quarta-feira, 25 de maio de 2016

INFORMANDO



PARABÉNS, ESTRELA E INÁCIO!

No restaurante «Solar dos Presuntos», na Quinta do Eucalipto, em Faro, foram festejadas as Bodas de Ouro Matrimoniais» dos assumidos «costeletas» Inácio Guerreiro Fernandes e Maria da Estreia Parra Viegas Femandes, antigos alunos da Escola Tomás Cabreira, residentes na capital sulina e a quem apresentamos o testemunho das mais efusivas felicitações e dos votos das maiores prosperidades.

ALUNOS DA TOMÁS CARREIRA
NAS COMEMORAÇÕES DO «25 DE ABRIL»

Na sessão solene comemorativa do 42° aniversário da «Revolução dos Cravos», que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Faro, atuou, com assinalado êxito, pelo que expressamos as mais efusivas felicitações um grupo de alunos do Curso de Arte Dramática da Escola Secundária Tomás Cabreira, que interpretaram um momento teatral, que concitou fortes e merecidos aplausos.


JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO



ENCONTRO ANUAL DE 
«COSTELETAS MONTADORES ELETRICISTAS»

... Sucede aquele fraterno clima de saudosa evocação dos felizes tempos passados na Escola Tomás Cabreira, na frequência do Curso de Montadores Eletricistas, uma referência no currículo escolar no que ao ensino técnico profissional se destacava e que «novos ventos» aniquilaram. Foi esse ambiente, essa corrente, esse elo em permanência sempre a assumir-se que mais uma vez, pelo quinto ano consecutivo, se viveu naquela manhã de um sábado de Maio, com todo o esplendor que só a amizade e a estima, construídas e prosseguidas, desde os verdes anos faz manter e reviver.
Antigos «costeletas que nas construídas instalações, nos anos cinquenta do século passado, 
frequentaram o referido Curso de Montadores Eletricistas, uma inovação para a época, voltaram a encontrar-se e a dar, pelo quinto ano consecutivo, aquele abraço que veio para ficar, conforme o  decidido para Maio de 2017.
Foram meia centena, alguns com mais de meio século após haverem concluído os seus exames finais, possuidores de uma formação que lhes dava acesso a funções de responsabilidade e de estabilidade profissional, que marcaram e atestam presença em sectores da maior evidência no país que o somos. 
Aconteceu o almoço de confraternização e de mitigar saudades, projectando-se na memória do querer e do lembrar, os filmes desses anos e na recordação de professores, mestres, contínuos, como então se dizia, colegas, cenas imorredouras e lembranças que se tornam presentes. Antes houve uma visita guiada às remodeladas e, algumas, inexistentes, quando o Curso de Montadores Eletricistas funcionou  (antes da remodelação do actual ensino secundário) e em que serviram de «cicerones» os professores presentes: Luciano Sousa, Eurico Bárbara e Eduardo Silva (os dois últimos com funções directivas na Escola Tomás Cabreira e o primeiro formado o trio do ligar da corrente, que o mesmo é dizer da organização do evento, em triunvirato com os dedicados Florêncio Vargues e Hilário André).
Aliás como, dizem os «mestres do futebol» «em equipa que ganha não se mexe»,  receberam o explícito e democrático encargo de prosseguiram a sua missão na organização do «VI Encontro dos Eletrões» no próximo ano.
No sempre aguardado momento das «discursatas», que o mesmo é dizer do transmitir o que nas almas lhes ia... . E tanto ia, dois veteranos costeletas eletrões», o sempre dinamizador Florêncio Vargues e, pela Direcção da Escola o Professor Eduardo Silva, falaram para todos interpretando o que todos, mesmo os ausentes, quereriam expressar.
Foi lindo de viver e participar esta jornada de recordação, de saudade e de memória!

JOÃO LEAL