quarta-feira, 2 de julho de 2008

TERRAS E COSTELETAS

Brito Afonso nos ferrinhos

TÓPICOS SOBRE BORDEIRA.

Um dos seus filhos mais brilhantes é costeleta

BORDEIRA, pertence à freguesia de Santa Bárbara de Nexe e é a terra do canteiro Tolica Barraqueira e da Sra. Maria Viegas, que foi acusada de feitiçaria em 1764.

1 - BORDEIRA; TERRA DE CANTEIROS.
1.1 - ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA ARTE DE TRABALHAR A PEDRA EM BORDEIRA
Sabe-se que a arte do Canteiro passou de geração em geração através da transmissão oral de saberes. Por isso, neste encontro de canteiros em BORDEIRA, pretende-se prestar um especial contributo à profissão, na óptica da partilha do saber, sendo tal alicerçado na experiência da sábia arte de trabalhar a pedra.
E proceder à recolha de memórias e de testemunhos orais, acerca da arte de manejar o pinchote.

2 - FESTA DO BORREGO ASSADO.

Ir “ao mato” comer borrego assado, por alturas do 1º de Maio, é uma tradição de décadas em Bordeira, estando inclusivamente associada a comemorações clandestinas do Dia do Trabalhador durante a ditadura fascista.
O delicioso borrego assado, que só está pronto após estar delicadamente sobre brasas / lume brando, durante 4 a 6 horas.

3 - AS CHAROLAS DE BORDEIRA.

Trata-se de um acto com raízes medievais e cristãs no canto ao "menino". Mas, no século XX, em Bordeira, influenciadas pela alegria do povo, pela implantação da República, pelo laicismo de muitos republicanos, pela oposição ao fascismo e à sua aliança com a Igreja Católica, as Charolas desta localidade perderam o seu pendor religioso e passaram a centrar-se no improviso e na evocação da tradição, amizade, união e fraternidade. e foram influenciadas pela mestria de acordeonistas de Bordeira, como José Ferreiro Pai (criador do célebre corridinho "Alma Algarvia") e João Bexiga (medalha de ouro de Faro), e de poetas como António Aleixo e Clementino Baeta.
Texto retirado da net.

Publicação de
João Brito Sousa