sexta-feira, 30 de julho de 2010

FESTA DA RIA FORMOSA EM FARO

MENSAGEM DA DIRECÇÃO DA VIVMAR
(Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa)


Na Ria Formosa nascem e vivem milhares de espécies da fauna marítima que fazem as delicias gastronómicas da nossa mesa. Prova disso é a FESTA DA RIA FORMOSA, evento organizado pela VIVMAR, com a colaboração directa da C. M. Faro e ajuda preciosa de outras Entidades e Amigos da VIVMAR.

Esta Festa, COM ENTRADA LIVRE , terá a sua 17ª edição de 30 de Julho a 09 de Agosto de 2009 e desde a 1ª que não parou de crescer, de tal modo que desde 2003 se tem realizado no Centro Histórico de Faro (Largo da Sé) devido ao numero sempre crescente de visitantes (alguns milhares diários), e, desde 2006, no Largo de S. Francisco.

A Festa da Ria Formosa tem a duração aproximada de 11 dias, e além do marisco oriundo da Ria, conta ainda com animação diária através de vários artistas regionais e nacionais, que fazem de cada noite um motivo para voltar na noite seguinte.

Nesta Festa pode saborear-se todo o tipo de marisco, nomeadamente camarão, santola, búzio, amêijoa, berbigão, ostras, etc., alem de outros pratos regionais confeccionados tendo por base o marisco da Ria Formosa, como por exemplo a feijoada de marisco, as papas de milho com berbigão, o arroz de marisco, o arroz de lingueirão, a feijoada de buzinas, amêijoas na cataplana, etc.

RC