domingo, 27 de abril de 2014

FALECIMENTO


VASCO GRAÇA MOURA

Morreu um dos maiores nomes da cultura portuguesa
QUE DESCANSE EM PAZ

REABERTURA DO BLOG



No dia 21 de Agosto de 2011, o Presidente da Direcção escreveu:

ONE MORE TIME

Nos dias de hoje, é comum pensar-se que aqueles que se julgam famosos têm mais valor do que a generalidade das pessoas. Mas tudo não passa de ilusão. Aqueles que têm verdadeiro valor não são os que se evidenciam em frases medíocres ou em espectáculos alienantes, mas os que se esforçam, de um modo muitas vezes anónimo, para tornar melhor e aplaudindo, por exemplo, alguns escritores cuja escrita lhes  agradou.
A falta de compostura e as liberdades de linguagem tomaram o lugar da correcção e da delicadeza, que ainda prevaleciam há algum tempo atrás. A mentalidade que se instalou, a par de um falso conceito de liberdade, criou algumas situações de grave confusão.
Adoptar o princípio de se insurgir sempre que convém atrai a desconfiança dos demais sobre a maneira autorizada de estar. Quem ofende acabará por ter resposta, porque quem semeia joio não pode colher trigo. Nada é mais importante do que uma consciência tranquila, embora o caminho  nem sempre seja fácil.
A cólera obscurece a mente e impede o raciocínio. Cria situações insustentáveis, das quais todos saem prejudicados. Aqueles que gostam de se enaltecer atraem a inveja dos demais e acabam sozinhos. Quem tem verdadeiro valor é discreto e simples, trata os outros com afabilidade. É um sinal de imaturidade a atitude exibicionista de quem gosta de se fazer notar pelos piores motivos: a indisciplina, a ignorância e a grosseria.
A paciência é uma virtude fundamental, que se deve pôr em prática diariamente, porque as contrariedades são inevitáveis e é um erro perder-se a compostura por causa delas, porque a paciência tem limites.
As tempestades destroem edifícios que com carinho e esforço foram construídos.
E quem semeia ventos…
O Rogério comunicou-me a sua decisão de não continuar a orientar o Blog e, em face do exposto e da leitura dos comentários, tomei a decisão de suspender o Blog a partir desta data.
FRATERNIDADE, VITALIDADE E SOLIDARIE-DADE , são três lemas que deveriam estar presentes em todos os Costeletas.

O Presidente


Joaquim Teixeira

Ontem, dia 26 de Abril de 2014, durante o almoço do 23º aniversário da Associação na Cantina da Escola o Presidente falou comigo pedindo-me que reabrisse o blog.
Antes, durante os discursos das personalidades presentes, ouvi a Vereadora da Câmara Municipal enaltecer a obra da Associação e que os responsáveis projectassem a Associação com mais acções culturais e incentivando abertura às camadas mais jovens, senti que deveria aceitar o pedido do Joaquim Teixeira e reabrir este meio de comunicação e satisfazer o desejo de muitos Costeletas.
Hoje, dia 27 de Abril de 2014
reabro o Blog solicitando a todos compreensão e colaboração
Rogério Coelho