quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CRONICA DE FARO



Volvidos 16 anos…

Com a merecida pompa e circunstância, bem de acordo com a plena, vivida e comprovada dignidade dos seus membros no pleno cumprimento cívico e profissional da missão que um dia assumiram, a Delegação de Faro da ANAP (Associação Nacional dos Aposentados da Polícia) assinalou, com testemunho significado, o décimo sexto aniversário da sua fundação.
Momentos altos se viveram nesta efeméride, tal como tem sucedido em anteriores vivências, num verdadeiro e autêntico espírito das famílias de quantos fizeram a sua caminhada de vida servindo a comunidade como efectivos da Polícia de Segurança Pública de modo próprio na nossa região, muitos dos quais (“polícias” da nossa infância e juventude, “vizinhos que éramos quando frequentávamos a Escola Tomás cabreira e aquela Força de Segurança se situava no edifício do ex-Governo Civil).
Antecedendo a comemoração teve lugar a assembleia geral associativa, que desta feita se revestiu de um significado especial, pois que houve como que “um render da guarda”, que o mesmo é dizer a eleição de um novo presidente directivo. Ao “carismático” subintendente Cesário Gadelha, que dos 17 anos de associado da ANAP 14 os dedicou à condução dedicada, com empenho e assumida da sua Delegação Regional sucede agora uma senhora, D. Maria Helena Maçarico, membro de uma família ligada pelo prestígio e civismo de alguns dos seus membros já falecidos à PSP e ela própria um exemplo de vida profissional.
Ao subintendente Cesário José Barreto Gadelha, um alto alentejano (nasceu numa das freguesias do concelho de Évora) e um de há muito algarvio, pois que se encontra na nossa região desde 1964, desempenhando várias funções, entre as quais as de Comandante da Divisão do Aeroporto de Faro e do Comando Distrital, é devida uma mais que merecida palavra de justo apreço quer por ter sido o seu exemplar testemunho de cidadão e elemento de PSP, bem como na condução inteligente, esforçada e dedicada da Delegação da ANAP, apreço extensivo a todos os elementos que com ele se houveram. Bem hajam!
Após a celebração eucarística, que foi presidida pelo pároco Padre António Rocha, na Igreja se São Luís, lembrando quantos já nos deixaram, teve lugar um animado almoço de convívio nas modelares instalações da COOPOFA (Cooperativa Popular de Faro). Nele destacamos em especial a presença, para além de outras entidades do Comandante Distrital da PSP, superintendente Vieira da Silva e do dr. Rogério Bacalhau (Presidente da Câmara Municipal de Faro), ele próprio um testemunho vivo e autêntico da dignidade da “Família da Polícia”, pois seu honrado pai, um respeitado membro da Corporação e sua digna mãe, encontravam-se presentes.
João Leal