segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
Almoço dos costeletas
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
MEU CORAÇÃO DE CRISTAL
domingo, 9 de fevereiro de 2025
CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL
UM JANEIRO «NEGRO»
Valeu a chuva que caiu, não em todo o Algarve, fazendo subir os índices das defraudadas barragens, não em todas, que as do Barlavento gemem à falta de água que reponha os níveis desejados.
Nem sequer as amendoeiras floriram, com a gente desejava e a lenda, pelo menos nos sítios por nós corridos, não se repetiu. Longe vão os tempos em que a «floração das amendoeiras» era um doa grande cartazes turísticos do Algarve. Até a CP, sempre aziaga no que à nossa Região importa, organizava em colaboração com a sempre saudosa Casa do Algarve, um «comboio especial».
Não será a altura de se lançar no Algarve a ideia vinda de Espanha («Los amigos de los olivos») e já em curso no Alentejo e que entre nós seria «Apadrinhe uma amendoeira». Mas este é assunto para uma próxima Crónica de Faro.
Escrevemos e repetimos «Janeiro Negro» face aos 4 mortos por via da violência doméstica. Nenhum ocorreu no Algarve, o que já não acontece, infelizmente em Fevereiro. Mas é a continuidade de uma trágica saga em que o fatídico acontece com as mulheres e, também em menor número, os homens. Todos temos mãe, a minha tal como a minha mulher, infelizmente, já nos deixou, irmãs, filhas, netas...
Este pesadelo não pode continuar. É preciso, é urgentemente preciso, que se ponha o ponto final decisivo nesta tragédia, que não define o nosso bom povo.
Quatro mulheres vítimas da violência doméstica, «Janeiro Negro» e bem terrivelmente negro no que á violência doméstica respeita. Basta! Chega! Não queremos mais «Janeiro Negro"!
NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
SEGUNDO O INE (INSTITUTO NAICIONAL DE ESTATÍSTICA) O ALGARVE BATEU EM 2024 O RECORDE DE TURISTAS RECEBIDOS, COM 5,2 MILHÕES DE VISITANTES OU SEJA MAIS 3% DO QUE NO ANO ANTERIOR.
TAMBÉM O AEROPORTO INTERNACIONAL GAGO COUTINHO (FARO) BATEU EM 2024 O NÚMERO DE PASSAGEIROS DE SEMPORE, COM 9,8 MILHÕES, OU SEJA MAIS 2% DO QUE EM 2023, A MAIORIA DOS QUAIS DE PROCEDÊNCIA BRITÂNICA.
ALCOUTIM INICIOU O PROCESSO DE «DESTINO SUSTENTÁVEL».
ALBUFEIRA ENCONTRA-SE NO TOP 20 DAS CIDADES DIGITAIS, NO QUAL FIGURAM LISBOA, VARSÓVIA (POLÓNIA), PRAGA (CHÉQUIA), ZAGREB (BÓSNIA) E BUDAPESTE (HUNGRIA).
FOI DECIDIDO NA 3ª CONVENÇÃO EUROPEIA DOS TERRITÓRIOS VINÍCOLAS A PROPOST PARA O ALGARVE SER EM 2926 A «CIDADE EUROPEIA DO VINHO».
A 5ª EDIÇÃO DA «FEIRA DO CHOCOLATE= DECORRE ATÉ 11 DE FEVEREIRO NA CERCA DO CONVENTO, EM LOULÉ.
TAMBÉM NESTA CIDADE ALGARVIA VAI TER LUGAR, DE 2 A 4 DE MARÇO, O TRADICIONAL CARNAVAL, UM DOS MAIS FAMOSOS DO PAÍS.
O PS (PARTIDO SOCIALISTA) PEDIU AO GOVERNO A MÁXIMA PRIORIDADE NAS OBRAS DO PORTO DE PORTIMÃO.
O CARNAVAL DA ALTURA, SOB O TÍTULO DE «ISTO É PORTUGAL», VAI DEORRER NOS DIAS 2 E 4 DE MARÇO.
OS CAMPOS DE GOLFE DOM PEDRO, EM VILAMOURA, VÃO PASSAR A DESINAR-SE DE «VILAMOURA GOLFE».
JOÃO LEAL
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL
O METRO BUS VEM AÍ
Encontra-se em consulta pública, até 17 de Março, durante 30 dias úteis, um projecto de que nos últimos anos muito se tem falado e escrito, de grande interesse no que respeita à mobilidade dos cidadãos na zona em derredor de Faro e de maior concentração e movimentação, digamos num polígono que vai de Olhão, por Faro, Monte Negro, Aeroporto, Universidade do Algarve, Parque das Cidades e Loulé.
Trata-se de um metro de superfície, movido a electricidade e, por tanto com visível salvaguarda do meio ambiente, e que procura dar resposta a múltiplas carências que se registam. Trata-se de uma obra vultuosa com mais de 37 quilómetros de extensão e um custo orçado em mais de 203 milhões de euros.
A consulta pode ser feita na Comissão de Coordenação Regional do Algarve (CCDRA), na Praça da Liberdade, em Faro, entidade que superintende nesta valiosa acção a implantar em vasta zona do Algarve Central.
Prevê-se que, num futuro, o Metro Bus, possa expandir a sua linha a Quarteira, Almancil e Albufeira justificado em função dos movimentos de residentes e turistas.
Conhecerá ligações com os horários ferroviários, de modo a alcançar os seus verdadeiros objectivos.
Uma obra de grande envergadura esta do Metro Bus, agora em fase de consulta pública.
TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA
No Hotel Eva Senses, em Faro, no dia 28 de Fevereiro, a Emirates Airways realiza uma sessão de captação para tripulantes de bordo.
A Região de Turismo do Algarve participou em Girona (Espanha)na reunião anual da «Connect Airways Forum», visando a captação de novas rotas aéreas.
A Associação dos Hotéis de Portugal (AHP) realizou no Hotel Dom José, em Quarteira, o 1º almoço anual de associados durante o qual foram analisados diversos assuntos do sector.
O Presidente da República homologou o despacho para construção da ponte internacional entre Alcoutim e San Lúcar del Guadiana.
Segundo a «Irish Travel Industry» o Algarve foi considerado o «melhor destino turístico de Verão».
Com a participação de 26 especialistas oriundos de 16 países decorreu em Faro na Universidade do Algarve (Campus das Gambelas) um seminário sobre «Turismo literário e científico».
Um empreendimento de turismo sustentável pioneiro está a ser construído na Quinta do Morgadinho (Vilamoura) pela Bondstime.
Na sede da RTA, em Faro, decorre uma formação científica sobre os novos desafios do alojamento local promovida pela ALEP (Associação do Alojamento Local em Portugal).
Reabriu na Praia da Falésia (Albufeira)o «AP Adriane Beach», com vários melhoramentos (sauna, jacuzzi, etc.).
Envolveu a verba de 300 milhões de euros a aquisição da antiga fábrica de rações BelaOlhão, em Olhão, à beira Doca de Pesca e que se destina a 500 apartamentos e de um hotel de luxo.
Vai conhecer o seu 3º nome o Pavilhão do Arade, em Ferragudo, que depois foi chamado de Centro de Congressos do Algarve e se chama agora de Centro de Congressos de Lagoa.
Decorre em Lagos (Auditório Municipal, no dia 20 de Fevereiro, o seminário sobre «Inovação Digital em Saúde, Turismo e Bem Estar».
A Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, Vila Real de Santo António e Aiamonte) lideram na União Europeia um projecto pioneiro sobre planeamento territorial.
JOÃO LEAL