quarta-feira, 23 de abril de 2025

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL
A MELHOR HOMENAGEM

       Foi uma lufada de ar novo, profissional e cultural, aquela que nos finais dos anos 50 do século passado, trouxe para a cidade de Faro, o dr. José Louro.
Constituiu uma inovação pedagógica o seu labor profissional no então Liceu Nacional de Faro (actual Escola Secundária João de Deus), como o foi no impulso dado à cultura, através da pretendida e nunca autorizada encenação de «Á espera de Godot», do famoso dramaturgo Samuel Becket. Respondeu de forma afirmativa à sugestão - convite que lhe dirigiu o também homem de cultura João Pinto Dias Pires, então o grande mentor do TAF (Teato de Amadores de Faro), que conquistara o Prémio de Interpretação com o papel do Dr. Marcos, na peça «O Prémio Nobel», do dramaturgo português Ramada Curto.
 Foi, mais ou menos, na altura similar em que chegou a esta cidade, outro «Zeca» (o Afonso) homem de cultura e da arte, de projecção universal.
Queremos bem que a maior das homenagens prestada ao dr. José Louro aconteceu recentemente com a instituição do «Prémio Nacional de Textos Teatrais», que temo seu honrado nome e dedicado a jovens escritores (até aos 35 anos) e de periodicidade anual.
Tal não minimiza as distinções que, merecidamente, lhe foram atribuídas em vida, das quais destacamos a «Medalha da Câmara Municipal de Faro - Grau Ouro» (1991) ou o «Prémio Maria Veleda» (2016). Bem andou a Autarquia ao impulsionar a distinção ora instituída e que teve a entusiástica colaboração de um conjunto de entidades de elevado prestígio (Teatro das Figuras, ACTA - Companhia de Teatro Profissional do Algarve e Universidade do Algarve), esperando-se que da sua criação surjam novos textos, os quais serão encenados pelo elenco dirigido no Teatro Lethes, sob a direcção do aplaudido actor Luís Vicente.
O dr. José Louro (o «Zeca Louro», como afectivamente era por todos conhecido) nasceu em Coimbra (25 de Setembro de1933), cuja Universidade cursou e faleceu em Faro em 10 de Agosto de 2012, havendo sido professor no Liceu João de Deus, Universidade do Algarve, de que se aposentou, Escola do Magistério Primário, etc.) e teve uma intensa actividade intelectual.


Sem comentários:

Enviar um comentário