quarta-feira, 16 de julho de 2008

OS 120 ANOS DA NOSSA ESCOLA (continuação)





PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (IV)

Resumo dos apontamentos anteriores:
1888:.... A Escola é criada, como "escola de desenho industrial", tendo por patrono Pedro Nunes";
1891- A Escola é incluída no quadro das "escolas industriaes elementares",
Situemo-nos, agora, no ano de 1893. Um novo diploma introduz algumas alterações, sem qualquer relevância para a Escola Pedro Nunes, ao decreto de 1891.
Nas buscas efectuadas encontrámos, seguidamente, um decreto de 1897, publicado no Diário do Governo nº 283, do dia seguinte, visando, uma vez mais, a reorganização das "escolas industriaes e de desenho industrial".
Transcrevemos:
Art. 1º As escolas industriaes e de desenho industrial são estabelecimentos de instrucção para operarios e aprendizes de ambos os sexos.
Art. 2º As escolas têem por fim ministrar o ensino do desenho e os conhecimentos theoricos necessarios a operarios e aprendizes, bem como o ensino profissional com­pleto.
Art. 3º As escolas são:
a) De desenho industrial;
b) Industriaes.
Art. 4º Os cursos ministrados nas escolas são:
a) De desenho industrial;
b) Profissional;
c) Industrial.
Art. 5º São Escolas industriaes aquellas onde forem ministrados todos os cursos indi­cados no artigo 4º ou somente o curso profissional ou industrial com o de desenho industrial.
Art. 17º Segundo a classificação dos artigos 5º e 6º, são industriaes ( ... ) as designadas no seguinte quadro:


8

Escolas industriaes
Sedes: - Faro
Nomes: - Pedro Nunes
Cursos: - Desenho Industrial = Profissional
Disciplinas I - Desenho elementar
II - Desenho

a) Mecânico

c) Ornamental e Modelação
III - Língua Portuguesa

IV - Aritmética e Geometria
VII - Principios da Phisica e Chimica

Oficinas: - Carpintaria - Serralharia - Marcenaria - Cordoaria e aparelhos de pesca - Lavores Femininos

Art. 18º As disciplinas e officinas que começam a funcionar desde já, são, por escolas, as que constam do quadro anexo a este decreto.
§ 1º Só serão providas as cadeiras e installadas as officinas que faltarem para comple­tar os differentes cursos, mediante auctorização legislativa, á medida que as necessi­dades do ensino o aconselhem e uma vez que seja inscripta no orçamento do estado a verba para esse fim necessaria.»
(Transcrição, na parte que interessa, do quadro referido no Art. 18º):
Pedro Nunes

Disciplinas: I.
II (b) e (c)
Officinas: Carpintaria - Lavores femininos

ooooOooo

E aqui temos um novo enquadramento da Escola Pedro Nunes, que muda a sua ante­rior designação de "industrial elementar" para, simplesmente, "industrial", visto ser abrangida pelo disposto no artº 5º.
Todavia, se compararmos a doutrina do art2 17º (Quadro) com as restrições impostas pelo artº 18Q, será legítimo interrogarmo-nos sobre se teria funcionado na Escola, por força do presente diploma, algum outro curso que não o de desenho industrial. Repare-se no número de disciplinas e de oficinas cujo início de funcionamento é prote­lado.


Franklin Marques

GANHOU UM COSTELETA




ESTA HISTÓRIA É PARA UM BIFE....AMIGO DOS COSTELETAS, O HORÁCIO SANTOS.
por DIOGO COSTA SOUSA

Escola, liceu e a cidade miscejenavam...criaram personalidades, criaram rivalidades e...namoricos.....O "picadeiro como a apelidávamos dava isso tudo....e, que tal "pista" depois da uma ou duas da manha?...Com certeza que foram poucas vezes mas eu recordo uma em que envolveu aposta e tudo!!!

Os daquele tempo, lembram-se que o pai do Horácio Santos, bife de reputação, era conceccionário dos carros da marca Austin. O Horácio, para inveja de nós todos passeava as suas artes de bom condutor com os celebres Cooper...muito rápidos e manobráveis...

Acontece que por essa altura para minha casa foi comprada uma mota JAWA...(essa mota ainda existe, faz parte do museu que meu irmão Reinaldo conserva de todos os veículos motorizados da família...acontece, que quando assistíamos aos "santos sacrifícios das saídas" da Escola e Liceu, eu e o Horácio, já tínhamos mais ou menos feito uns arranques...ao desafio o que mostrava que a minha mota, pelo menos no arranque, era mais rápida que o Cooper......

Uma noite, depois da sandes em pão de forma e a imperial no Aliança, aparece a conversa/desafio de quem seria mais rápido e nada melhor que provar a tese, sublinhando com uma "apostinha" de cem escudos, muito dinheiro para a época...

O Horácio não tendo dinheiro com ele apostou uma carteira em pele de crocodilo....

A coisa consistia então de ver quem, partindo os dois do canto do aliança chegaria ao infante no alto de santo António primeiro....as claques dividiam-se e, foram colocar-se nos pontos chave para evitar qualquer encontro com trafego...o que seria praticamente impossível devido ao adiantado da hora .Naquele tempo a nossa mais importante e bonita rua ainda era aberta ao transito automóvel

Foi dada a partida e, tal como eu previra, no arranque fui bastante mais rápido, lembro-me que passei rente a' loja do "Miranda joalheiros" ao cortar por dentro a curva, ao fim da rua de santo António teria uns cem metros de avanço que o Horácio já não consegui recuperar até ao Infante...embora tenha reduzido......

Ainda hoje guardo a carteira....como recordação do Horácio....que ainda na ultima vez que o vi, há muitos anos me disse....E a minha carteira?

Escola e Liceu misturavam-se na rua de santo António, brincavam sadiamente......bifes e costeletas eram afinal a nossa juventude, jovial e quase sempre pura e cega de classes.
um abraço ao Horácio se conseguires contactar com ele....e guardo a carteira...que ainda por cima esta autografada por um "homem da noite" famoso daquele tempo.

Publicação de
João brito Sousa