domingo, 13 de julho de 2008

OS 120 ANOS DA NOSSA ESCOLA


Para todos os "Costeletas" que não recebem o nosso Jornal "o Costeleta", começamos a inserir no nosso "Blogue", os 13 folhetins publicados no "o Costeleta", da autoria do saudoso Professor Franklin Marques, com o título PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA.

O momento em que a nossa Escola vive, nas comemorações das suas 12 décadas, achamos uma altura própria para revermos este belo trabalho e. ao mesmo tempo, dar a conhecer a todos aqueles "Costeletas" que não são associados.

Rogério Coelho

PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (I)
1
Temos a certeza .. Podemos, até, garantir que nenhum de vocês conheceu "nos bancos da escola", o nosso colega Caetano Alberto Boaventura Frasão Alves ...
Pois é. É que ,este "moçe", natural de Lisboa, foi o 1° (leram bem, o primeiro) aluno daquela Casa. Lá está estampado, preto no branco (um.branco muito amarelecido pelo tempo), o seu termo de matrícula lavrado no distante dia 12 de Setembro de 1888!!! E o velho livro não deixa lugar para dúvidas. Na etiqueta (embora muito carcomida pelas traças) ainda é possível ler, com toda a nitidez: "livro de matrícula nº I".
Notem, no entanto, que falamos de primeiro livro. de matrículas da escola de desenho intlustrial “Pedro Nunes” (como então se escrevia), um livro que, numa destas manhãs, juntamente com dois elementos do Conselho Executivo, professores Domingos Grila e Cristiano Costa, fomos "desencantar" na amálgama de velha documentação arquivada em bafienta cave da Escola.
Um achado que, a par de uma outra pista que já possuíamos (ver o «Costeleta» nº 10, de Abril de 1994), nos transmitiu uma quase certeza: a nossa Escola (sim, a nossa, parque a "Pedro Nunes” foi a sua mais remota antecessora) teria funcionado, pela primeira vez, no ano de 1888. Era uma suposição, de algum modo fundamentada, mas que carecia de uma comprovação inequívoca e essa só a poderíamos encontrar na legislação da época.
Procurámos. E encontrámos. A nossa Escola foi criada, por decreto real, em 13 de Junho de 1888. Completará, no próximo dia de Santo António, 113 anos de vida!
Para os mais curiosos aqui fica a transcrição, na íntegra, desse Decreto:
“MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS
. DECRETO '
Usando da auctorisação concedida ao governo pelo decreto, com força de lei, de 20 de dezembro de 1864, e visto o disposto no § unico do decreto de 3 de janeiro de 1844; hei por bem decretar o seguinte:
Artigo 1°. E creado uma escola de desenho industrial em cada uma das seguintes localidades: Bragança, Faro, Figueira da Foz, Leiria, Setubal, Vianna do Castello e Vila Real.
§ unico. Estas escolas terão por fim ministrar o ensino do desenho com applícação á industria ou industrias predominantes na localidade ...
Art. 2°. Cada uma das escolas de que se trata terá um professor provido em harmonia com o que preceitua o § unico do artigo 4° do decreto de 3 de janeiro de 1884.
Art. 3°. Junto de cada uma das referidas escolas serão estabelecidas as pequenas officinas necessarias para o ensino manual dos alumnos.
2

Art. 4°. Será inscripta no orçamento do estado para o anno economico de 1888-1889 a verba necessaria para a dotaçãa e pessoal das escolas creadas por este decreto.
Os ministros e secretarios d'estado dos negocias da fazenda e das obras publicas, commercio e industria, assim a tenham entendido e façam executar. Paço, em 13 de junho de 1888. = REI. = Marianno Cyrillo de Carvalho == Emygdio Julio Navarro”.
Leram bem? Talvez ficassem intrigados por não encontrarem qualquer referência à designação “Pedro Nunes” ... não é verdade?
É que a nossa Escola. logo no seu início, assenta numa situação invulgar: foi "baptizada" antes do "nascimento"... Mas isso é assunto para o próximo "folhetim” !


Franklin Marques


colocado por Rogério Coelho

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS

Fazem anos neste mês de Julho:



15 - Aníbal António Cavaco Silva; Eduardo Manuel Cruz. 17 - Virgílio António Quintas Rodrigues; Maria Celeste Caiado Mendonça Reis; António Vieira Santos Silva; Maria Paula Tomás Machado Pires Canário. 18 - Custódio Manuel Rosário Ministro. 19 - Rodrigo Luís Moreira Paes Mousinho. 20 - António José Pereira Martins; Arlindo Reis dos Santos; José Emiliano Moreno Entrudo; Hercília dos Santos G. Neto Madeira. 21 - José Alexandre Marreiros Alves; Júlio Encarnação Cachola.
A TODOS OS NOSSOS PARABÉNS

Pesquisa de Rogério Coelho