terça-feira, 22 de setembro de 2015

FALANDO DE



Pedro Julião

   Filho do médico Julião Rebelo e de Teresa Gilbaptizado Pedro Julião, foi filósofo,   matemático, teólogo, médico epor fim, papa João XXIFez os seus estudos iniciais na escola da catedral lisboeta, seguindo depois para Paris muito jovem, frequentando a Faculdade das Artes parisiense e tomando contacto com as novas correntes da Escolástica. Outros historiadores sugerem que a formação inicial de Pedro Julião terá também passado pela Universidade de Montpellier, onde estudou Medicina e Teologiadedicando especial atenção a palestras sobre dialética, lógica e sobretudo a físice a metafísica de Aristóteles. Conforme a interpretação de alguns manuscritos, poderá ter estado também em Salerno ou na Sicília, onde prosseguiu os estudos médicos. Em breve, a sua fama ecoava pelos círculos da Santa Sélevando a que o papa Gregório X o chamasse para se tornar seu médico privado. Mais tarde, nomeou-o cardeal-bispo de Túsculo.
   Sabe-se que foi professor de Medicina na Universidade de Siena, entre 1245 e 1250, onde escreveu algumas obras principaisde entre as quais se destacam as Summulalogicales, o manual de referência sobre lógica aristotélica durante mais de trezentos anos nas universidades europeias. Tendo aderido à filosofiescolástica, Pedro Julião teria sido o primeiro comentador português da obra Danimalibus, de Aristóteles.
   Em 1272, Pedro Julião foi nomeado arcebispo da secular cidade de Braga e de toda a sua área de influência, sucedendo a D. Martinho Geraldes. Após a morte do papa Adriano V a 18 de Agosto de 1276, Pedro Hispano foi eleito papa no conclave de 13 de Setembro, sendo coroado no dia 20 de Setembro de 1276, com o nome de João XXIEnquanto sumo pontífice tentou fazer reintegrar os cristãos dissidentes do Oriente na Igreja Romana.
   Foiigualmente, um diplomata activo, mediando os conflitos entre Filipe de França e Afonso de Castela, e procurou solucionar os litígios entre o português D. Afonso III e a Santa SéMandou o bispo de Paris fazer uma inquirição sobre as eventuais  «doutrinas erróneas»  que se difundiam na Universidade local, na sequência da qual Estêvão Tempier fez abusivamente, em 1277a célebre condenação de duzentas e dezanove proposições.
   João XXI faleceu a 20 de Maio de 1277, após ter ficado gravemente ferido num desastre na Catedral de Viterbo, cujas obras acompanhava, não sobrevivendo aos ferimentos sofridos na derrocada dos aposentos em que se encontrava. Ficou por dizer, pois, a sua última palavra sobre os acontecimentos parisienses. O prelado jaz ali sepultado, junto de outras figuras eclesiásticasaté aos dias de hoje.
Papa João XXI
Pesquisa de
Roger