quinta-feira, 3 de março de 2016

UM GRANDE AMIGO QUE PARTIU



NA MORTE DO «COSTELETA» JOAQUIM DE SOUSA ALMEIDA LIMA
CARTA PARA UM AMIGO QUE PARTIU...

De súbito, numa mistura da tristeza, do desespero e da invalidade de alterar o rumo ao acontecido, a triste notícia chegou-nos pela voz sempre amiga, dessa «costeleta» indefetível, que preside, com a dedicação, o empenho e o entusiasmo, que lhe são próprios, aos destinos da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, a Isabel Coelho: «Faleceu, no Hospital das Gambelas, onde estava internado gravemente, há 3 dias, o Almeida»! Era a partida de um companheiro de todos os bons e maus momentos durante, mais de sessenta anos, numa amizade que se estendeu às famílias e à criação de uma rota de companheiros dedicados, que já o haviam precedido, na maioria, neste adeus à vida terrena.
Joaquim de Sousa Almeida Lima, nascera a 25 de Novembro de 1925 em Loulé, mas desde criança, cresceu e se firmou e afirmou em Faro, onde faleceu a 15 de Fevereiro último, com uma vida ampla e generosa vivida nestas nove décadas em que entre nós se houve, numa panóplia de atividades de que destacamos a frequência da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, então sediada na «Vila-a-Dentro» (edificios do Seminário e atual da PJ) e de que seria uma destacada figura nas áreas do ensino às sucessivas gerações de «costeletas», guindando-se a elevadas funções na orientação didático — pedagógica do setor em que era uma competência, ao jornalismo (várias décadas como correspondente do «Record»), às funções administrativas da ex-MP, à atividade seguradora e comercial, à arte (Orquestra Típica Algarvia, vários grupos de teatro, etc.), ao dirigismo associativo (de que destacamos os cargos desenvolvido na nossa Associação), numa doação e vivência plena de um homem que a si mesmo se fez e a si mesmo se assumiu.
Era a personificação plena e contagiante da alegria onde estivesse e uma generosidade capacidade distributiva do seu saber e do seu ter por quem tinha necessidade do estender da mão honesta e fraterna que nunca voltava a cara e o coração às instantes situações que enfrentava.
O nosso convívio proporcionou-nos páginas inesquecíveis onde a saudade, a lembrança, a solidariedade e um estatuto como se de irmãos carnais o fossemos construíram.
Deixou-nos o Professor Joaquim de Sousa Almeida Lima, partiu o amigo que era dos maiores que a vida nos deu. Até, um dia, Joaquim!
Á família enlutada do nosso saudoso companheiro, na pessoa de sua dedicada Esposa, D. Lucília Moreira Teixeira, a expressão do mais profundo pesar.

JOÃO LEAL