domingo, 27 de maio de 2018

CRÓNICA DE FARO de João Leal

UMA PONTE PEDONAL NA DOCA...

OPINIÃO DE JOÃO LEAL

Um Centro Internacional de Vela na Ilha da Culatra, que será chamado de Nuno Rocha, em homenagem ao farense campeão olímpico Nuno Rocha, foram projetos, que aguardam aprovação e comparticipação e anunciados pelo Dr. João Marques, dinâmico presidente desse símbolo do desporto náutico nacional, que é o Ginásio Clube Naval, a propósito dos 90 anos desta prestigiada agremiação.
A significativa efeméride foi, pode dizer-se, assinalada de modo formal, no decurso de festiva reunião do Rotary Clube de Faro, que assim se quis associar ao evento, com a presença dos seguidores do ideário de Paul Harris, vindos de todo o Algarve e do Governador do Distrito Rotário 1960.
Assinalado ficou esta reunião com a “emblemagem” de duas novas rotárias, ambas professoras da Universidade do Algarve, que reforça o quadro social. A palestra proferida pelo Dr. João Marques, um jovem com muitos e porfiados serviços prestados à capital algarvia, mormente como membro durante vários mandatos do executivo autárquico e que ora, veio imprimir um novo ênfase do Ginásio Clube Naval, foi um perpassar de quase um século de dedicada atividade e de revelar o futuro próximo.
A ponte pedonal será erguida sobre a doca farense, nas imediações do Centro de Ciência Viva, quase que em paralelo com a ponte da linha férrea, saindo da Rua Comandante Francisco Manuel e indo encontrar terra firme, por detrás do posto náutico do Sport Faro e Benfica, outra valorosa centenária referência desportiva de Faro, prosseguindo com um passeio pedestre até ao clube promotor.
O Centro Internacional de Vela Hugo Rocha, na Ilha da Culatra, disporá de condições para estágios, competições e escola das modalidades náuticas, incluindo os “moços e moças” daquele núcleo insular da capital algarvia, numa perfeita, objectiva e socialmente desejada interligação entre visitantes e visitados.
Faro, naquela noite rotária, aconteceu no dar de mãos entre dois servidores da comunidade local – o Rotary Clube e o Ginásio Naval!
João Leal

QUANDO UM SÓCIO PARTE


O Socio nº 659
JOSÉ REGINO EVANGELISTA FIALHO

Partiu

À família e a todos os amigos deste nosso associado Costeleta enviamos o nosso profundo desgosto

DESCANSA EM PAZ FIALHO

Isabel Coelho