanense continua a

desenvolver uma acção digna de todo o apreço, mantendo uma

tradição que tem no sempre saudoso Mestre Cassiano o seu

expoente maior.

Notícia tem-no sido face a circunstâncias indesejáveis que se

têm vindo progressivamente a acumular e a deixar o clube maior da

Cidade Cubista em situação pouco invejável.

Os mais afectos sócios já o entenderam e manifestaram o seu

acrisolado ensejo de mudança em várias assembleias gerais, sem

que até agora surgisse, pelo menos que o seja do conhecimento

público, um travão a esta queda.

Este não é o Sporting Clube Olhanense quando em fundaram

em 1912 Armando Amâncio e outros nomes conhecidos; como não

o é o clube que em 1924, nos tempos de Cândido Ventura, foi

campeão de Portugal; como não o é o da década de 40 do século

passado, quando foi finalista da Taça de Portugal; nem tão pouco o

Olhanense das gloriosas subidas e êxitos das décadas de 50 e

seguintes. Tão pouco é aquele Clube que tinha a dirigi-lo gente

determinada da estirpe de um José dos Santos, António Leal e

tantos outros.

Hão-de pairam os «olhanenses» que envergaram com

determinação, empenho e valor, a camisola «negro / rubra» de um

Raúl Tamanqueiro, Grazina, Abrão, Poeiras, Reinas, Loulé,

Joaquim Paulo, Alexandrino e toda uma inumerável multidão de

nomes ao longo de sucessivas gerações?


Este não é o Olhanense do Eng. Diamantino Piloto (meu

saudoso professor de Matemática), do Herculano Valente, do

Deodato Pires e de homens de letras e de crença no seu amado

clube.

É, de há muito, tempo de dizer basta! Queremos um

Sporting Clube Olhanense em consonância com o seu passado, o

seu historial e a gradeza construída com empenho e querer. Aquele

mesmo querer fazia dele «o menino querido» das gentes

olhanenses!


JOÃO LEAL

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



EDUCAR E FORMAR


                      Entre a Câmara Municipal de Olhão e o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes vai assinado um protocolo visando a proposta de candidatura à criação de CTE (Centro Tecnológico Especial). Caso a proposta mereça a concordância pelas entidades competentes haverá um apoio superior a 1 milhão e setecentos mil euros para suportar as despesas de funcionamento desta inovação pedagógica.

                       O seu objectivo é reforçar a capacidade de resposta educativa e a formação de jovens e adultos, contribuindo também para o esbater das desigualdades sociais e de género, aumentando a resiliência do emprego.

                       Educar e formar, na concretização do velho, mas sempre actual provérbio «não me dês um peixe, mas sim uma cana de pesca», é em suma a razão desta novel acção, ligando a autarquia e o agrupamento escolar.

                       São dois os CTE,S propostas nesta candidatura: um de Tecnologia Digital e outro de Tecnologia Informática.

                       Uma inovação na terra olhanense que se saúda e se formulam votos pela sua aprovação.


                                                               JOÃO LEAL