quinta-feira, 30 de outubro de 2014

HALLOWEEN


Um arranjo de Rogério Coelho.
Para assinalar o "Dia das Bruxas" (Halloween)

Como Nascem as Bruxas

Quando o fel amargo da sina e a bílis negra do rancor brotam como ondas flamejantes nos mares tempestuosos da alma e do coração de uma mulher, tomem cuidado... Porque a mulher é uma criatura misteriosa e estranha, muito além de santa e demónio ─ mata com o olhar e com o sentimento! Flui em suas veias o místico e rebelde sangue de Eva e em sua boca escorre a saliva peçonhenta e luxuriosa de Lilith(*). Carrega dentro de si o céu e o inferno, e a sua capacidade de amar e odiar é infinita. Portanto, tu, temei a mulher quando ela te odiar! A mulher é enigma e labirinto, amor e morte, paixão e ódio, arco-íris e relâmpago, poesia e cólera, luz e sombra, berço e túmulo!

Machucaste uma mulher? Se tu fores um homem, sofrerás; se tu fores um deus, perderás um seguidor.

São muitas as histórias de bruxas...



IN – Rogério Silvério de Farias

*Lilit -  Foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associado com ventos e tempestades e que se imaginava ser portadora de doenças, enfermidades e mortes..
Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação.
LILITH - Gravura de John Collier (1892)