segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MENSAGEM DE ANO NOVO


PRESIDENTE DA REPÚBLICA


o "Costeleta" Aníbal Cavaco Silva
“Um ano de escolhas decisivas para o futuro do país”
Presidente apela à contenção das forças políticas, pede clareza nas propostas eleitorais e reclama que se comece a preparar o período pós-eleitoral
Na sua tradicional mensagem de Ano Novo, a penúltima antes de terminar o seu mandato, Cavaco Silva considerou 2015 como “um ano de escolhas decisivas” devido às eleições e apelou à contenção das forças políticas, ao mesmo tempo que interpelou portugueses e partidos a preparar desde já o período pós-eleitoral.
Em simultâneo, lançou um aviso: como membro da zona euro, Portugal está sujeito às exigências de disciplina orçamental e de sustentabilidade da dívida pública, pelo que “não pode regredir para uma situação semelhante àquela a que chegou em princípios de 2011″, ou seja, quando foi obrigado a recorrer à ajuda externa.
…………..

“Há que evitar promessas demagógicas e sem realismo”, salientou. “Os partidos e agentes políticos têm de demonstrar que são um exemplo de transparência, responsabilidade e civismo para os portugueses”.

RC - IN Jornal do Algarve


CULTURA



Cultura do Algarve e Inatel 

juntam-se para promover património



Villa Romana de Milreu, em Estoi, no concelho de Faro

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Fundação Inatel assinam amanhã, terça-feira, Dia de Reis, um protocolo de colaboração que visa a promoção e o desenvolvimento de atividades e projetos que potenciem a valorização e fruição dos monumentos afectos àquela direção regional.
O acordo, que será celebrado às 15h00 nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, concelho de Faro, proporcionará ainda condições especiais para a visita de associados da Fundação Inatel aos citados espaços patrimoniais.
A cerimónia incluirá a atuação do Grupo de Charolas da Casa do Povo de Estoi.

Colocado por
Rogério Coelho
IN Jornal do Algarve

CRÓNICA DE FARO


Luzes que são corações
 a pular pelas crianças

De “Casa Côr de Rosa” a denominam e ali, no Refúgio Aboim Ascenção instituída por esse sempre recordado homem bom e generoso, que era o eng. Coronel Manuel Aboim de Sande Lemos e a que o dr. Villas Boas, com empenho, paixão e dedicação total, deu uma universalidade unanimemente reconhecida como “instituição exemplar de apoio à criança em busca de um colo, as tradicionais luzes natalícias são bem o reflexo, da esperança renascida que cada Natal significa.
É assim mais uma vez, desde 1 de Dezembro (feriado oficial ou não, conforme os homens que mandam o querem) a data está gravada, presente e lembrada, que meio milhar de lâmpadas, num colorido e variegado arco-íris, que entrelaça as vestustas árvores, são um abraço amigo, na recíproca saudação, entre os “meninos do Refúgio” e esta cidade de Santa Maria de Faro.
Se as lâmpadas dão as “Boas Festas” a quantos transitam por aquelas artérias que circundam a “Casa Côr de Rosa”, são-no também a esperança de que temos, para pleno orgulho das gentes de Faro, do Algarve e do País, um local onde num verdadeiro lar de esperança coabita a esperança de um amanhã de felicidade para estas meninas e meninas abandonadas, vítimas de maus tratos e sevícias, de abusos vários e da total falta de respeito para com os mundialmente consagrados e aceites, mas tantas e tantas vezes, vilipendiados “Direitos das Crianças”.
Se o acto oficial que é sempre uma efeméride vivida, partilhada e festiva, para quantos ali se deslocam, se pelo Governo, no reconhecimento do que o Refugio Aboim Ascensão representa, esteve presente o secretário de Estado Ensino dr. João de Almeida que, nas palavras pronunciadas, tal como as ditas pelo dr. Rogério Bacalhau (Presidente do Município de Faro), em consonância com as do anfitrião, o dr. Luís Gonzaga Villas Boas Rebello Marques (responsável primeiro pela benquista instituição), as quase cem crianças que por ali, felizes e alegres, eram hinos ao futuro, hemos de desejar que o simbolismo das luzes de Natal do Refúgio, toquem os corações de nós adultos, todos os dias do Natal, em prol da dignidade, bem estar e felicidade da catraiada de palmo e meio que na “Casa Côr de Rosa” encontrou o lar que o destino, nos tempos primeiro de vida, lhes retirou.

João Leal

RECORDANDO AQUELES TEMPOS


Era a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira

                 Avancemos para os anos 50


Reconhecem as/os Costeletas destas fotos?

Extracto de uma pesquisa de Franklin Marques.
Colocado e editado por Rogério Coelho


EFEMÉRIDE



HOJE  dia 5 de Janeiro de 2015

     Neste dia, em 1989, entra em funcionamento
os telemóveis, em Lisboa e no Porto.


2015


AO INICIAR ESTE NOVO ANO

O BLOG DIRIGE-SE
A TODOS OS COSTELETAS


Colocado por
Rogério Coelho