quinta-feira, 12 de maio de 2016

METEORITOS


Mais “bolas de fogo” 

podem cruzar os céus do Algarve


Quatro meteoritos cruzaram os céus da região algarvia nas últimas semanas. O primeiro passou em meados de fevereiro e foi testemunhado por mais pessoas, já que o fenómeno aconteceu pouco depois das 19h30. O último, na passada semana e durante a madrugada, atingiu a superfície terrestre na província espanhola de Córdoba. Mas podem vir aí mais
Desde meados de fevereiro, os céus da região algarvia, especialmente a sotavento, e do sul da Península Ibérica foram iluminados quatro vezes por aquilo que testemunhas oculares relataram como sendo “grandes bolas de fogo”. Os especialistas explicam que, nas quatro situações, eram meteoritos que se precipitaram sobre a Terra e que o efeito luminoso aconteceu quando estes se desintegraram ao penetrar na atmosfera.
Porém, o último destes, visível no final na passada semana, chegou mesmo a atingir a superfície terrestre. Deverá ter caído, repartido em pedaços que totalizaram “cerca de um quilo de peso”, na zona de Córdoba, no sul de Espanha, por volta das 02h30 da madrugada.
Mas porquê tantos meteoritos em tão pouco tempo?…
IN JA