domingo, 2 de maio de 2010

FESTIVAL DE POESIA TORDESILHAS



INFORMAÇÃO

Dois amigos meus, Claudio Daniel e Virna Teixeira, poetas brasileiros,
vão organizar na
CASA FERNANDO PESSOA
entre 5 e 7 deste mês
O
FESTIVAL DE POESIA TORDESILHAS
com poetas portugueses, brasileiros e de países africanos de língua portuguesa
e pediram-me apoio para a difusão do mesmo
o que estou a fazer com bastante prazer.
VENHAM E TRAGAM AMIGOS.
Agradecemos.

Anexos com informações mais detalhadas.
Festival Tordesilhas — Poetas de Língua Portuguesa
O Festival Tordesilhas — Poetas de Língua Portuguesa, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de maio de 2010, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, é um encontro internacional que reunirá poetas novos e consagrados do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique para um ciclo de palestras, debates, recitais e performances, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os autores dos países da comunidade de língua portuguesa. O evento, que tem a curadoria dos poetas brasileiros Claudio Daniel e Virna Teixeira, contará também com lançamentos de livros e revistas de editoras brasileiras e portuguesas (serão convidadas as casas Assírio & Alvim, Cosmorama, 07 Dias 06 Noites, Lumme, Arqueria Editorial, Demônio Negro, Confraria do Vento). Entre os temas abordados no encontro estão os seguintes: “A poesia de língua portuguesa na era da globalização”, sobre a repercussão das literaturas escritas em nosso idioma na nova ordem internacional; “A poesia contemporânea de língua portuguesa em países africanos”; “A poesia contemporânea de língua portuguesa em Macau” e “O diálogo literário entre Brasil e Portugal”.

Entre os autores que já confirmaram a participação no evento estão os portugueses Casimiro de Brito e Nuno Júdice, os brasileiros Frederico Barbosa e Horácio Costa, o angolanos Jorge Arrimar e o moçambicano Luís Carlos Patraquim, entre outros nomes que constam no programa. Os curadores do evento, Virna Teixeira e Claudio Daniel, já realizaram outros eventos literários internacionais, entre eles o Tordesilhas, Festival Ibero-Americano de Poesia, em 2007, que reuniu em São Paulo alguns dos mais expressivos poetas de língua espanhola, como o uruguaio Roberto Echavarren, a argentina Tamara Kamenszain, os espanhóis Adolpho Montejo Navas e Joan Navarro e a mexicana Coral Bracho, entre outros. Mais informações sobre este festival na página: http://www.revistazunai.com/materias_especiais/festival_tordesilhas/index.htm

Durante o evento, será realizado o lançamento da Antologia da Poesia Brasileira no Início do Terceiro Milênio, publicada pela editora portuguesa 07 Dias 06 Noites e de plaquetes artesanais dos poetas Casimiro de Brito e João Miguel Henriques, pela Arqueria Editorial. A divulgação do encontro será realizada por meio de um site, releases enviados para os principais jornais, revistas e veículos de informação na internet no Brasil e em Portugal, além de folders que serão distribuídos em livrarias e centros culturais em Lisboa. Todos os materiais produzidos para a divulgação do evento incluirão as logomarcas das entidades patrocinadoras. As palestras e debates proferidos durante o encontro poderão ser publicados na forma de um livro, bem como uma pequena antologia poética com textos dos autores participantes do evento.

PROGRAMAÇÃO


Proposta de data: 6 a 8 de maio de 2010

Entidades apoiadoras: embaixada do Brasil em Portugal, Casa Fernando Pessoa


Dia 6 de maio:

19h Abertura: debate sobre o tema A poesia de língua portuguesa na era da globalização, com Horácio Costa (Brasil), Casimiro de Brito (Portugal) e Jorge Arrimar (Angola)

Exposição e lançamentos de revistas literárias e livros de poesia de língua portuguesa.

20h30 Recital – Frederico Barbosa (Brasil), Luís Serguilha (Portugal), Virna Teixeira (Brasil), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Jorge Arrimar (Angola), Ruy Ventura (Portugal).


21h30 Apresentação da antologia de poesia brasileira do início do terceiro milênio; livros da coleção Caixa Preta, da Lumme Editor, e de editoras portuguesas (Cosmorama, Assírio & Alvim, 07 Dias 06 Noites etc.) e das plaquetes da Arqueria Editorial.


Dia 7 de maio:

19h Debate: A poesia contemporânea de língua portuguesa em Angola e Moçambique, com Jorge Arrimar, Arlindo Barbeitos e Luís Carlos Patraquim.

20h30: recital com Nuno Júdice (Portugal), Horácio Costa (Brasil), Jorge Melícias (Portugal), Claudio Daniel (Brasil), Arlindo Barbeitos (Angola), Catarina Nunes de Almeida (Portugal).


Dia 8 de maio:

17h Palestra: A poesia contemporânea de língua portuguesa em Macau, com Jorge Arrimar

18h: debate sobre o tema O diálogo literário entre Brasil e Portugal, com Horácio Costa (Brasil) e Gonçalo M. Tavares (Portugal).

Festa de encerramento


Portugal:

Casimiro de Brito

Nuno Júdice

Gonçalo M. Tavares

Luís Serguilha

Jorge Melícias

João Miguel Henriques

Catarina Nunes de Almeida

Ruy Ventura

Brasil:

Frederico Barbosa

Horácio Costa

Virna Teixeira

Claudio Daniel


Angola:

Jorge Arrimar

Arlindo Barbeitos


Moçambique:

Luís Carlos Patraquim


E-mails para contato:


Virna Teixeira: virnagontei@yahoo.com.br

Claudio Daniel: claudio.dan@gmail.com



Claudio Daniel é poeta, tradutor e ensaísta. Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), defendeu dissertação sobre Ana Hatherly. Publicou, entre outros títulos, os livros de poesia Sutra (1992), Yumê (1999), A sombra do leopardo (2001, prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, oferecido pela revista CULT), Figuras Metálicas (2005), Fera Bifronte (2009), que recebeu a bolsa de criação literária da Funarte em 2008, e Letra Negra (2009). No campo da ficção, publicou o livro de contos Romanceiro de Dona Virgo (2004). É editor da revista de poesia e debates Zunái (www.revistazunai.com). Organizou festivais de poesia e eventos literários, entre eles o Encontros de Interrogação, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, em 2004, em São Paulo, que reuniu cerca de cem escritores brasileiros, os encontros internacionais Galáxia Barroca e Kantoluanda, em 2006, na Casa das Rosas, e o Tordesilhas, Festival Ibero-Americano de Poesia, realizado em 2007, com apoio da Caixa Cultural, em curadoria conjunta com Virna Teixeira, além do Artimanhas Poéticas, realizado no Rio de Janeiro em 2009, com apoio do Real Gabinete Português de Leitura. Participou, como poeta convidado, de festivais literários realizados no Brasil e no exterior. Como tradutor, publicou a antologia Jardim de camaleões, a poesia neobarroca na América Latina (2004), além de livros do poeta argentino Reynaldo Jiménez, do uruguaio Victor Sosa e do cubano José Kozer, entre outros. Em 2005, lançou a antologia Ovi-Sungo, 13 Poetas de Angola.

Virna Teixeira é poeta, tradutora e neurologista. Nasceu em Fortaleza em 1971 e vive em São Paulo. Tem 3 livros de poemas publicados: Visita (2000) e Distância (2005) pela 7 letras e Trânsitos (2009) pela Lumme Editor. Publicou também os livros de tradução Na Estação Central, do poeta escocês Edwin Morgan (Editora UnB, 2006); a antologia de poesia escocesa Ovelha Negra (Lumme, 2007), que teve o apoio do Scottish Arts Council; Libro Universal, do poeta chileno Héctor Hérnandéz Montecinos, em parceria com o tradutor Vanderley Mendonça (Demônio Negro, 2008) e Cartas de Ontem, do britânico Richard Price (2009). Tem participado em diversas encontros e antologias de poesia no Brasil e exterior. Seu livro Distancia foi traduzido e editado no México (Lunarena, 2007) e também teve um livro publicado na Argentina (Fin de siècle, Coleção Chicas de Bolsillo, Universidad de La Plata). Organizou vários encontros nacionais e internacionais de poesia, entre eles o Tordesilhas, Festival Ibero-Americano de Poesia, realizado em 2007, com apoio da Caixa Cultural, em curadoria conjunta com Claudio Daniel e o festival Simpoesia, que contou na última edição com poetas dos Estados Unidos e Inglaterra. Cursa doutorado em Letras pela USP e atualmente é responsável pela Arqueria Editorial (WWW.arqueria.wordpress.com), que edita plaquetes artesanais.


Casimiro de Brito
Rua Emb. Martins Janeira, 15-6º.Esqº. 1750-097 Lisboa Portugal
Telefone: +351 309928481 * Portátil: +351 936268878
Site: http://www.casimirodebrito.no.sapo.pt/
Poemas mediterrânicos, Poems on Mediterranean at
http://www.mediterranean.nu/?p=1404.
Nas livrarias, “Amo Agora”, poema de amor com Marina Cedro,
cantora argentina de tangos.
Novos poemas eróticos in http://www.truca.pt/
Critica de Teresa Sá Couto sobre o recém editado
Na Via do Mestre / En la Via del Maestro, Olifante, 2009_
http://orgialiteraria.com/?p=1546

Entro na paisagem.
Onde as raízes do poeta?
Árvore em viagem

I get into the landscape.
Where are the poet's roots?
A tree in its travel

J' entre dans le paysage.
Où sont les racines du poète?
Un arbre en voyage

DO CORREIO

DIA DA MÃE

Prezados Costeletas

Independetemente de dedicar à minha mãe, dedico a todos aqueles cujas mães foram como a minha uma professora da nossa vida de criança e para aqueles cujas mães já partiram e deixaram em nós o sentimento do mais sublime - O Amor!

Beijos.

Zezinha Fraqueza

PS - Faço saber que no dia 27 de Maio, será feita em Olhão, a segunda apresentação do meu livro Alma Algarvia, pelas 18 horas na Biblioteca Municipal de Olhão. Aqueles que não puderam ir quando a mesma foi em Faro, têm segunda oportunidade. Não faltem! Estarei na Senhora Menina no convivio anual, por favor, registem o Casal Fraqueza.

EIS OS SONETOS;


OS MEUS SONETOS – MARIA JOSÉ FRAQUEZA

TERNURA MATERNAL

Eu soletro vogais desde criança,
Na pauta das palavras mais saudosas
Com elas construí as minhas prosas,
Delas fiz do poema a minha lança.

Minha Mãe! No embalar duma esperança
Dessas letras fazia mar de rosas
Embora com as suas mãos rugosas
Traçava novos rumos de bonança!

E naquela cartilha maternal,
Minha mãe, com desvelo sem igual
Nos dava com amor cada lição!

Caminhos de futuro... ela traçou
E por isso lhe devo, o que hoje sou
Na luta que ganhou pela instrução!

A MINHA MÃE

Quanta dor perdida na voragem.
Sorrisos disfarçados de alegria!...
Tu és quem me dá mais doce imagem,
Grandes lições da vida, no dia-a-dia…

Tu és a mulher cheia de coragem,
Estrela cintilante que alumia…
Tu és a minha Torre de Menagem,
Um soldado que alerta me vigia!

No berço de embalar, rios de cantos
Por ti, pratico o culto dos meus santos
Por ti consagrarei o meu altar!

Mulher Flor! Mulher dourada espiga!
Eu serei tua dor, a grande amiga
Que jamais deixará de te Louvar!

O TEU OLHAR MATERNAL

Vi no teu rosto uma lágrima a cair
Quis analisar mas eu não fui capaz...
Quis fazer poema e não quis desistir
Quis fazer a rima dum rosto de Paz!

Seu Filho querido, vira sucumbir…
Nas garras do mal... traição de Satanás
Num olhar maternal tão doce, a carpir...
Vitrais duma dor, da Mãe muito audaz.

Porque tem grandeza, tão cheia de Luz
Quando o Filho pregado nessa Cruz...
Perdoa mágoas dum sentir profundo.

Virgem Maria... tão cheia de ternura
De Mulher e Mãe, a mais bela escultura...
Que teu olhar doce desça sobre o Mundo!