domingo, 11 de janeiro de 2026

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL

SERÁ DESTA?

A data de 10 de Janeiro ficará para todo o sempre nos anais do Algarve já que naquela efeméride o Conselho de Ministros aprovou a verba de 400 milhões para a construção do novo Hospital do Algarve. 
Apetece-nos ao bater as palmas por esta tão aguardada decisão governamental lançarmos um interrogativo brado de: será desta? Com efeito a decisão assumida pelo Governo presidido por Luís Montenegro vem abrir portas, finalmente, a um velho e dos maiores problemas regionais: o novo hospital que a Região desde sempre precisou já que o actual CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) quando abriu portas já não correspondia às carências algarvias e matéria de cuidados de saúde. 
Aquela verba que tem um período de execução de 5 anos (2031) será expandida atá ao valor de 1,100 milhões de euros com efeito sobre o numerário preciso para o equipamento e outras despesas. O concurso agora autorizado permite a esperança de vermos, finalmente (voltamos a interrogar-nos «será desta?») a região sulina dispor de uma unidade que corresponda, de há muito às suas (e não só!) carências hospitalares. O problema da verba está nesta decisão governamental resolvido.
 Esperemos que agora não surjam empecilhos a travar o «timing» anu

Sem comentários:

Enviar um comentário