quarta-feira, 1 de junho de 2016


Divulga-se

Exmos Senhores

Para efeitos de divulgação poderão ao conteúdo deste email, que transcreve não só as condições de participação, como tem os links para se inscreverem no Pedipaper.

Segue, em anexo, o Regulamento e o Termo de Responsabilidade.

O período de inscrições vai até 02 de Junho.

Com os meus cumprimentos

Mª Gertrudes Contreiras

Pedipaper pelo Clima

REGULAMENTO

1- Âmbito
O Pedipaper pelo Clima é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ambiente (ASPEA), Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira e do Centro de Ciências do Mar, inserida no programa do evento “O Clima é Connosco” e rege-se pelo presente regulamento.

2- Objetivos
·         Chamar à atenção para as causas e consequências das alterações climáticas;
·         Sensibilizar a população para ser mais pro-ambientais;
·         Proporcionar aos participantes um momento de lazer;
·         Dar a conhecer o património arquitetónico da cidade.

3- Data e local de realização
O Pedipaper realiza-se no dia 4 de Junho de 2016, sábado, entre as 09h30 e as 13h30, na cidade de Faro, com saída no Centro de Ciência Viva e termino no Jardim Manuel Bivar (jardim junto à doca).

4- Condições de participação
·         A participação está sujeita à inscrição prévia mediante o pagamento de 1 (um) euro por participante a ser efetuado no ponto de partida;
·         As inscrições só podem ser efetuadas através de formulário próprio, disponível online, através do site https://docs.google.com/forms/d/1UJ5cjnf_QMMg2j-UJnGa0Lt9juUABhzHFUA7Hvc6Lgg/viewform?c=0&w=1;
·         As inscrições estão abertas a todo o tipo de público até ao máximo de 20 equipas;
·         Os participantes terão de preencher um termo de responsabilidade para participação na prova;

5- Período de inscrição
O limite de inscrição para a prova termina no dia 30 de maio de 2016.

6- Equipas
As equipas serão constituídas por 4 a 6 pessoas. Cada equipa deverá ter porta-voz e designação/nome. Cada participante, após o pagamento, recebe uma t-shirt alusiva ao evento entregue antes do início da prova.

7- Material necessário
Cada equipa deverá possuir uma máquina fotográfica ou telemóvel com câmara para fotografar pistas ao longo do percurso, uma caneta para responder às questões propostas e um saco reutilizável para guardar elementos/objetos pedidos ao longo do percurso.

8- Carta de prova
·         As cartas de prova são entregues no momento da partida, devem ser identificadas assim que recebidas e preservadas até ao momento em que são recolhidas;
·         As equipas saem do ponto de partida com intervalos de 5 minutos, por ordem de inscrição;
·         A carta de prova é composta por um questionário, atividades lúdicas, mapa da cidade com foto pontos;
·         O questionário integra perguntas sobre as temáticas do Clima, Alterações Climáticas e sobre a Cidade e Município de Faro.

9- Classificação e Pontuação
As equipas são classificadas pelo maior numero de pontos (provas superadas, respostas certas). Em caso de empate, ganha a equipa que efetuar o percurso em menos tempo. São desclassificadas as equipas cujos membros cometam qualquer fraude tendente a falsear o espírito do regulamento.


10- Faltas ou penalizações
É penalizado com a perda de 50 (cinquenta) pontos o não cumprimento das seguintes regras:
·         Apresentação de toda a equipa nas diferentes estações do percurso;
·         Manutenção de toda a equipa junta até ao final da prova.

11- Constituição do Júri
·         O júri é composto por um máximo de 5 elementos;
·         O júri é composto por representantes da comissão organizadora (ASPEA, Agrupamento de Escolas Tomas Cabreira e CCMAR) e por convidados.

12- Prémios
·         Os resultados do Pedipaper são divulgados no final da prova aos vencedores;
·         Serão atribuídos prémios às três equipas mais bem classificadas;
·         A equipa vencedora recebe um passeio pela Ria Formosa de barco, a equipa classificada em segundo lugar receberá um jantar no restaurante “Tertúlia Algarvia” e equipa classificada em terceiro lugar receberá um almoço durante a semana no restaurante “Ao Rubro”;
·         A equipa que ficar em último também receberá um prémio surpresa, para lembrar: o que importa é participar!

13- Observações
A organização:
·         Reserva-se ao direito de cancelar a prova, caso as condições atmosféricas sejam adversas;
·         Recomenda o uso de roupa e calçado adequado à prova e às condições climatéricas;
·         Não se responsabiliza por qualquer acidente que possa acontecer no decorrer da prova;

Os casos omissos no presente regulamento são resolvidos pela organização e, dado o caráter do evento, não há recurso.

Ao participar, as equipas aceitam ser fotografadas e/ou filmadas, sem qualquer reserva, para posterior divulgação do evento.


A Presidente da Direcção Isabel Coelho, solicita a publicação do Relatório e Contas referente ao exercício do ano de 2015. O Relatório e Contas tem estado à disposição dos associados na respectiva Sede.