terça-feira, 20 de janeiro de 2015

INFORMAÇÃO


DECISÃO

Alguém apagou as mensagens da conta da Associação, interligadas com a feitura deste blogue. Tentei configurar, pedi ajuda e não consegui.
Desconheço “quem” e qual a intenção. Se o desafio é interromper a publicação deste meio de informação, eu faço a vontade. Neste momento interrompo o meu trabalho, cumprimentando todos, incluindo “QUÉM”.

ATÉ SEMPRE!


Rogério Coelho

PARABÉNS A VOCÊ


Para este Signo do
AQUÁRIO
“Não criem grandes espectativas unilaterais. Isso poderá trazer-lhes problemas de pensamento. O trabalho irá perder a intensidade tornando-se pouco ou nada produtivo”

ANIVERSÁRIOS

JANEIRO
21-Fernando Guerreiro Mendonça; José Eduardo Sousa Maurício. 22–Manuel Ricardo Anselmo. 23-José Afonso Martins de Sousa; Carlos Alberto Brito Louro Rodrigues; Jorge Seromenho Florentino. 25-Honorato Manuel Gonçalves Viegas; Joaquim Carlos Rocha Vieira; Maria Paula de Sousa Cabecinha; Emilia de Jesus Roberto Cansado; Bartolomeu Neves Caetano. 27–Lutília Neto Gonçalves Rocha; Reinaldo da Encarnação Moreno. 28- José Epifânio Aurélio Ramos; Joaquim Pereira Alves. 29-José Martins Palma; Constância Isabel P. Vieira; Francisco Arnaldo G. Gonçalves; Manuel Duarte Silva; Eugénia Maria Figueira Guerreiro. 30-Aníbal Guerreiro Correia; Armando Martinho Romão. 31-Maria Manuela Dias Jesus Simão; José Luís Vieira Fernandes Soares; João Manuel Jacinto Mateus.

FEVEREIRO

1-José Inácio de Brito. 2-Maria Emília Romano Escorrega Gonçalves Pêgo; Maurício Severo Domingues. 3-Heraclides Cabrita Silva. 5-Maria Célia Rodrigues da Encarnação Revez. 6-Nair Ribeiro da Silva. 7- Eduardo Romualdo E. Mar­tins; Manuel Inocêncio da Costa. 8 – Edmundo Gomes Fialho. 9- Maria José Fernandes; Rosa Ana Maria Machado Martins. 10-Joaquim Cláudio Gonçalves; Maria Isabel Dias Pereira; Zélia de Jesua Silva; Natália Joaquina das Dores Pires Caetano. 12 - Maria Suzete Amaro Pavão Romeiro Casaca. 13-Alberto Concei­ção Trindade. 14-Maria da Conceição B. Lourenço Dias; José Rosário da Silva. 15- Natália Maria Soares Marum; Maria Filipe Vieira de Sousa Guerreiro. 16 - António da Cruz Bica; João José Machado; Eduardo Octávio Abreu Neves. 18-António Santos Domingos. 19-Maria Luísa R. Marques Alves Miguel.


FELICITAÇÕES PARA TODOS OS SIGNOS

====================oooOooo=================
FOTO
O Costeleta Jorge Carmo Tavares solicitou a retirada da sua foto da galeria dos colaboradores.
Executado

Rogério Coelho
============================OOOoOOO========================



CRÓNICA DE FARO


J-Leal-netAçores e Algarve num amplexo maior

“Açores – Letras, Música, Artes e Sabores”, um evento já marcante no calendário algarvio e que decorreu ao longo de uma semana na capital algarvia, promovido com toda a dinâmica e excelência que lhe são próprios pela honrada Casa dos Açores no Algarve, teve como seu esplendor maior, para além de um maior e melhor conhecimento da terra açoriana, o reforçar de uma sólida ligação, desde há muitos séculos acontecida com a região algarvia.
O querer, entusiasmo e experiência do presidente daquela instituição, “um algarvio do Faial ou um açoreano filho querido também do Algarve, pelos relevantes serviços prestados” e da valiosa equipa que consigo vive esta causa e clama por mim, do outro lado do Mundo, do outro lado do Mar”, saísse mais fortalecida com esta sexta edição da “Semana Cultural”.
Com a clarividência que lhe é peculiar escreveu o presidente Rubem Santos no programa apresentativo do evento que ao longo de sete noite (gélidas, mas aquecidas pelo calor humano dos participantes): concretizou-se: “Transmitir a beleza das nossas ilhas e do nosso mar, divagar/divulgando os usos, os costumes e os valores, além de tudo o mais que bom à acalentado no âmago da nossa gente foi, durante todos estes anos, um lenitivo apaziguador da distância, em simultâneo, o exteriorizar de toda a verdade que vemos expressa no basalto que emerge e vigia, quer a bonança quer as alterosas ondas daquele oceano, que não vive sem as ilhas que banha, nem estas imaginariam a sua inexistência”.
É que falando-se fundamentalmente dos Açores, o Algarve e as suas similitudes com as “nove ilhas postadas no Mar Atlântico”, encontram-se múltiplas vezes, de modo próprio na homenagem prestada no encerramento ao mestre da língua portuguesa Dr. José Pedro Machado, um farense cujo centenário de nascimento ora se tem vindo a assinalar.
E recordamos, à laia de lembrança, as conferências/lições proferidas pelas Dras. Maria Eugénia Teixeira e Maria José Ramos (“Canção para um poeta ausente – Emanuel Félix”. Dr. João Ornelas Rego (“Dr. Luís Ribeiro – quem foi, o que lhe devemos”), e Dra. Mariana Rego (“A propósito de António da Costa”) e o simples testemunho do autor destas linhas (“Dr. José Pedro Machado, o maior dicionarista português”), as actuações que mereceram fortíssimos aplausos do grupo, para nós uma revelação extraordinária, jograis do Grupo A-canto TC (Tomás Cabreira) e do Duo Anticiclone, constituído por esses dois açorianos entre nós, de há muito radicados e pedagogos em permanência Drs. Henrique Matos e João Rego, o filme do jovem açoriano Filipe Tavares “A viagem autonómica”, os saberes do “comer e beber à moda dos Açores com a prova de gastronomia, etc, etc.
Um abraço fortíssimo e que importa continuar na vivência quotidiana de cada um dia este que foi dado entre as duas regiões banhadas pelo mar, no caso dos Açores avistada primeira por um algarvio, Diogo de Silves.
João Leal