quinta-feira, 19 de maio de 2016

ACORDEÃO



Jovens algarvios premiados
na mais importante competição do país
.
Oito jovens acordeonistas algarvios, alunos dos professores João Pereira (Castro Marim) e Nélson Conceição (Bordeira, Faro), foram premiados no 21.º Troféu Nacional de Acordeão e no 2.º Concurso Internacional de Acordeão, que decorreram no último fim de semana em Alcobaça.
Aquelas competições estiveram integradas na 20.ª Semana Internacional de Acordeão, organizada pela ASACORD (Associação de Acordeão de Portugal), a mais importante competição do País nesta área musical.
Hugo Madeira, de 8 anos, natural de Altura (Castro Marim), e aluno de João Pereira, alcançou o primeiro lugar na categoria de iniciados do troféu nacional e do concurso internacional.
Os duos constituídos por Carina Duarte (12 anos, de Quarteira) e Hugo Afonso (12 anos, de Almancil) e por Pedro Palma (15 anos, de Loulé) e Tiago Silva (17 anos, de Santa Bárbara de Nexe), todos alunos de Nélson Conceição, também conseguiram o primeiro lugar nas duas competições, nas categorias de duo A e duo B, respetivamente.
Destaque ainda para Miguel Coelho (9 anos, de Messines), categria de iniciados, e para João Palma (15 anos, de Loulé), categoria juvenil ‘varieté’, ambos com a segunda posição no troféu nacional e o terceiro lugar no concurso internacional.
Na categoria infantil, Carina Duarte obteve o quarto lugar no troféu nacional e no concurso internacional, tal como Hugo Afonso e Mariana Coelho (13 anos, Olhos d’Água), esta última na categoria livre (solista B).

A competição contou com a participação de 40 jovens oriundos de Portugal, Rússia e Espanha. Estes troféus contaram ainda com um importante corpo de jurados, oriundos de França, Itália, Bósnia, Espanha, Portugal, Rússia e China.
Alunos do Professor Nelson Conceição - Bordeira-Faro
Hugo Madeira - Castro Marim -Altura -Aluno do Professor João Pereira