terça-feira, 8 de março de 2016

RETRATO DUMA CIDADE



O RETRATO Da nossa sociedade

Um novo dia começa numa cidade estranha, todas as pessoas parecem sérias demais, tudo é muito cinzento, as roupas, as paredes, o chão…as ruas estão cheias de lixo, um policia procura desesperadamente um carro para multar, mas que cidade é esta?

Um jovem traído pelas suas ambições pede dinheiro para comer, um músico outrora esperançoso e optimista toca na rua para sobreviver, um artista talentoso vende quadros para compras os medicamentos que precisa. Duas idosas tentam convencer as pessoas do poder de Deus, um activista luta pelos direitos de algo que ninguém sabe o que é, mas que cidade é esta?

Dois jovens sentados num café exponenciam as suas gloriosas conquistas quanto a raparigas; do outro lado um casal pede a pass do wi-fi e prontamente se agarram ao seu smartphone parecendo ignorar a presença um do outro a não ser para dizerem o número de gostos que têm na sua foto. Um senhor de meia idade pede mais uma imperial e visivelmente alcoolizado protesta contra o mundo por estar desempregado, pelas notas do filho, pela falta de qualidade dos nossos políticos… mas que cidade é esta?

Duas moças saem de um loja carregadas de sacos de compras rindo e elogiando o papá por lhes dar dinheiro para tudo, sendo estas as mesmas moças que gozam com um invisual que pede dinheiro à porta dessa loja. Um grupo de rapazes fuma charros na esquina, um cão moribundo circula sem rumo, pessoas abalroam-se para tentar entrar no autocarro sem qualquer respeito pela ordem da fila…mas que cidade é esta?

Um carro não para na passadeira para deixar passar uma mãe adolescente que empurra o carrinho de bebé. Uma senhora muito bem vestida deita um maço de tabaco vazio para o chão enquanto conversa com uma amiga ao telemóvel e conta das compras que fez nas lojas mais caras. Um turista refila com o taxista pelo elevado preço que este lhe tenta cobrar pela viagem de 5 minutos. A fila no centro de emprego parece interminável, um jovem tira uma selfie…mas que cidade é esta?


Depois percebo que não é esta ou aquela cidade…é uma cidade qualquer, é o retrato da nossa sociedade!


Autor desconhcido