sábado, 16 de dezembro de 2017

UMA TELENOVELA "RARA"


Nova telenovela: Raríssimas

Vivemos no país das telenovelas.
Qualquer dos canais televisivos nos proporciona diariamente váriastelenovelas, com os mais diversos temas.
Dramáticos, humorísticos, desportivos, de crítica ou sátira social e ainda, muitas e variadas na área da política.
Hoje vou debruçar-me um pouco sobre as telenovelas de produção política, porque em regra passam em todos os canaisos mesmos temas. Confesso quepara além de serem as telenovelas da minha preferência, apresentam uma outra vantagem: A comodidade! Nem necessito mudar de canal!
Estamos por estes dias a viver o momento da telenovela Raríssimas”, cujos autores têm a particularidade de serem amadores na arte teatral, embora noutras áreas tenham elevada experiência.
Analisemos como se está a desenvolver a trama:
*Uma IPSS para cumprir a lei deve ter os seus órgãos sociais (Direcção, Concelho Fiscal e Assembleia Geral).
A acompanhar o órgão executivo – Direcção – estão obrigatoriamente o tesoureiro, a contabilidade com o respectivo Contabilista Certificado, bem como os restantes trabalhadores e colaboradores.
Nalguns folhetins já emitidos, a Direcção para desenvolver a sua louvávelmissão tinha gastos elevadíssimos, directos e na contratação de “consultores”.
A documentação destes gastos teria de ser analisada e visada pelo tesoureiro, pela contabilidade e pelo respectivo contabilista certificado.
Também já em anteriores folhetins, foram convocadas Assembleias Gerais pelo respectivo Presidente da Assembleia, porque essa é a sua missão, coadjuvado pelo respectivo Vice-Presidente, após a emissão do Parecer do Conselho Fiscalque antecipadamente teve de conferir as contas, as quais já foram previamente certificadas pelContabilista Certificado e no acto da Assembleia, a Direcção completou esse parecer com uma explicação pormenorizada das mesmas.
As contas terão sido aprovadas pelos presentes sem que fossem levantadas questões de natureza financeira pelos gastos excessivos.
Eis que os guionistas no desenvolvimento  dos actuais folhetins, e para os tornar mais atractivos aos telespectadores, além de envolver os actores principais, resolveram alargar a cena a outros, alheios à trama da novela.
Concluí, talvez erradamente,  que existe um propósito que denominarei de “ chamuscar” porque  torna a telenovela mais “erótica”...desculpem, mais interessante. 

Jorge Tavares