terça-feira, 12 de agosto de 2008

O MEU DIA COSTELETA


O MEU DIA DE ONTEM
por João Brito Sousa


Levantei-me às seis da manhã e às seis e seis já estava em frente do computador. Começo por ver se tenho mensagens costeletas. O Rogério manda-me muitas, das mais variadas, tanta coisa eu sei lá,

O nosso amigo Rogério
Manda sempre material
Às vezes é cada mistério
Manda que não faz mal....

Respondo a algumas logo, por exemplo ao DIOGO COSTA SOUSA respondo logo, porque este DIOGO tem coisas espantosamente belas, sabe tudo da vida e é piloto de aviões, uma coisa que eu desconhecia, apesar de o conhecer há tanto tempo.

É dele esta frase, amigo perdido e reencontrado, referindo-se a mim. Fiquei impávido e sereno a olhar para as andorinhas nos beirais...

Um disse à sogra que tanto pegava num arado puxado por uma junta de novilhos como pegava num 747 para dar a volta ao mundo. Você?.. Terá dito a senhora.

O Maurício Severo é outro que às vezes aparece.

Mas a grande entrevista de ontem foi com o Engº Reis ou nosso querido Zé Manganão do tempo do Mário Proença,. do Bartolo e de outros. Foi para o Instituto Industrial no tempo do João Bica, do Matinhos e outros.

Foi professor em TAVIRA do Engº Humberto, hoje Presidente do Conselho de Administração do grupo empresarial HUBE.L, que tirou as secções na nossa escola e a quem eu convidei para estar presente no almoço dos costeletas do próximo ano via mail. Ainda não disse nada.

Falamos do Engº Loreto, creio que é assim o nome, Administrador da Sulprojectos, a quem igualmente convidámos para estar presente no almoço anual e aproveitamos a ocasião para reconhecer aqui, o grande talento que possui e colocou à frente do seu grupo empresarial. Não respondeu ao convite.

Falamos do Eduardo Pedro Soares, do Soarinhos, do João Bica, do Firmino Neto, do António da Silva Rodrigues, meu parceiro de carteira e filho do cauteleiro de OLHÃO, do João dos Santos de Santa Luzia, o único que conseguiu dar uma punhada no Rodrigues ao pé do apeadeiro de São Francisco, João que é feito de ti pá, apita, foste da minha turma e quero-te ver no próximo almoço, falou-se do Zé Pedro Soares da Fuzeta, do Hermenegildo que tem uma farmácia em Moncarapacho, do João Mário Mascarenhas e falou-se também do maior de todos, amigo de todos esse que já não está entre nós, o grande ZE GUERREIRO.

Uma lágrima impede-me de continuar....