sexta-feira, 7 de maio de 2010

"UM LUGAR AO SUL" de Rafael Correia

07 Maio 2010
É preciso resgatar a memória do "Lugar ao Sul"

Álvaro José Ferreira


«O programa que o provedor do ouvinte dedicou a esta suspensão [em 31 de Julho de 2009] estabeleceu claramente a necessidade de se encontrar uma solução capaz de preservar e facultar acesso ao arquivo do programa. Este é um assunto da maior importância. Os 30 anos de "Lugar ao Sul" são um esforço monumental de recolha de peças soltas da identidade de toda uma região e constituem certamente um dos mais importantes registos da memória de um país que está em processo de extinção acelerada entre suburbanização, eucaliptização e deslumbramento com TGVs e afins. Trata-se de um património inestimável que a rádio pública tem em mãos. Eu gostaria de perguntar ao provedor que medidas foram tomadas desde Agosto para assegurar a sua boa gestão. Ainda que seja inútil, gostaria ainda de juntar a minha voz à voz de todos os ouvintes que expressaram a sua tristeza e estupefacção pelo fim do "Lugar ao Sul". Era uma demonstração semanal de como a partir de poucos meios se pode chegar a um produto de qualidade e belo, desde que haja dedicação e simplicidade. Um exemplo de serviço público que nos faz muita falta.» (Pedro Barbosa, ouvinte de Lisboa)

«Estamos a avaliar o material produzido para decidir sobre a melhor utilização a dar ao espólio deixado por Rafael Correia. Perante a riqueza dos registos, várias soluções se colocam: reeditar o programa, dando-lhe um enquadramento específico, obtendo para isso autorização do autor; disponibilizá-lo na plataforma web, no site da Antena 1, sem mais, o que nos parece pouco; ou inscrevê-lo no arquivo criativo, um projecto em desenvolvimento no interior da empresa. Para qualquer destas soluções, temos esbarrado sempre numa dificuldade que identificámos desde o momento em que Rafael Correia decidiu terminar a produção do programa: encontrar alguém, no interior da empresa, com disponibilidade, interesse e empenho em manter viva a tradição celebrada pelo autor de "Lugar ao Sul".» (Rui Pêgo, director de programas da Antena 1)

«Os atrasos não se compadecem com as boas intenções ou por outras palavras temos uma boa intenção atrasada. Como disse na altura os conteúdos de rádio serão disponibilizados em suporte passível de consulta generalizada pelos ouvintes interessados. Os arquivos da Rádio ainda não estão totalmente digitalizados de forma a poderem integrar a emissão nas novas plataformas, muito embora esteja previsto para 2010 uma acção forte nesta área. Julgo que, com as comemorações dos 75 anos da fundação da Emissora Nacional possam ser anunciadas ao longo do ano diversas iniciativas que contemplem o acesso a conteúdos e a sua edição em suporte digital.» (Jaime Fernandes, responsável da área de Novos Negócios e Projectos da RTP) (in "Em Nome do Ouvinte", 30.04.2010)

Antes de mais, há que louvar a iniciativa do jornalista Adelino Gomes ao dar voz ao ouvinte acima citado, não deixando assim cair no esquecimento a importante questão da acessibilidade ao fabuloso espólio sonoro que Rafael Correia constitui ao longo de três décadas.
Agora, a minha apreciação às explicações dadas por Rui Pêgo e Jaime Fernandes para o facto de entretanto nada ter sido feito.
Começando pelas palavras de Rui Pêgo, quem não conhecesse a desconsideração que sempre nutriu pelo programa (pouco depois de ter sido empossado nas funções de director de programas da Antena 1, uma das primeiras medidas que tomou, mais concretamente em Setembro de 2005, foi nada mais nada menos que a amputação de metade do respectivo tempo de emissão), julgaria que as suas intenções são as mais nobres e dignas. Na verdade, o arrazoado de Rui Pêgo cheira a hipocrisia que tresanda: é o argumento típico de alguém que podendo fazer o bom, se desculpa com a impossibilidade de realizar o óptimo, precisamente com o intuito de nada fazer, porque no seu íntimo nunca existiu a mais pequena vontade de algo de positivo fazer em prol do programa.
E o bom seria: em primeiro lugar, a reposição na grelha da Antena 1, idealmente no horário tradicional (sábado, 9 horas), dos registos mais antigos; para começar, sugiro os que foram feitos fora do Algarve e Baixo Alentejo, regiões a que Rafael Correia se confinou nos últimos anos, por exiguidade de meios materiais colocados à sua disposição; em segundo lugar, a colocação de todo o acervo fonográfico do programa numa página on-line, dentro ou fora do site da Rádio e Televisão de Portugal, sequenciado pelas datas de emissão e com as pequenas sinopses tal como constam no arquivo histórico. E há que atentar numa coisa muito importante: tendo mão criminosa destruído boa parte das gravações dos anos 80, importa que as falhas sejam colmatadas, o que só será possível recorrendo ao arquivo pessoal do autor. Quero acreditar que Rafael Correia não deixará de dar a sua colaboração nesse sentido, desde que abordado com tacto e diplomacia.
Relativamente a Jaime Fernandes, e não tendo razões para lhe atribuir eventual desdém pelo património do "Lugar ao Sul", creio que a justificação para o não cumprimento da promessa que fez em 2009 será mais funda do que a simples inércia que é própria de estruturas pesadas como a da RTP. Refiro-me à força de bloqueio que se encontra na administração, chamada António Luís Marinho, que, tal como Rui Pêgo, sempre encarou o programa como um estorvo. É bom não esquecer que foi precisamente António Luís Marinho, enquanto director-geral da Antena 1, que, em Abril de 2004, desferiu um dos mais vis ataques ao "Lugar ao Sul" em toda a sua história, ao retirá-lo das 9:00 horas de sábado para o chutar para as 7:00 horas da madrugada, ficando no seu lugar a 'playlist'.

Textos relacionados: (que poderão ser lidos na internet)
As Escolhas do Provedor: Lugar ao Sul
"Lugar ao Sul" sofre novo ataque
"Lugar ao Sul" sofre novo ataque (II)
Amigos do LUGAR AO SUL no My Space
"Lugar ao Sul": um programa-património
Rafael Correia: o eremita da rádio


Publicada por Álvaro José Ferreira em 12:05
Colocado por Rogério Coelho

Concurso Cantar Portugal em Prosa e Verso

Data: Faro, 07-05-2010

De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
"Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Face à situação de greve nos CTT e atraso generalizado do correio, em
aditamento ao Regulamento do Concurso Literário "Cantar Portugal em Prosa e
Verso" , pelo presente informa-se que os trabalhos podem ser enviados por
Correio Electrónico, em formato word, cumprindo o disposto no regulamento,
para: elosfaro@yahoo.com.br . Será ainda dada uma tolerância razoável para
recepção dos trabalhos enviados por correio.

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro



DO CORREIO ELECTRÓNICO

Para satisfação do costeletas que pedem que mande mais poemas, aqui vão:

DEIXEM-ME RASGAR O ESPAÇO

Deixem-me rasgar o espaço…
Deixem-me ir por aí… procurar a madrugada
Deixem-me ir rasgar essa maré
Deixem-me só…
Eu quero ir por meu pé…
Quero caminhar na minha estrada!
Deixem-me rasgar o espaço…
E desabrochar como uma flor…
Deixem-me abrir o coração ao Amor!
Deixem-me ir nas nuvens
Deixem-me voar no tempo
Deixem-me agarrar o vento
Deste sentimento
Deixem-me quebrar o lamento
Deixem-me sonhar no regaço duma estrela
Dum ventre rasgado do espaço Mulher
Deixem-me ir para onde eu quiser!
Na orbita vou no teu encalço
Deixem-me vogar no espaço, sem terreno falso
Se neste caminhar, pela areia movediça
Eu já rasguei o cordão umbilical
Do teu espaço de Mulher Ideal,
Sem noites de vela, à luz da candeia mortiça
Eu quero um espaço de justiça
Deixem-me sonhar, sem noites de breu…
Mas deixem-me… mas deixem-me Ser Eu!!

O MEU VELHO BAÚ

Revolvendo meu baú de pensamentos,
pelo tempo, amarelecido e empoeirado
absorta, sem sentir passar as horas ,
seu conteúdo resolvi analisar
No doce enlevo desse devaneio,
fui colocando em ordem essas relíquias
a alegria, acima do recheio
e no fundo, os pergaminhos da tristeza
Nos papeis de cor amarelada
as lembranças, todas organizadas
Cartas de amor com laços de cetim
E os poemas da saudosa mocidade...
As flores que plantei no meu jardim!
Por fim, a tampa do baú, deixei aberta
P’ra manter a saudade mente sempre alerta,
deixando entrar por ele esta Saudade

ALGO DE MIM
Algo de mim...
Esta ânsia de cantar
O meu poema canção
Esta ternura infinita
Saída do coração
Algo de mim...
É uma bênção bendita
Sob prados de cetim
Em que a minha alma te grita
O meu amor de raiz
Algo de mim...
Ó gente do meu país
Espalharei por toda a parte
Como toque de clarim
Com esta força motriz
A minha voz, minha arte
O muito que te desejo
Algo de mim...
É ternura dum beijo
Dum sentimento profundo
O maior que tem o mundo
Que levo até ao confim
Dum oceano infinito
Algo de mim...
Minha voz, meu eco, o grito
Seguirei na Caminhada
Com minha alma enamorada
Algo de mim...
És Poesia diadema
A força do meu poema
Meu perfume de alecrim
Algo de mim levarei à terra inteira
Canção da minha bandeira
Deste amor que não tem fim!

Com amizade

Zezinha (Maria José Fraqueza)