quinta-feira, 17 de julho de 2008

OS 120 ANOS DA NOSSA ESCOLA (continuação)


PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (V)

Resumo dos apontamentos anteriores:
1888 - A Escola é criada como "escola de desenho industrial";
1891 - A Escola é incluída no quadro das "escolas industriaes elementares”;
1897 - A Escola passa a designar-se, apenas, "industrial".

Deixemos para trás o Séc. XIX e os 9 anos de existência da Escola Pedro Nunes, marcados pela publicação de sucessivos diplomas, de um modo geral sob a denomi­nação de «organização (às vezes reorganização) do ensino industrial elementar e commercial”.,

Ora, logo no primeiro ano do Séc. XX (1901), o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, que tutelava as escolas de cariz profissional, particularmente vocacionadas para o aperfeiçoamento de operários, faz publicar,. no Diário do Governo nQ 295, de 30 de Dezembro, um novo diploma, com objectivos em tudo idênticos aos já aqui referi­dos, mas sem qualquer substancial relevância para a Escola Pedro Nunes. Com efei­to, são mantidos os cursos (o de desenho industrial e o profissional) com que a Escola fora, até então, contemplada. E, tal como sucedera em 1897, uma vez mais é estipulado que «o provimento das cadeiras e a installação das officinas que faltarem para completar as indicadas (...) só poderá ter logar á medida que as necessidades do ensino o aconselhem, depois de auctorizada no orçamento da despesa do Estado a respectiva verba».

E, novamente, por força de uma outra disposição deste diploma, são fixadas as disci­plinas que "transitoriamente" funcionariam na Escola Pedro Nunes, as quais, em boa verdade, estavam longe de cobrir toda a componente curricular do curso profissional. A título de curiosidade indicamos, seguidamente, as disciplinas com que os nossos colegas do final do Séc. XIX/princípio do Séc. XX "tinham de se haver', bem como a constituição do

10

Quadro Docente da Escola:

Professores :
Alfredo Carlos Franco de Castro
(Director)
Professor efectivo
Disciplina: - Desenho Elementar
Adolpho Haussmann

?
Disciplina: - Desenho ornamental e modelação
José Francisco Marques
Professor auxiliar
Disciplina: - Desenho mecânico

Mestres :
António Caetano dos Reis
Oficinas: -Carpintaria
Laura Gonçalves
Oficinas: -Lavores femininos


Franklin Marques

A CIDADE E OS COSTELETAS

RECORDANDO..

Esta crónica é para o DADINHO, que eu encontrei em OLHÃO e me disse ser costeleta com muito orgulho.

Eu penso que não há nenhum costeleta que não tenha saudade do tempo da Escola. Foram períodos áureos de camaradagem, onde nós aprendemos a gostar uns dos outros. É claro que também tivemos as nossas brigas, guerreámos e demos porrada uns aos outros, mas hoje recordamos isso com uma fraternidade imensa.

Já contei aqui aquela história com o Brito Afonso, que à distância recordo com saudade.

E as porradas com o Rodrigues e com o Reinaldo Neto, Zé Pedro Soares e João dos Santos, o Nogueira e o Alfredo Teixeira, o Ivo e o Passos, o Carrasqueira e outros.

Recordo aqui o já falecido Zé Eusébio de Salir e gerente do Sotto Mayor em Faro, que me cortou o quico da boina e eu nunca mais lhe falei . Parlermice minha que fica no baú das recordações daquele tempo.

Recordo aqui o já falecido Luís Cunha gerente igualmente do Sotto Mayor em S. Brás de Alportel que, uma vez me atendeu o telemóvel na rua de Santo António e me disse, obrigado amigo.

Recordo aqui o já falecido Franklin Marques a quem eu costumava dizer que era o melhor homem do mundo. Olá Frank... como é isso aí....

Deixo aqui um abraço amigo para os meus colegas da Escola Primária de Mar e Guerra, o Zé e o Quim Rafael, o Zé Elias, o Bernardo, o Zé e o Xico Gabadinho, a Maria da Glória, a Esmeralda e a Susana Moreno, os meus primos Louro, o Diogo Tarreta, amigo perdido e reencontrado como ele diz... e para o falecido Zé Baptista, irmão do Víctor, o primeiro de nós a possuir telemóvel e me disse ó João, toma lá o meu número para me ligares..

Recordo o Alberto Rocha, que me fala regularmente, o Zé Emiliano que vi agora de soslaio em Faro, o Vitélio Cabrita que eu conhecia bem mas ele não me conhecia e outros. mais...

Recordo o Zé Vitorino Neves do Arco, o Romualdo Cavaco, o Jorge Santos o meu treinador de andebol e o Fausto Xavier todos do BNU.,

Mas esta crónica, que é para todos os costeletas, vai especialmente para o DADINHO que me encontrou em Olhão e disse-me: Eu sou do tempo do Caronho e marquei três golos à malta do LICEU quando o Parra secou o Bomba.

Esta crónica vai para essa equipa de andebol que honrou os costeletas e jogou com PALMINHA, BARÃO, CARONHO e JULIÃO, JÚDICE, PARRA e DADINHO.

E para a cidade recordemos um pouco a Casa Verde, a Sapataria Atlas, o Banco do Algarve, o Salão de Bilhares do Sr. Marcelino e o Café Central. ali ao pé do jardim..

Ó Escola.. ó minha cidade... como eu te amo.

Texto de
João Brito Sousa