quinta-feira, 23 de junho de 2016

MERCADO DE CULTURAS EM LAGOA 7-10 DE JULHO


12 mil velas iluminam mercado de culturas em Lagoa
Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na próxima edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, que vai decorrer na cidade de Lagoa, entre 7 e 10 de julho. Todos os dias serão acesas 12 mil velas para celebrar a harmonia entre culturas e religiões, num evento que conta ainda com os temidos caretos, música celta e mais de 60 artesãos
A terceira edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” vai trazer a cultura celta ao Convento de São José e ruas circundantes, de 7 a 10 de julho, das 19h00 à 01h00, depois de ter destacado as culturas muçulmana (2014) e judaica-sefardita (2015).
O ponto alto deste evento cultural, que tem entrada livre, será o acendimento diário de 12 mil velas, com as quais vão ser desenhados símbolos, amuletos e runas Celtas. “Estes símbolos feitos de velas tornaram-se a imagem de marca do evento e estarão posicionados nas entradas e no interior do mercado e também na Praceta dos Símbolos, constituindo um espetáculo de enorme beleza cénica”, adianta a autarquia. Frisando que se trata de “um evento de características únicas em Portugal”.
Esta edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” dará ainda a oportunidade a mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões de “conviverem em harmonia e mostrarem as suas tradições, sabores e artes” aos cerca de 40 mil visitantes esperados pela organização nas quatro noites.

Uma das novidades deste ano será a presença de um grupo de caretos, que visita o Algarve pela primeira vez. Os caretos são personagens diabólicas e místicas do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, acreditando-se que esta tradição tenha raízes célticas.