segunda-feira, 31 de março de 2025

INFORMAÇÃO da DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA TOMÁS CABREIRA

Caros colegas costeletas e, caras colegas costeletas.
Depois das nossas informações de 17 de fevereiro e de março do corrente ano, vimos ao vosso encontro com mais alguns dados, sobre o nosso almoço/convivio a realizar no dia dia 26 de Abril próximo.
Assim, informo que já temos o nome de melhor aluno para atribui o referido prémio e já temos a certeza do nome do patrono que será um ex. professor da nossa Escola como, uma pessoa bem reconhecida da nossa cidade.
A ementa já está escolhida em colaboração com a cozinheira da cantina. O seu custo será de 20 argolas no mínimo dos mínimos. 
Este convívio, está aberto a todos os costeletas desde alunos, professores e pessoal auxiliar. Ao referir-me a todos os costeletas, nunca foi minha intenção, como Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás criar divisões entre alunos anteriores à minha geração, da minha ou após a minha geração. Pois todos somos costeletas desde a Serpa Pinto, passando pelo Escola Industrial e Comercial de Faro até aos dias de hoje com a Escola Secundária Tomás Cabreira temos histórias para contarmos uns aos outros. Encarecidamente, peço-vos que nos juntemos num só grupo de costeletas e não em alguns grupos existentes com o devido respeito que tenho por todos incluindo os fundadores da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás.

O Presidente da AAAETCabreira

Florêncio Pereira Vargues 

quarta-feira, 26 de março de 2025

CRÓNICA DE DIOGO SOUSA

....Trouxe este texto da página do Professor Rodrigo De Sá-Nogueira Saraiva. Antes de lerem o que vou escrever, devem abrir o texto....eu só vou dizer o que me veio à memória....ao lê-lo. E vou muito longe no passado, aos meus 14 anos...

....e tudo começa por algo que já por aqui tenho falado, o meu "chumbar " no quarto ano da nossa Escola Industrial e Comercial de Faro....quando mesmo sem ser um excelente aluno, tinha médias para ir a exame....mas não fui. O nosso professor de Matemática, Dr. Tavares de Matos, achou por bem cortar-me as pernas....e vamos ao " como começou ". Os meus colegas desse tempo talvez se lembrem, o Graça ( aqui no Face como Jose Ponte e o meu parceiro Joaquim Ponte Coelho  ...) 

...naquele tempo, no fim de cada período escolar haviam as " aulas de festa " e isto passa-se no ultimo dia de aulas do segundo periodo na aula de "Desenho Industrial " do eng.  João Neves Pereira ( a que nós chamavamos de engenheirinho pela sua fraca estatura fisica ). Foi na sala seis, uma daquelas grandes salas com estiradores para desenho...assistiam vários professores e alunos de outras turmas, um dos nossos colegas de Olhão, esqueci o nome, tinha um acordeão e....animava a festa....! Ás tantas, o professor Tavares de Matos, olhou para a assistencia, e escolheu, o que me pareceu serem os mais " fraquinhos ou franzinos  fisicamente ", eu e uma miuda tambem franzina e exigiu ou ordenou que dançassemos no estrado em frente ao quadro....! Eu nem me recordo quem foi a nossa colega escolhida, só sei que recusei e, respondi:- " só danço se o Sr Dr. dançar também "....! 

...a risada foi geral....e até palmas houve...e a aula de festa acabou ali.

...no horário seguinte tivemos uma aula de Matemática, seria a última e ela tambem festa ....com o dito Tavares de Matos. Aula de festa nem pensar, assim que entrou na sala, a 15, apontou para mim para ir ao quadro....! e começou aquilo que naquele tempo se chamava " uma chamada ". Fiquei aterrorizado e só me lembro que me senti no espaço, dentro de uma nuvem e era como se a sala rodasse  ou rodopiasse à minha volta....! e o professor fez não sei quantas perguntas, a nenhuma respondi e se ele me perguntasse quantos eram dois mais dois eu não saberia, tal era o meu mêdo ....as médias do periodo vêm passados uns dias e eu tive UM CINCO a matemática...! Média que naquele tempo te mandava para casa com o ano chumbado....quando para mim, até ali eu teria média para 12 ou 13...! 

...para fazer a história pequena, no ano seguinte decidi contra a vontade de meus pais que queriam que eu continuasse nas aulas de DIA, decidi e em boa hora voltar mas à NOITE.... e tive como professora de matemática a dona Aurora Bagarrão que me deu média de 15 e dispensei ao exame, tal com,o a Fisica com o professor Jorge que tambem dispensei ...e agora chegamos onde eu queria ...e que comparo no conteúdo ao texto do professor aqui postado.

....Todos nos lembramos da " Pescocinha ", , não me recordo o nome dela, era nossa professora de Português e deu-nos um  trabalho para casa para ser feito em " discurso directo "....Bem, fiz e dei-lhe o titulo de " O DOM DE FALAR " onde eu nos meus 15 anos já achava que os homens, tendo « o dom de falar » se deveriam entender e não fazer guerras, entendendo-se falando....! 

...a Dra " Pescocinha " leu o texto para aula  e, no fim, a sós,  diz-me :- " sabes Diogo, este teu trabalho vai ser exposto lá nas vitrines da entrada porque, se fosse eu a dizer isto prendiam-me "... e o texto lá esteve...

...o tempo passou, alguns anos, eu acabei o curso de " formação de serralheiros " à noite, por causa do "pulha do Tavares de Matos ", nunca fiz uso dele na vida a não ser do que aprendi...e vim a saber depois que a professora era filiada e dirigente no PCP em Faro....por isso me disse e eu não percebi na altura: « se fosse eu a dizer isto prendiam-me »

PS-!) O nosso amigo e tambem colega " costeleta " acabou de me recordar o nome da Dona Candida a quem a rapaziada chamava  de " pescocinha " por ser baixinha e de curto pescoço ...Obrigado José Cabrita Nascimento

segunda-feira, 24 de março de 2025

DIVAGANDO


Cada um sabe fazer...
Aquilo que vai na alma...
No seu modo de escrever
A poesia dá-nos calma! 

Nessas horas de acalmia
Aquilo que nos oprime...
A mensagem da poesia
Tem algo que nos redime! 

Se fazes como ninguém 
Isso é muito natural...
Cada um com o que tem
Deve ser original!

Mas o que vejo hoje em dia?
Muita gente a plagiar...
Querem ter a regalia...
Mas vivem a copiar!

Muitos elogios que vejo...
A quem jamais os merece
Mas das notas do solfejo 
Somente "dó" acontece!!!

Maria José Fraqueza

sábado, 22 de março de 2025

TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

A AHETA (ASSOCIAÇÃO DOS HÓTEIS E EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS DO ALGARVE) ASSINALANDO O 30º ANIVERSÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO REALIZA UMA SESSÃO COMEMORATIVA EM ALBUFEIRA, NO DIA 29 DE MAIO, EM QUE SERÁ ORADOR O DR. MÁRIO CENTENO, PRESIDENTE DO BANCO DE PORTUGAL.

    A ATP (ASSOCIAÇÃO DO TURISMO DE PORTIMÃO) ELEGEU OS NOVOS CORPOS GERENTES PARA O BIÉNIO 2025/27, SENDO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO O DIRECTOR HOTELLEIRO FERNANDO ROCHA.

     AO COMPLEXO DE LUXO «VERDE LAGO RESORT» (CASTRO MARIM), FOI ATRIBUÍDO O GALARDÃO «AWARD GREEN» PELA SUA ACÇAO EM PROL DO TURISMO DE SUSTENNTABILIDADE.

    A CÃMARA MUNICIPALDE LOULÉ FOI GALARDOADA NA RECENTE BTL COM O PRÉMIO «GREEN DESTINATION», PELO SEU RECONHECIDO ESFORÇO EM PROL DO TURISMO SUSTENTÁVEL.

    A HIGHATE NOMEOU PARA DIRECTORA GERAL DO NOVO HOTEL QUE AQUELE GRUPO TEM EM CONSTRUÇÃO EM SÃO RAFAEL (ALBUFEIRA) E QUE ABRIRÁ NO 2º SEMESTRE DESTE ANO A CONHECIDA DIRECTORA HOTELEIRA CATARINA SIMÕES.

    O PRESIDENTE DA RTA (REGIÃO DE TURISMO DO ALGARVE) PROFERIU EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO UMA CONFERÊNCIA SOBRA SUSTENTABILIDADE EM TURISMO.

      NO DIA 7 DE ABRIL VAI DECORRER NO AUDITÓRIO CARLOS DO CARMO, EM LAGOA, A FEIRA DE ENOTURISMO ALGARVE, EXCLUSIVAMENTE PARA PROFISSIONAIS DO SECTOR.

      ENTRE 30 DE ABRIL E 4 DE MAIO TEM LUGAR EM LAGOS O XII FESTIVAL DOS DESCOBRIMENTOS.

        O «FESTIVAL PÉ NA TERRA», QUE VINHA SENDO REALIZADO NA FUSETA VAI ACONTECER, PELA PRIMEIRA VEZ EM PRINCÍPIOS DE SETEMBRO NO ANCÃO.

      ENCONTRA-SE EM CONSULTA PÚBLICA O PLANO DE URBANIZAÇÃO DA QUINTA DO PATEIRO, EM SILVES, QUE PREVÊ UM TOTAL DE 600 CAMAS HOTELEIRAS.

      O ALGARVE ALCANÇOU TRÊS PRIMEIROS PRÉMIOS NO «IBERIAN FESTIVAL AWARDS», QUE DECORREU EM ALMANCIL PELA PRIMEIRA VEZ.

       O MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA VAI INVESTIR 4 MILHÕES DE EUROS NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PAVILHÃO PARA RECEBER, EM 2026, O «ALBUFEIRA CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO».

        O «FESTIVAL MED» VAI DECORRER EM LOULÉ, DE 26 A 29 DE JUNHO TENDO COMO PAÍS CONVIDADO CABO VERDE.

         DE 21 A 23 DE MARÇO DECORRE EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E ISLA CRISTINA (ESPANHA) O «II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA» QUE VERSARÁ O TEMA: «O TERRAMOTO DE 1755 TEMPOS DIFÍCEIS DOS DOIS LADOS DA FRONTEIRA».


                                                  JOÃO LEAL

quarta-feira, 19 de março de 2025

"Dia do Pai"


Pai... que estás no Céu...

Hoje em que celebramos o teu dia
a minha alma suspirando fantasia
levantou voo e chegou a Nazaré.
Numa pequena carpintaria
Costurava a Virgem Maria
Junto ao bem aventurado S. José.

Um pai, alegre e trabalhador
todo compreensão e amor
exemplo de vida para Jesus.
Também tu, à tua maneira
foste um pai a vida inteira
e carregaste pesada cruz.

Nem sempre o que se sente
mostra que a alma da gente
está dorida como o coração.
E a palavra atirada com vigor
cai como uma pedra em furor
porque fora dura a repreensão.

Os anos que foram passando
as mágoas foram quebrando
e o momento é de reconciliação.
Sei que aí me estás ouvindo
até creio que te vejo sorrindo
feliz por me dares o teu perdão.

Obrigada por tudo que fizeste
pela educação que me deste
num tempo difícil d' entender.
E se foste por vezes agreste
e eu pensando como pudeste
hoje, já te posso compreender.

Recebe meu amor nessa mão
que tinha força, verdade e pão
e goza do eterno o esplendor
enquanto por aqui caminhando
vou meus defeitos consertando.
Pede por mim ajuda ao Senhor.

Pai...  que estás no Céu!

Lutilia Rocha

HOJE É O DIA DO PAI

EU TIVE 3 PAIS MARAVILHOSOS 
O PRIMEIRO - PAI BIOLÓGICO 
O SEGUNDO O .MEU PAI AVÓ 
O TERCEIRO O MEU PADRINHO

O PRIMEIRO   O SEGUNDO E O TERCEIRO

O PRIMEIRO  - tinha apenas quatro anos idade quando ele faleceu num acidente numa das viagens que ia para Lisboa no seu serviço
Antes de partir havia na tarde desse dia dormido com ele. Pedi-lhe para me contar.um conto que ele inventou e que nessa noite lhe sconteceu. Sei que o trágico acidente marcou toda a minha vida com um trauma. 
O SEGUNDO - O meu avô aprendi com ele a fazer quadras populares e poesia a mote e a cantar as cantigas que fazia cantando como eu tsmbem faço. Além dos grandes ensinamentos, lições de vida.
E O TERCEIRO Com quem a minha mãe casou foi o maior exemplo dum pai assumido, verdadeiro e humano. Deixou de fumar para que com esse dinheiro que ele gastava em cigarros desse para pagar as propinas e  transporte para a Escola em Faro onde fui estudar. A ele devo o ser Professora - o que sempre sonhei ser!!!

Maria José Fraqueza

terça-feira, 18 de março de 2025

Crónica de Faro João Leal

MAIS DE 19%....


Atingiu um aumento de 19,3% o preço das habitações, durante o mês de Fevereiro, em média nos concelhos algarvios. A frieza deste acréscimo revela de forma expressiva e uma vez mais o que é um dos mais instantes problemas da Região: a habitação.

Efectivamente em cada dia que passa mais e mais díficil se torna alugar casa ou adquiri-la no Sul do País, que foi a Região Portuguesa onde este indesejável aumento conheceu o seu mais alto valor.

Diz a Constituição da República Portuguesa, lei fundamental da Nação,  que é um direito o ter casa para residir, o que é desde logo desmentido face a estes números escandalosos e ao cada vez maior número (são as estatísticas oficiais que o confirmam, dos sem - abrigo a inundarem os burgos portugueses).

Diz este problema, que a par da Educação, da Saúde e da Justiça, surge nas questões prioritárias da Lusitana Grei, que é preciso e já, fazer uma actuação musculada.

Uma acção, como o foi nos anos trinta a sessenta do século passado com as escolas primárias conhecidas por «Plano dos Centenários» e cuja utilidade, em muitos casos, ainda hoje se verifica. Existem terrenos livres, dispondo dos mesmos a grande maioria dos municípios, de Norte a Sul. Dinheiro esse é verificarem-se os lucros fabulosos da Banca, um parte do qual podia e devia ser cativado para este fim, com taxas correspondentes às que os Bancos pagam aos depositantes. Mão de obra é, com facilidade, recrutável (veja-se os números de desempregados pu em falsa situação de emprego).

É avançar-se e já hoje (que o ontem foi mais um dia perdido) com o «Plano Nacional de Habitação». Precisam-no os portugueses carentes, que muitos milhares o são e necessita o País, que tem aqui um dos seus problemas maiores.

TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

Encontra-se em consulta pública o empreendimento turístico da Quinta do Pateiro, nos arredores de Silves, o qual comporta 600 camas turísticas.

Promovido pela Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, realiza-se na primeira destas localidades a 29 de Março a «Noite do Vinho e dos Sabores a Fado».

O Ombria Golfe, no interior do concelho de Loulé, foi classificado como um dos 10 melhores resorts de golfe da Europa.

Reabriu o Zoo Marine, o maior parque temático do País, localizado na Guia (Albufeira).

Abrirá em Julho, na Praia da Falésia (Albufeira) o «Porto Bay Ocean Club», com 350 quarto.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai investir 1,6 milhões de euros no enchimento do areal entre as praias do Vau e dos 3 Castelos, em Portimão.

De 23 a 29 de Março vai decorrer o Rally Casinos do Algarve que inclui no seu itinerário os concelhos de Lagoa, Lagos, Portimão e Silves.

O aeroporto Gago Coutinho / Faro terá este Verão 86 rotas, sendo novidades os voos para Nova Iorque, Helsínquia e Reiquejávique. 


 JOÃO LEAL           

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

MONUMENTO AO AGRICULTOR EM MONCARAPACHO


   De grande significado foi inaugurado na sede da freguesia da Vila de Moncarapacho o «Monumento ao Agricultor», numa homenagem a quantos trabalham a terra para satisfazer as necessidades fundamentais das comunidades. Presidiu o dr. António Pina (Presidente da Câmara Municipal de Olhão), que se fazia acompanhar de várias entidades locais e concelhias. Encerra deste modo como elevado sentido de se tratar do território agrícola maior do município olhanense o ciclo dedicado pela Autarquia às Profissões. 

   A última a ser inaugurada fora «O Mariscador», numa das rotundas junto à Doca de Pesca, em Olhão e que se iniciara com o «Monumento à Conserveira», numa outra rotunda naquela zona.

  A estátua deste «ciclo das profissões» representa um agricultor numa carroça típica algarvia e enquadra-se em plenitude monumental e de significado já que Moncarapacho é terre pródiga em produtos do campo, entre os quais o azeite que saído, das Quintas Von Rosen tem conquistado os maiores troféus nos mais prestigiados certames oliveícolas mundiais.



                                                                                                                 JOÃO LEAL

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


   O presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, lamentou junto do Governo o estado de ruína completa em que se encontra o Forte da Meia Praia,

   O ex - hotel Dom Pedro Vilamoura reabrirá, após importantes obras de reabilitação como uma unidade da cadeia Hyatt Regency.

    A conhecida profissional Eduarda Neves foi eleita, em assembleia geral, CEO da «Portugal Tavel Fair, depois de um período em que foi Vice - Presidente.

     Entre os 80 voos anunciados para Portugal, no próximo Verão, incluem-se os 5 voos semanais de vários aeroportos espanhóis para o Aeroporto Gago Coutinho / Faro.

     Teve vasta participação o «Festival de Papas de Milho e do Fregenes - carne de porco frita em banha» e que decorreu em Odeáxere.

      A Convenção da Rede de Agências «Mercado de Viagens» decorreu no Hotel Vila Galé.

       A cidade de Lagos receberá a10 de Junho de 2025 as comemorações do «Dia de Portugal, das Comunidades e de Camões».

        Albufeira em Árabe é o título do último livro de Paolo Rossi, que se encontra à venda no Amazon. 


                                                                          JOÃO LEAL

NECROLOGIA

MARIA LISETE FAUSTINO ALVES PIRES

Mais uma costeleta da «velha guarda» deixou-nos com toda a saudade que sempre suscita a morte dos que foram nossos companheiros na Escola Tomás Cabreira. A Maria Lisete Faustino Alves Pires, era viúva, contava 88 anos de idade, natural e residente em Faro e frequentou o Curso Geral de Comércio. O seu corpo esteve em velório na Capela do Crematório do Cemitério da Penha, seguindo-se a cremação. Gozando de gerais simpatias a morte da Maria Lisete deixou em todos a mais profunda saudade.

Á Família enlutada a expressão do profundo pesar de todos os costeletas.

   

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

APADRINHAR UMA ÁRVORE

    Aflorámos o assunto em anterior «Crónica de Faro» (Um Janeiro Negro) a propósito da escassez da floração das amendoeiras no Algarve, que foi um dos grandes cartazes turísticos da nossa Região, durante décadas e décadas, motivo de conhecidas obras de arte, de lendas tradicionais e de uma beleza paisagística única que fazia a «neve vegetal». Muito desta redução se deve, dizem os entendidos que o não somos, à falta de tratamentos (podagem, recolha de frutos ano após ano e outras questões) por via da pouca rentabilidade ao invés do que sucede em outras regiões portuguesas, casos do Alto Douro (uma tradição) ou do Alentejo (uma inovação, a que não é estranho, aqui como noutros casos agrícolas do grande lago «europeu» do Alqueva.

    Vem-nos da Andaluzia, a vizinha região espanhola donde nos chegam positivas ideias nem sempre aproveitadas, uma possível sugestão para o caso das amendoeiras em terras algarvias. Face ao grande número de oliveiras, algumas de elevada idade e porte avantajado, que são um testemunho da paisagem andaluza, necessitando em muitos casos de cuidados especiais, criaram-se os «Núcleos dos Amigos das Oliveiras».

     E em que consiste a sua acção em prol dos «olivos viejos»? Pois existem os «padrinhos das árvores», os quais mediante um contributo anual ou mensal ajudam a poda das árvores, a recolha dos frutos não apanhados e outros cuidados necessários.

     Entre nós a ideia foi aproveitada (caso de Reguengos de Monsaraz, entre outros, no Alentejo) surgindo os «padrinhos das árvores», que além da placa com identificação do padrinho, este recolhe uma pequena margem da colheita alcançada.

  Duranta anos houve a chamada «festa da árvore e o culto da mesma». No anterior regime político este culto, argumentando os seus mentores, ligação aos ideais maçónicos, foi proibido este «culto da árvore». Mais do que razão suficiente para ser retomado e dar-se um renovado aspecto à paisagem ambiental. 

 Não será uma linha a percorrer-se em relação ao amendoal algarvio?

A sugestão aqui fica. 

   

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

UM ASSUNTO QUE IMPORTA A TODO O ALGARVE

 Hoje deixamos a capital sulina e vamos abalada até «às terras do Senhor Infante» ou seja dedicamos este espaço à Zona Vicentina. É um assunto que importa a todo o Algarve pelas implicações havidas no seu mais importante sector económico, o turismo.

Com efeito o que se passa no histórico triângulo Capela de Guadalupe - Fortaleza de Sagres - Convento / Farol de São Vicente, no concelho de Vila do Bispo, importa e afecta a actividade turística algarvia. A situação / situações mantêm-se desde há alguns anos e merecedora de uma intervenção de há muito aguardada. Seja-o por iniciativa das entidades autárquicas (Executivo ou Assembleia Municipal) ou da própria RTA (Região de Turismo do Algarve, através da sua Direcção ou do Conselho Regional de Turismo), o que importa é que as soluções surjam e se terminem com estas falhas.

Referimo-nos a: ERMIDA / CAPELA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE- ponto importante das viagens que o «Príncipe do Mar» efectuava entre Lagos (onde residia) e o Promontório Sacro (onde instalou a sua «Escola Náutica»). Situada na freguesia da Raposeira, trata-se de uma capela com reminiscências românicas e do gótico tardio, confiada à Direcção Regional de Cultura, após obras de beneficiação e que era local de grande devoção do Infante D. Henrique. Está encerrada e por tal motivo não pode ser visitada.

Outro local - a FORTALEZA DE SAGRES, local icónico da História Pátria e da História Universal. É um dos monumentos nacionais mais visitados e só lamentamos que o preço de ingresso haja conhecido a «bárbara» subida de entrada no local de 3 para 10 euros. Convenhamos que se trata de uma anormal subida.

Finalmente, referimo-nos nesta alusão a três locais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (PNSACV), ao: CONVENTO / FAROL DE SÃO VICENTE, encerrado há dois anos por determinação dos competentes Serviços. Quantos queiram visitar o ponto mais a sudoeste da Europa, o seu Convento onde o corpo do patrono São Vicente e trazido para Lisboa, sempre acompanhado por dois corvos, ainda hoje presentes na heráldica da capital. Ninguém ali entra e muitos são, em especial os turistas dos cruzeiros que aportam a Portimão. Quem fica a perder? Claro que a economia local, regional e nacional. Fáceis as aplicações a prover para solucionar três questões da Costa Vicentina que importam a todo o Algarve.

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

O resort de luxo «Conrad Algarve», na Quinta do Lago (Loulé) foi distinguido com o «Forbes 4 Star Hotel».

   Nos dias 12 e 17 de Abril vão decorrer, em Alcoutim, os «Trilhos Inter - Vivos», tendo em vista mostrar o concelho da beira Guadiana.

  Renasceu em Santo Estevão (Tavira) a Cerâmica da Fonte Salgada, criada em 1985, num misto de inovação tecnológica e de respeito pela tradição.

   Decorreu em São Brás de Alportel a «1ª Gala do Caldeirão», que foi presidida pelo Grão Mestre Gonçalo Mesquita, em que foram realçados os valores gastronómicos daquela zona serrana algarvia.

    Na Praia da Lota (Vila Real de Santo António) vai iniciar-se em 2025 a construção do empreendimento turístico de luxo «Body Holidays», num investimento de 180 milhões de euros e com 224 habitações.

   Ângela Vieira, aluna da EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) vai representar Portugal no «Encon5tro Internacional de Escolas Hoteleiras», que se realiza em Novembro na Suécia.

    O Município de Albufeira tem em consulta pública um «Código de Conduta» visando a proibição da nudez e do biquini nos espaços públicos daquele Concelho.

      Após o competente visto do Tribunal de Contas foram retomadas as ligações aéreas regionais entre Portimão e Bragança, com escalas em Cascais, Viseu e Vila Real.

      A «Feira da Aguardente e do Mel» vai ter lugar na Cortelha (Salir) no dia 8 de Março.

      O Aeroporto Gago Coutinho / Faro alcançou em 2024 o maior movimento de passageiros (9,8 milhões), o que representa mais 4,7% do que no ano anterior.

     O Reino Unido com 80,3 milhões de dormidas continua a ser o maior mercado emissor para o Algarve.

      Albufeira é o segundo maior município do País (o 1º é Lisboa) em dormidas turísticas (7,7 milhões no ano findo).

        Em Vaqueiros (Alcoutim) decorre a 9 de Março a «Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco».

        A RTA e a Tertúlia Algarvia lançam o «Programa de Desenvolvimento de Turismo de Experiências Culturais e Criativas do Algarve».

         O restaurante «Ocean», no Vila Vita Parc, em Porches, da chefia do «Chef» Hans Neuer, foi considerado pela revista «Vinhos» como o «Restaurante do Ano».

         Provar 300 vinhos por 15 euros foi uma viabilidade que comportou o «Eurípelo Wine Fest», que decorreu no dia 8 de Março no Centro de Congressos Dom Pedro, em Vilamoura.


                                                      JOÃO LEAL 

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

OLHÃO, 7º DESSTINO PARA FÉRIAS NA EUROPA


    A cidade de Olhão e, naturalmente, todo o seu variegado concelho, estão cada vez na alta roda do turismo europeu.

    Chega-nos agora a positiva notícia de que  Olhão foi o 7º lugar escolhida na recolha do «site» de viagens «European Best Destinations». Numa consulta - auscultação aos seus seguidores aquele conhecido e frequentado «site informático»  sobre qual o melhor destino para férias no «Velho Continente» surge a terra olhanense na destacada 7ª posição, a par com famosos locais de férias.

    As intrínsecas condições de que o concelho olhanense oferece quer para o turismo de «sol e praia» (de que referimos a excelência das ilhas do Farol, da Culatra, da Armona e da Fuseta), como cultural (a própria identidade do burgo e de outros povoados, como Fuseta e Moncarapacho) e os museus, igrejas, monumentos, etc. e as ofertas que já hoje dispõe. a par de uma genuína tradição gastronómica, os eventos ao longo do ano («Olhão, onde o Verão não acaba») e de modo muito especial o acolhimento fraterno prestado aos turistas pelos residentes, que ao fim e ao cabo   são os primeiros e mais influentes agentes turísticos...

     E não foi, por certo, as gentes de Olhão ou os Olhanenses espalhados pelo Mundo que votaram neste site informático «European Best Destinations».


                                                                                                             JOÃO LEAL

CRÓNICA DO MEU VIVER OLHANENSE


      CASTA NOVA, UM SENTIDO DE EMPREENDEDORISMO

       

       Um sentido de cidade não se deve limitar apenas e só, ao reconhecimento oficial dessa categoria populacional, mas do aparecimento de serviços que correspondam à satisfação dos ensejos de quantos cidadãos nela residam. Vem isto a propósito da abertura em Olhão de «Casta Nova», que mais do que um espaço de venda de produtos vinícolas e afins, pretende ser uma inovação, num local de partilha e de encontro. Resulta esta iniciativa do espírito de empreendedorismo (faceta desde sempre peculiar, gerações a fundo, das honradas gentes olhanense).

      Neste caso da «Casta Nova», ali na Rua de «A Verdade», nº 8 - telefone 967 937 283 - e-mail infocastanova @gmail.com                                            , que concretiza a vontade do casal de olhanenses Sara Marreiros e Diogo Pinto, que dotaram a cidade de um local onde para além das especialidades de vinhos de todas as regiões portuguesas, se junta o ensejo da partilha de conhecimentos, de características e sabores dos vinhos, estes oriundos, em grande parte, de pequenos produtores, o que desde logo é um garante da sua autenticidade e verdade.

    Olhão teve ampla produção vinícola, com destaque (uma saudade) para o ultra-apreciado «vinho da Fuseta» que chegou a ser exportado para a Rússia.

     A organização de eventos especiais, como reuniões ente produtores e consumidores, é outro dos caminhos da «Casta Nova», a quem desejamos os melhores êxitos.



                                                   JOÃO LEAL


TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

Já foram retomados os voos da Sevenair entre Portimão e Bragança, com escalas em Vila Real, Viseu e Cascais.

         O XII Meeting Digital Health Portugal, visando os temas Saúde e Turismo decorreu, com ampla participação em Lagos.

         A Marina de Portimão foi distinguida, a nível mundial, com a conquista da «International Award».

         O Turismo do Algarve participou, pela 1ª vez, na FNE / WINEFUVAIS / MARKTER», que decorreu em Valladolid (Espanha).

         «Venha conhecer Albufeira» é o título de uma nova série de vídeos destinados a promover aquele concelho algarvio.

         De 1 a 3 de Abril vai decorrer em Faro, promovido pelo ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) um seminário sobre o coelho - bravo.

         Sónia Machado é a nova «Golf Specialist» do  «Domus Lake Algarve», em Vilamoura.

           Cerca de 80% dos visitantes do Museu Arqueológico de Albufeira são estrangeiros, havendo subido o número de visitantes portugueses.

           Olhão é um dos 7 melhores destinos europeus a visitar em 2025, de acordo com o site de turismo «European Best Destinations».

           O «Festival do Contrabando e das Artes» vai ter lugar em Alcoutim e San Lucar del Guadiana entre 4 e 6 de Abril.

            AA - Feira Transfronteiriça Algarve / Andaluzia para Profissões Turísticas decorreu, com ampla participação na Escola de Hotelaria e Turismo em Vila Real de Santo António.


                                                        

JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

ISAAC NADER, UM FARENSE, RECORDISTA DO ATLETISMO PORTUGUÊS

      QUIS OS ACASOS DA VIDA, NESTE CASO OS QUÊS E PORQUÊS DO FUTEBOL PROFISSSIONAL, QUE FARO FOSSE O BERÇO, EM 19 DE AGOSTO DE 1999, DE UM FARENSE QUE VEIO A SER UM DESTACADO NOME DO ATLETISMO EUROPEU.

      DE ORIGEM MAGREBINA É SOBRINHO PATERNO DESSE QUE FOI UM DOS AVANÇADOS MAIS CONCRETIZADORES DO SPORTING CLUBE FARENSE «BOTA DE OIRO» DA I LIGA, HASSAN NADER.

     HOJE HASSAN, QUE SERIA TRANSFERIDO PARA O SPORT LISBOA E BENFICA, FACE Á SUA VEIA GOLEADORA, ENTÃO PELA VERBA FABULOSA DE CINCO MILHÕES, CONTINUA A SER UMA SAUDOSA RECORDAÇÃO PARA AS GENTES DE FARO. POIS ISSAC NADER SEGUIU NOUTRA MODALIDADE, O ATLETISMO, OS CAMINHOS DE FAMA E DE GLÓRIA, TRAÇADOS PELO TIO HASSAN. UMA PRÁTICA DESPORTIVA EM QUE AOS 24 ANOS REÚNE VÁRIOS  RECORDES NACIONAIS, ALGUNS DOS QUAIS COM DEZENAS DE ANOS DE VIVÊNCIA. O ATLETISMO É UMA MODALIDADE BEM POPULAR E QUERIDA DAS GENTES FARENSES. VÊM-NOS Á MEMÓRIA AS LEMBRANÇAS DOS FEITOS DO ATLETA CORTICEIRO CASIMIRO DIAS. APADRINHADO PELO ULTRA LEÃO DR. JOSÉ MEALHA, METIA-SE NO COMBOIO CORREIO NAS NOITES DE SÁBADO PARA CORRER NAS MANHÃS DE DOMINGO, VENCER E VOLTAR, NO PRIMEIIRO COMBOIO, À SUA RESIDÊNCIA NO ALTO RODES. OU MAIS RECENTEMENTE EZEQUIEL CANÁRIO, HONRA E ORGULHO DESTA TERRA SULINA.

    ISAAC NADER INICIOU A PRÁTICA DESPORTIVA NO CD FARO XXI, SEGUIU NO AREIAS DE SÃO JOÃO (ALBUFEIRA) E CORRE, NA ACTUALIDADE PELO SPOR LISBOA E BENFICA, ONDE COLECIONA TÍTULOS APÓS TÍTULOS.

    DIREMOS QUE ELE, FARENSE AQUI NADO E CRIADO, É UM DAS GRANDES ESPERANÇAS PORTUGUESAS, PARA AS PRÓXIMAS OLÍMPIADAS

Crónicas do meu viver olhanense

2050: neutralidade carbónica


Esta é uma das 17 medidas previstas no PMAC - O (Plano Municipal de Acção Climática - Olhão), um documento inédito e de vanguarda que inclui 17 medidas e 85 acções quânticas que visa aumentara resiliência da Cidade da Restauração às mudanças climáticas directas e atingir a neutralidade carbónica no ano de 2050.

É um trabalho de grande rigor científico encomendado pela Câmara Municipal de Olhão ao Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) visando a realização de acções multidisciplinares para que seja um facto o viver com qualidade nesta cidade e proporcionar a todos os residentes o nível qualitativo almejado.

O documento foi apresentado no Auditório Maria Barroso,

havendo seguido para análise e discussão púbica e, posteriormente para votação no executivo autárquico, para que as medidas previstas possam ser executadas. Neste momento os efeitos das alterações climáticas fazem sentir-se em especial na erosão costeira, na seca extrema (felizmente já debelada por via das recentes chuvadas) e nas alterações do eco - sistema da Ria Formosa, de que Olhão se intitula «capital».

Um valioso documento elaborado no presente e como olhar no futuro de Olhão e dos Olhanenses.


                                                  João Leal



TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

A ATA (Associação de Turismo do Algarve) marca, durante o mês de Março, presença em vários eventos promocionais, dos quais destacamos: Gevite (Bélgica); Reino Unido - Jornalistas; Residencial Golfe; Aústria - Agentes de viagens; Estados Unidos da América -Visita de agentes de viagens de golfe; sessão em Boston; Espanha - Málaga (turismo desportivo); Finlândia (Auren komarktkart); Canadá (sessões promocionais); Alemanha - Berlim (ITB); Portugal - Lisboa (BTL).

      A 5ª edição do «Festival Africa Natura» vai decorrer na Praia da Rocha, entre 9 e 11 de Julho;

        A RTA (Região de Turismo do Algarve) assinala o 55º aniversário da sua fundação no dia 18 de Março com uma conferência na sua sede sobre: «Turismo no Algarve - superar desafios; continuidade».

        A Odiana foi distinguida pela Caixa Social com o 1º prémio pelo seu projecto - «1 mesa de sabores - valorização da dieta mediterrânica», dirigido às crianças e idosos de Alcoutim.


                                                    João Leal


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

«GESTOS FRATERNOS E SOLIDÁRIOS»

É o pedido do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, na sua Mensagem Quaresmal, dirigida aos Católicos Algarvios, a propósito da Quaresma, o tempo litúrgico iniciado na 4ª feira de Cinzas e a terminar no Domingo de Páscoa. 

É um pedido de plena realidade para os que professam o catolicismo e para os que seguem outros pensamentos religiosos. E se nos últimos anos as dádivas quaresmais têm sido dirigidas para as carências de África, excepto em 2024 que o foi para a rica acção do Centro Paroquial de Cachopo (Tavira), o deste ano volta, de novo, a terras algarvias. Destina-se ao Centro Paroquial de São Martinho de Esto, a fim de remir ou ajudar à remissão de vultuosa dívida bancária, há anos assumida.

É conhecida a expressiva obra social que é desenvolvida na vizinha freguesia rural por aquele centro, mormente em prol dos mais pequenos e dos mais idosos. É digamos, mais do que uma pedida acção religiosa para o tempo quaresmal, um apelo lançado Algarve em fora para salvar uma benemérita instituição estoiense, em precária situação financeira a pedir a ajuda de todos nós.

Péssima está a situação a nível mundial. A perspectiva de uma terceira Guerra Mundial nunca esteve tão perto. Estes gestos anónimos de fraterna solidariedade são necessários em prol de toda a Humanidade. Sejamos dignos desta hora e deste momento. A crise que afecta e de forma bem dolorosa e em especial os «mais pobres de entre os pobres» tem que ser debelada com o nosso querer e o nosso empenhado contributo.

«Gestos fraternos e solidários» o grande propósito deste tempo quaresmal!



Crónica de Faro João Leal

Tó Quintas, um artista farense


  É conhecido por todo o mundo apenas e só por Tó Quintas. Nem mais nem menos. Mas verdade, verdadinha na íntegra , é que nasceu em Faro e se apresenta hoje como um dos mais falados criativos algarvios. Vários são os monumentos saídos do seu poder criador que se podem admirar na cidade. São disso pública referência o «cavalo marinho» surgido em defesa de um animal que corre sérios riscos de vivência num dos seus mais persistentes «habitats naturais», a Ria Formosa. Mas é também no Parque Ribeirinho que se ergue o monumento ao pescador, com um sentido próprio que é o carismático Sítio dos Moínhos, onde se construiu uma das maiores catedrais gastronómicas do Algarve- as muxarras, os geados de tripa clara, os pequenos salmonetes, em suma toda essa riqueza que nos é oferecida pelo espaço úbere e marítimo que vai do Garrão à Fábrica (Cacela). Era também que existiu, ainda se vendo os seus restos da pioneira Fábrica das Manteigas, que o espírito inovador do sr. Campos criou. Conheci-o bem pois morava na contígua Rua Gil Eanes (para nós sempre a Rua da Parreira), era casado com a D. Filomena, sobrinha do sr. José Pedro da Silva, dono do Aliança, nas suas várias vertentes.

Mas voltemos ao escultor Tó Quintas. Apenas anos da sua vida (por razões profissionais do pai) residiu em Lisboa. De resto Faro é a sua e nossa terra, à qual acabou (8 de Março, dia de João de Deus) de legar mais um dos seus trabalhos. Trata-se de uma homenagem - recordação a uma das mais típicas figuras farenses, o vendedor de castanhas. Seja-o um dos «Coelhinhos», ou o «Manel Russo» ou mais em nossos dias de um dos Maldonados.

    O «homem das castanhas», quando o Outono chegava e frente ao Liceu João de Deus, em Santo António do Alto, à Escola Tomás Cabreira, paredes meias com a Alameda ou à entrada da Rua de Santo António, onde a clientela mais afluía, era uma figura obrigatória. Tinha o seu ambiente próprio, para além do peculiar carro - triciclo, o fogueiro a deitar a sua fumarada e as desejadas castanhas «quentes e boas».

    Tudo isto volta no espaço frente ao Liceu (hoje dito de Escola Secundária) na escultura do Tó Quintas, um escultor farense!

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

«FAMÍLIAS FELIZES E FAMÍLIAS AINDA MAIS FELIZES»

Na Delegação em Faro do IPDJ foi apresentado o livro infantil «Famílias felizes e famílias ainda mais felizes». Trata-se de uma história que reúne diversos casos ocorridos durante as actuações do Grupo Infantil de Teatro de Amarlete. Os desenhos foram executados pelas próprias crianças.


 «IMAGENS DE UMA VIDA»

                                        MARIA HELENA PESSOA

Na Biblioteca Municipal de Lagoa foi apresentado o livro editado pela Arandis «Imagens de Uma Vida», da autoria de Maria Helena Pessoa e que trata da biografia da lagoense D. Guilhermina de Sá Madalena e Vilhena, que foi um exemplo de determinação e subida na vida. A apresentação foi confiada a Virgínia Deklerk.


«OS FILHOS DE MONTE GORDO»

                                                ARQ. JOSÉ CARLOS BARROS

O Arquitecto José Carlos Barros é conhecida figura na vida algarvia e um dos mais «tops» da cultura regional. Autor de vários livros e galardoado com várias distinções literárias deu agora à estampa o livro «Os filhos de Monte Gordo». Natural de Boticas é, desde há muitos anos, residente no Algarve (Vila Nova de Cacela) e foi deputado, vereador e director do Parque Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. A obra editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (Colecção «Retratos da Fundação) narra toda a história da vila montegordina desde há 600 anos.


                                                    JOÃO LEAL

quinta-feira, 6 de março de 2025

INFORMAÇÃO da Direcção da AAAETCabreira

Em reunião de Direcção da AAAETCabreira realizada no dia 05 de Março do corrente ano , foi deliberado :
Como tinha ficado deliberado numa Assembleia Geral, a Direcção ficou autorizada a utilizar a verba da conta a prazo numa obra a realizar onde ficasse vinculado o nome da Associação.
Como o Auditório número 1 da Escola Secundária Tomás Cabreira não dispunha de uma bancada no sentido de conforto para a realização de eventos culturais, a Direcção da Associação entendeu encontrar parceiros para a concretização dessa falta. Depois de algumas reuniões nesse sentido, eis que surgiu um parceiro, que, será anunciado no almoço/convivio a realizar no dia 26 de Abril próximo.
Para este desenvolvimento houve um trabalho de grupo, entre a Direcção da Escola Secundária Tomás Cabreira, a Direcção da AAAETCabreira e, esse terceiro parceiro que será divulgado como já foi referido anteriormente.