segunda-feira, 3 de novembro de 2025

CRÓNICA DO MEU VIVER OLHANENSE


A OLHANENSE DRA. MARIANA MACHADO SANTOS, «UMA INTELECTUAL DE ESPECIAL RELEVÂNCIA»

      Vale a pena ler e absorver o magnífico artigo da autoria da Prof. Dra.Maria del Castillo Garcia Romero (Escola de Arquitectura de Toledo, Universidade de Castilla La Mancha), inserto no volume XLVII dos «Anais de Faro (2025), intitulado «Mulheres do pensamento à acção - um olhar ao contributo de Mariana Machado Santos para as artes algarvias».
       Trata-se de um valioso contributo para a ilustre «filha de Olhão», onde nasceu em 1904, filha do historiador e investigador Honorato Artur Pires da Silva Santos e de Palmira Rita Machado Santos e que faleceu em Lisboa em 1991.
      Entre as importantes funções que desempenhou e muitas e várias o foram durante a sua vida destacamos as de Bibliotecária da Biblioteca Nacional do Palácio da Ajuda. Era, como carinhosa e afectivamente a tratava a similar algarvia do escritor Alexandre Herculano.  
        Havia uma notória amizade entre o cronista e a ilustre «filha de Olhão», com longas horas de diálogo ocorrido no Posto de Turismo de Faro, junto ao Arco da Vila, onde então trabalhávamos.  Por isso nos haja tocado, tão de perto, este magnifico escrito da académica espanhola sobre a ilustre bibliotecária.
         A Dra. Mariana Machado Santos, frequentou na capital algarvia, com elevada classificação, o Liceu João de Deus, seguindo para Coimbra a fim de frequentar a Faculdade de Letras (Ciências Histórico - Filosóficas) cuja licenciatura concluiu com brilho em Julho de 1937, ano em que concretizando uma precoce vocação pictórica realizou em Faro a sua primeira exposição de pintura. Após uma graduação universitária eis a jovem olhanense prosseguindo a sua carreira e concluindo, em 1939, a sua pós - graduação em Bibliotecas e Arquivos, seguindo-se a primeira experiência docente no Liceu D. Maria e a trabalhar na Biblioteca Nacional. Em 1954 é nomeada para o alto cargo de Directora da Biblioteca da Ajuda, realizando uma obra notável não apenas na gestão daquele importantíssimo espólio literário, mas na averiguação e publicação sobre algumas obras e temas.
        Acredite, leitor amigo, que vale a pena sobre o texto daquela ilustre erudita espanhola sobre a Dra. Mariana Machado Santos, a olhanense que é uma das referências maiores da erudição algarvia.

                                                João Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário