sexta-feira, 6 de junho de 2025

 CRÓNICA DE FARO

JOÃO LEAL


ADEUS, «TÓ ZÉ» BORONHA!

Em Quelfes (Olhão) faleceu num lar, onde há meses se encontrava internado, uma carismática figura farense, o António José Boronha (Tó Zé),como por todos era conhecido, «farense» pelo nascimento e pelo coração, de que deu relevantes e comprovadas provas. Contava 76 anos de idade epresidiu à Direcção do Sporting Clube Farense em período histórico desta agremiação. Foi-o a quando das sempre memoráveis final e finalíssima da «Taça de Portugal», jogada, ambas, no Estádio Nacional, no Jamor (Oeiras) entre os algarvios e o Estrela da Amadora e que os leões de Faro perderam.

Para além de várias e destacadas funções em prol da comunidade, foi Presidente da Delegação no Algarve da UNICEF (Organização das Nações Unidas para as Crianças).

Conhecemo-lo, desde os tempos de moço, existia mais de uma dezena de anos de diferença entre nós, sempre igual o «Tó Zé» do Boronha, ora falecido.

Comunista por convicção, farense pelo nascimento e pelo coração e ateu assumido.

Ligado, como seu pai, o respeitado sr. António Martins Boronha (o homem que assumia a heroicidade de atravessar a baixa farense, com o desaparecido diário «República» ante a raiva da polícia política) esteve ligado profissionalmente ao comércio e exportação dos frutos secos algarvios.

Curvamo-nos, com a amizade que nos uniu, em homenagem à memória do «Tó Zé» Boronha!


UM FARENSE (VITINHA) CAMPEÃO DA EUROPA

Muito se tem escrito e falado dos quatro internacionais portugueses que são jogadores destacados do PSG (Paris Saint Germaine) o clube francês que venceu na final jogada em Hamburgo (Alemanha) da «Taça dos Campeões Europeus de Futebol os italianos do Inter por indiscutíveis 5-0, pela sua condição de algarvio. Mas omite-se, quase sempre o facto de um deles, o famoso Vitinha haver nascido no então Hospital Distrital de Faro. Jogava então seu pai, o Vítor Manuel, no Sporting Farense. Optou por registar o Vitinha na Conservatória de Vila das Aves (Santo Tirso), para onde se transferira. A par de, como algarvios, estarmos orgulhosos com o João Neves (Tavira) e o Gonçalo Ramos (Olhão), também o estamos com o Farense (aqui nascido, como de facto o foi) Vitinha, um dos nomes mais famosos do futebol europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário