sábado, 12 de junho de 2010

EM CIMA DO ACONTECIMENTO

ALGUMAS FOTOS DO ALMOÇO ANUAL
COSTELETA
Reportagem fotográfica de Rogério Coelho
Klica sobre a foto para aumentar

















DO CORREIO ELECTRÓNICO


Grandes Figuras

José de Brito Junior

Hoje no Portal Sapo na Secção Local li :
· Crise financeira - Euro 'fraco' ajuda fábrica de bombas de água algarvia a crescer 15% este ano
A Britefil, uma empresa algarvia fundada nos anos 70, é a segunda a nível mundial a produzir … (Correio do Minho)
.


Um noticia interessante em que se destaca a partecipação de um Costeleta na denominação de Britefil (Brito e Filho = Brit + e + Fil) como fundadores o José de brito Junior e o Filho António José brito este, Costeleta.

Saber que a nivel Mundial é a segunda maior Fábrica atrás da Grundfos é motivo para sentirmos orgulho e acima de tudo admiração pelo conterrâneo de Estoi, amigo de muitos Costeletas como o Bartolomeu de Pechão e, foi quem me recomendou o Dr. Inocêncio da Costa .

Minha admiração pelo pela sua Capacidade em que não precisou de ter freqüentado qualquer Curso Técnico nem ter formação acadêmica, mas uma inteligência brilhante direcionada para a área da captação de águas, o que o levou a conceber uma Bomba Nacional , sem qualquer apoio Publico.
Como amigo de quem me orgulho (alem de um grau afastado de parentesco por minha Bisavó ser irmã da Avó dele) o acompanhei algum tempo em situações más e boas, antes de ter constituido a Britefil ! a febre Tifóide que contraiu considero a má época devido á saúde, iniciando o tratamento com o Dr. Porto de São Brás um médico com fama quase idêntica ao Dr. Silva Nobre.
No entanto não diagnosticou a doença que se prolongou até que chamei o Dr. Barros Madeira que em poucos dias o curou.
Como boas exemplo no dia 13 de Julho de 1975 por convite dele no dia anterior fomos com mais 2 companheiros a Lio, não vou descrever a viagem efectuada na ida em 28 horas e na volta cerca de 6 dias .
Ao Passamos por Andorra e Madrid visitamos distribuidores de Bombas em que as analisou por largo tempo as características das mesma.
Há cerca de 30 anos que nos afastamos e as noticias recebidas permitem-me homenagear uma pessoa de quem tenho orgulho de ter conhecido e ser amigo .

Saudações Costeletas
António Encarnação