quinta-feira, 1 de julho de 2010

RECEBIDO POR CORREIO ELECTRÓNICO


O Arenque

António Encarnação tem razão quando compara este peixe com a sardinha. De facto, a espécie pequena é parecida com a sardinha e o gosto muito parecido.

Arenques são pequenos peixes gordurosos (a gordura está dispersa por toda a carne e pele) do gênero Clupea encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico, do Pacífico Norte e do Mediterrâneo.

Há 15 espécies de arenque, a mais abundante é a do arenque do Atlântico, Clupea harengus. Os arenques se deslocam em grandes cardumes, chegando na primavera às costas da Europa e da América do Norte onde eles são capturados, salgados e defumados em grandes quantidades. As latas de "sardinhas" vendidas em supermercados podem, na verdade, ser de espécies de arenques pequenos.

Nos Países Baixos, o arenque tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico e histórico destes países desde antes do século XIV.
Prefiro a "sardinha assada"


Alfredo Mingau


Só Sei Que Nada Sei !

Esta frase legada por Sócrates a meu ver o maior dos Filósofos Gregos , tem servido de rumo na minha vida !
Sempre que encontrava alguém que me falava + Sei tudo , não preciso aprender mais !
De Imediato via um Indivíduo sem capacidade de evoluir e aprender novas coisas .

Daqui a dias completo 70 anos , e na realidade me considero um eterno aprendiz em todas as áreas , tem quem fale se o tempo voltasse para trás algumas dezenas de anos , minha vida será bem diferente ? ( porque supõem que voltavam a ser mais novos com os conhecimentos que tem na atualidade ) .
É coisa que não sucede na minha imaginação , aprendi na vida que sendo o ser humano dependente dos outras pessoas em qualquer fase da vida na minha existência estive em locais em que os habitantes vivem uma realidade como nos acontecia há mais de 50 anos ( Sem eletricidade , água canalizada e outros itens atuais , e com meu conhecimento em nada os ajudei ) .

Nas últimas publicações o nosso colega JBrito de Sousa trouxe o Filosofo Proudhon de uma época em que a Revolução Industrial tinha sido iniciada há poucos anos e expôs o medo que a massa trabalhadora sentia com o desenvolvimento das máquinas numa fase em que tudo evoluía de forma lenta , mas previam que as máquinas iriam substituir o trabalho braçal , aconteceu no Alentejo quando surgiram já em meados do Século 20 as Ceifeiras e se falava na semana de 48 horas , enquanto no tempo do Prodllhon se trabalhava nos campos e fábricas mais de 60 horas por Semana .
Sobre a Economia tanto o Sistema Financeiro na C . E. como o Merceeiro e Carvoeiro , se costumo falar por várias formas , no entanto na realidade a Economia se resume em qualquer dos artigos .
Nunca tive um cargo Publico na administração das empresas que constituem o Patrimônio do Estado , sempre trabalhei na administração Privada .
A diferença que notei foi que enquanto no sector do Estado os prejuízos são pagos pelos contribuintes , no Privado é pelo Patrimônio do empreendedor , reconheço que existe em ambos os lados grandes economistas mas , não só Portugal e o Planeta vive atualmente uma das maiores crises mundiais .
No artigo Sardinha Assada , me trouxe enormes Saudades da nossa Sardinha , até que aqui anda muito misturada com o Arenque em que o Paladar é semelhante mas no Atlântico Sul a qualidade é fraca , com destaque para quem a maior parte da vida teve disponível a Sardinha Portuguesa .

Saudações Costeletas
António Encarnação