domingo, 22 de maio de 2016

CONVÍVIO


5º CONVÍVIO DOS ANTIGOS ALUNOS 
"ELECTRÕES" DA ESCOLA TOMÁS CABREIRA

Mais um sábado prestes a terminar. Este foi especial , pelo facto de ter junto um grupo de amigos e colegas num belo convívio na Escola Secundária Tomás Cabreira. O programa foi cumprido dentro da perspectiva traçada. Fomos recebidos na Escola por dois elementos da Direcção da mesma: Professores Eduardo Silva e Eurico Bárbara que nos conduziram a uma visita guiada pelos diversos departamentos. Depois da visita, dirigismo-nos à cantina, onde nos foi fornecido um magnífico almoço e, prosseguirmos o nosso convívio. De realçar, para além dos colegas e sua esposas que já fazem parte dos convívios até aqui realizados e que ja vai no quinto, como ia dizendo, marcaram presença novos colegas que ficaram maravilhados por tudo o que lhes foi proporcionado. Nesse sentido, ficou já em agenda um novo convívio que muito provavelmente terá lugar na Cantina da nossa, vossa Escola. 
Para todo este êxito muito contribuiu o magnífico trabalho de duas funcionárias que trabalham na cozinha. A responsabilidade do próximo convívio, ficou novamente a cargo dos colegas; Luciano Sousa, Hilário Rui André e, como não pode ficar de fora, Florêncio Pereira Vagues.
Em nome da comissão, aqui ficam os agradecimentos à Direcção da Escola Secundária Tomás Cabreira, aos Professores Eduardo Silva e Eurico Bárbara que privaram as suas Famílias de uns momentos de lazer para se juntarem a este convívio, às funcionárias da cozinha que também deixaram os seus lares para nos prepararem uma excelente refeição e, por por fim, agradecer aos colegas electrões pela presença. 
Os agradecimentos, também se estendem à Direcção dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira que nos cedeu alguns jornais do O Costeleta e, à Direcção da Mutualidade Popular de Faro que nos facultou literatura assim como brindes.
O meu obrigado a todos e, até para o ano,

Florêncio Vargues

FOTOS DA VISITA À ESCOLA DOS "ELECTRÕES" 
E ALMOÇO CONVÍVIO NA ESCOLA


























Reportagem fotográfica de
Florêncio Vargues





CRÓNICA DE FARO


A Caracolada Solidária

Opinião de João Leal

Largas dezenas de pessoas participaram, de forma ativa e colaborante, na “Caracolada Solidária”, promovida com o abnegado ADN de percorrer a fraterna avenida dos “serviços à comunidade” e angariar para a sua concretização dos indispensáveis meios financeiros, pelo cinquentenário e sempre vivo Rotary Clube de Faro.
Aconteceu nesse aprazível recinto, em especial nestes finais do estio primaveril que caracteriza a nossa sulina região, que é a Alameda João de Deus ou Campo das Flores, este nome em homenagem poética ao vaet e pedagogo messinense, um recinto “pulmão verde da capital sulina”, a pedir urgente intervenção, face às falhas que apresenta. Duas apenas vamos referir: o lago com uma réplica da obra de Rafael Bordalo Pinheiro “a raposa e a cegonha”, transformado em “etar” tal abundância de lixo embebido na pútrida água que o enche e as grandes floreiras postadas junto às entradas principais e de há muito, carentes que lá plantem flores ou outros vegetais, para que as mesmas cumpram a sua função.
Sempre a mexer a atual equipa diretiva dos rotários farenses, liderada por esse homem de saber, querer e vontade em “servir”, que é o professor universitário mestre Ilídio Mestre, mai lo os seus companheiros (todos se empenham sempre em cumprir e fazer cumprir os ideiais legados à humanidade por Paul Harris) fizerem nas vésperas do “caracoleiro” mês de Maio esta festa de convívio, de gastronomia, de arte e de solidariedade, não hesitando, um segundo sequer a desempenhar as múltiplas tarefas necessárias ao bom êxito conseguido.
O povo, o sempre bom povo farense respondeu ao convite, com o seu autarca primeiro, dr. Rogério Bacalhau Coelho, a autenticar o “sim” do concelho às causas generosas, tal como muitos outros o fizeram com total entrega, desde o excelente conjunto de música popular “Trovas Campestres”, ao magnífico cantor Fernando Carvalho, a quem lavou, preparou e serviu os caracóis, as bifanas, os acompanhamentos e as bebidas. E tudo, mas inteiramente tudo num pleno espírito de viver Rotary e de criar a vivência do lema rotario do ano (prestes a terminar – 1 de Julho)- “Seja um presente para o Mundo”.
Esse presente foi uma dádiva alcançada pelo Presidente Ilídio Mestre e os seus pares neste memorável “Caracolada Soldária”.

João Leal