CRÓNICA DO MEU VIVER OLHANENSE
A MAIS SIGNIFICATIVA HOMENAGEM
No âmbito das comemorações de mais um aniversário da fundação pelo Bispo do Algarve, D. Sebastião da Gama, da paróquia de Olhão foi dado o honrado e estimado nome da sempre querida D. Maria da Conceição Pinto Pires ao auditório da Praça de Agadir, em pleno centro da «Cidade de Olhão da Restauração».
Significado pleno em redor desta justa e merecidíssima homenagem a uma cidadã exemplar e por todos estimada, com os mais relevantes serviços prestados à Comunidade Olhanense e ao Algarve,
Natural de Faro (Alface, freguesia de Estoi), radicou-se muito cedo no Rio Seco, frequentando a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, de que é uma das mais veteranas «costeletas», sendo uma presença constante nas iniciativas promovidas pela Associação dos Antigos Alunos. A sua fixação em Olhão acontece com o casamento havido com o saudoso amigo e laureado poeta Deodato Pires. Ali exploraram um estabelecimento de mercearias, sito na Barreta e ganharam a simpatia e o carinho da população daquela povoada zona citadina olhanense, contando-se por centenas os «afilhados» que possuem.
Maria da Conceição Pinto Pires é uma figura exemplar. quer como autarca (Presidente em vários mandatos da Junta de Freguesia e membro da Assembleia Municipal), como dinamizadora do movimento associativo (caso do prestigiado Elos Clube de Olhão, de que foi dirigente a nível mundial), jornalista com presença constante em vários órgãos de comunicação e autora de vários livros, que são uma positiva referência e conferencista de reconhecidos e aplaudidos méritos-
Neste caso Auditório da Praça de Agadir acontece até a bem significativa circunstância de a homenageada ter sido uma das grandes fomentadoras da geminação de Olhão com aquela cidade marinheira do litoral marroquino.
As nossas mais sinceras felicitações a D. Maria da Conceição Pires e à Junta de Freguesia de Olhão pela iniciativa assumida.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário