segunda-feira, 14 de julho de 2008

INAUGURAÇÃO DO CARIMBO

















Quando o Conselho Executivo da nossa Escola, nos cedeu uma salinha para as nossas reuniões, arquivo de documentos, etc, de imediato alguém lembrou que não tinhamos um carimbo e que portanto havia que mandar fazer um. A ideia foi aprovada por unanimidade e de imediato se procedeu à encomenda do mesmo.
Agora observem o cerimonial da sua inauguração: (ver fotos)
Primeiro alindou-se a sala para receber sua "magestade", o carimbo .
Em segundo lugar, procedeu-se à colocação da fita na porta, para ser cortada.
Depois, o Secretário, Rogério Coelho (como lhe competia) trouxe a tesoura na respectiva almofada. Em seguida a nossa esbelta e sempre bonita Mimi, foi eleita para cortar a fita. Procedeu-se à escolha de um local de honra para a colocação do carimbo. E como é da praxe a inauguração do Sr. carimbo foi festejada.
Finalmente o Secretário procedeu à elaboração da respectica acta, com horas, minutos e segundos. Depois de lida em voz sonora e timbrada, a acta foi aprovada e assinada por todos os presentes

J.Almeida Lima

OS 120 ANOS DA NOSSA ESCOLA (continuação)


PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (II)
3
Lembrar-se-ão, por certo, que terminámos o anterior apontamento com a afirmação de que a Escola foi "baptizada" mesmo antes do seu "nascimento".
Ê, na verdade, uma situação insólita para a qual não encontramos explicação e que constituiu um grande quebra-cabeças, quando nos propusemos desvendar as "nossas" origens. Se não, vejamos:
Como, também, certamente, estarão recordados, o Decreto que criou, em Faro, uma "escola de desenho industrial" foi assinado pelo Rei D. Luís em 13 de Junho de 1888. Mas a sua publicação só se verificaria no Diário do Governo n° 185, de 16 de Agosto daquele ano. Ora, o primeiro diploma legal que se nos deparou (Diário do Governo n° 93, de 24 de Abri!), quando das buscas que efectuámos na legislação de 1888, foi a seguinte Portaria:
"MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS
PORTARIA
Direcção geral do commercio e industria
2ª Repartição
Industria
Tendo subido á presença de Sua Magestade EI-Rei o offício em que o inspector das escolas industriaes e de desenho industrial da circumscripção do sul propõe que, em homenagem á memoria e ao nome de pessoas que em Portugal iIIustram os annaes das sciencias, artes e industrias, ou a quem estas têem merecido auxilio e protecção, se dê por titulo ás escolas recentemente creadas o nome d'aquelles que mais se têem elevado; n'este instituto: O mesmo augusto senhor ha por bem, conformando-se com a referida proposta, determinar que ás alludidas escolas se dêem os seguintes nomes:
Escola em Peniche «Rainha D. Maria Pia», em Setubal "Princeza D. Amelia», em Leiria «Domingos de Sequeira», em Faro "Pedro Nunes» ..
O que, pelo ministerio das obras publicas, commercio e industria; se communica para os devidos effeitos ao mesmo inspector.
Paço, em 23 de abril de 1888 = Emygdio Julio Navarro.
Para Francisco da Fonseca Benevides, inspector das escolas industriaes e de desenho industrial da circumscripção do suL"
"Escolas recentemente creadas" -- é o que aqui se pode ler. Mas... "creadas" quando e como? Anteriormente, por certo; embora... talvez apenas no espírito
4
do legislador ou nas intenções dos governantes... Comparemos as datas. E, facilmente, verificaremos que a data da assinatura da “certidão" de "baptismo" com o nome de Pedro Nunes (23 de Abril) antecede, em quase dois meses, a data da assinatura da "certidão" de "nascimento" (13 de Junho).
Propomos que os mais curiosos tentem desvendar este enigna. Nós já o fizemos. Mas sem qualquer resultado esclarecedor.

por Franklin Marques

Colocado por Rogério Coelho